Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11516
Document type: Tese
Title: A ética da vida na educação científica : uma abordagem cosmocêntrica e transdisciplinar
Author: Albuquerque, Nathália fogaça 
Advisor: Ferraro, José Luis Schifino
Abstract (native): Essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma estratégia de abordagem da ética da vida passível de ser aplicada no Ensino de Ciências na Educação Básica. Este estudo foi elaborado a partir de uma busca aprofundada em fontes com o uso da revisão narrativa que foi utilizada para seleção, escolha e análise do material bibliográfico. Foi realizada uma busca em diversas fontes para, posteriormente, elaborar-se a fundamentação teórica e criar uma abordagem que possui o cosmocentrismo e a transdisciplinaridade como guias para um Ensino de Ciências sobre a ética da vida. Por serem essencialmente transcendentes, solidárias e compreenderem a vida como sagrada, as perspectivas do cosmocentrismo e da transdisciplinaridade apresentaram-se como guias para construção deste caminho. A partir das leituras, discussões e reflexões elaboradas pela pesquisadora utilizando tais correntes filosóficas como base, foi possível desenhar uma estratégia de abordagem da ética da vida, em uma perspectiva cosmocêntrica, aplicável ao ensino de Ciências da Natureza, na Educação Básica. Os indicadores de Transdisciplinaridade Sentimento de Pertença ao Cosmo, Transcendência, Presença do Sagrado, Solidariedade e Cooperação apresentaram elementos de consciência de pertencimento a um todo, compreensão da vida como algo que vai além dos valores essencialmente utilitaristas e atitudes práticas que envolvem a solidariedade e a convivência em grupo e, portanto, serviram como guia para construção da tese aqui estabelecida. A partir dos resultados encontrados nessa pesquisa, recomenda-se que professores de Ciências utilizem a corrente filosófica do cosmocentrismo e a perspectiva da transdisciplinaridade como bases de suas aulas, independente de suas naturezas. Uma vez que ensinar Ciências com uma ética da vida pautada no cosmocentrismo possui a capacidade de instigar os indivíduos a respeitar e preservar a vida no planeta e, da mesma forma, cuidar do ambiente, a criação de espaços e oportunidades onde essa discussão seja desenvolvida é fundamental.
Abstract (english): This research aimed to develop a strategy for approaching the ethics of life that can be applied in Science Teaching in Basic Education. This study was prepared from an search of sources using narrative review that was used for selection, choice and analysis of bibliographic material. A search was carried out in several sources to subsequently develop the theoretical foundation and create an approach that uses cosmocentrism and transdisciplinarity as guides for Science Teaching on the ethics of life. Because they are essentially transcendent, supportive and understand life as sacred, the perspectives of cosmocentrism and transdisciplinarity presented themselves as guides for building this path. Based on the readings, discussions and reflections prepared by the researcher using such philosophical currents as a basis, it was possible to design a strategy for approaching the ethics of life, from a cosmocentric perspective, applicable to the teaching of Natural Sciences in Basic Education. The Transdisciplinarity indicators Sense of Belonging to the Cosmos, Transcendence, Presence of the Sacred, Solidarity and Cooperation presented elements of awareness of belonging to a whole, understanding of life as something that goes beyond essentially utilitarian values and practical attitudes that involve solidarity and group coexistence and, therefore, served as a guide for constructing the thesis established here. Based on the results found in this research, it is recommended that Science teachers use the philosophical current of cosmocentrism and the perspective of transdisciplinarity as the basis of their classes, regardless of their nature. Since teaching Science with a life ethic based on cosmocentrism has the ability to encourage individuals to respect and preserve life on the planet and, in the same way, take care of the environment, the creation of spaces and opportunities where this discussion is developed is fundamental.
Keywords: Cosmocentrismo
Transdisciplinaridade
Ética da Vida
Bioética
Ensino de Ciências
Ética do Cuidado
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::ENSINO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola Politécnica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11516
Issue Date: 29-Aug-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE PÓS BANCA.pdfNATHALIA_FOGACA_ALBUQUERQUE_TES738.75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.