Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlbuquerque, Nathália fogaça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690362499686739por
dc.contributor.advisor1Ferraro, José Luis Schifino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175334112963316por
dc.date.accessioned2025-03-05T18:59:22Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11516-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo elaborar uma estratégia de abordagem da ética da vida passível de ser aplicada no Ensino de Ciências na Educação Básica. Este estudo foi elaborado a partir de uma busca aprofundada em fontes com o uso da revisão narrativa que foi utilizada para seleção, escolha e análise do material bibliográfico. Foi realizada uma busca em diversas fontes para, posteriormente, elaborar-se a fundamentação teórica e criar uma abordagem que possui o cosmocentrismo e a transdisciplinaridade como guias para um Ensino de Ciências sobre a ética da vida. Por serem essencialmente transcendentes, solidárias e compreenderem a vida como sagrada, as perspectivas do cosmocentrismo e da transdisciplinaridade apresentaram-se como guias para construção deste caminho. A partir das leituras, discussões e reflexões elaboradas pela pesquisadora utilizando tais correntes filosóficas como base, foi possível desenhar uma estratégia de abordagem da ética da vida, em uma perspectiva cosmocêntrica, aplicável ao ensino de Ciências da Natureza, na Educação Básica. Os indicadores de Transdisciplinaridade Sentimento de Pertença ao Cosmo, Transcendência, Presença do Sagrado, Solidariedade e Cooperação apresentaram elementos de consciência de pertencimento a um todo, compreensão da vida como algo que vai além dos valores essencialmente utilitaristas e atitudes práticas que envolvem a solidariedade e a convivência em grupo e, portanto, serviram como guia para construção da tese aqui estabelecida. A partir dos resultados encontrados nessa pesquisa, recomenda-se que professores de Ciências utilizem a corrente filosófica do cosmocentrismo e a perspectiva da transdisciplinaridade como bases de suas aulas, independente de suas naturezas. Uma vez que ensinar Ciências com uma ética da vida pautada no cosmocentrismo possui a capacidade de instigar os indivíduos a respeitar e preservar a vida no planeta e, da mesma forma, cuidar do ambiente, a criação de espaços e oportunidades onde essa discussão seja desenvolvida é fundamental.por
dc.description.abstractThis research aimed to develop a strategy for approaching the ethics of life that can be applied in Science Teaching in Basic Education. This study was prepared from an search of sources using narrative review that was used for selection, choice and analysis of bibliographic material. A search was carried out in several sources to subsequently develop the theoretical foundation and create an approach that uses cosmocentrism and transdisciplinarity as guides for Science Teaching on the ethics of life. Because they are essentially transcendent, supportive and understand life as sacred, the perspectives of cosmocentrism and transdisciplinarity presented themselves as guides for building this path. Based on the readings, discussions and reflections prepared by the researcher using such philosophical currents as a basis, it was possible to design a strategy for approaching the ethics of life, from a cosmocentric perspective, applicable to the teaching of Natural Sciences in Basic Education. The Transdisciplinarity indicators Sense of Belonging to the Cosmos, Transcendence, Presence of the Sacred, Solidarity and Cooperation presented elements of awareness of belonging to a whole, understanding of life as something that goes beyond essentially utilitarian values and practical attitudes that involve solidarity and group coexistence and, therefore, served as a guide for constructing the thesis established here. Based on the results found in this research, it is recommended that Science teachers use the philosophical current of cosmocentrism and the perspective of transdisciplinarity as the basis of their classes, regardless of their nature. Since teaching Science with a life ethic based on cosmocentrism has the ability to encourage individuals to respect and preserve life on the planet and, in the same way, take care of the environment, the creation of spaces and opportunities where this discussion is developed is fundamental.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2025-02-14T18:10:47Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_Nathalia_PPGEDUCEM.pdf: 800441 bytes, checksum: 5b940b2aba6caa0484dbd853b1ec44dc (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido ao trabalho ter vindo com divergência entre títulos. on 2025-02-21T20:31:39Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2025-02-24T10:55:12Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL_Nathalia_PPGEDUCEM.pdf: 800441 bytes, checksum: 5b940b2aba6caa0484dbd853b1ec44dc (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sheila Dias ([email protected]), reason: Devolvido devido haver divergência entre títulos. on 2025-02-24T12:07:07Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2025-02-26T18:16:52Z No. of bitstreams: 1 TESE PÓS BANCA.pdf: 756480 bytes, checksum: 46014d03fbbb85f0d9d081b6d25044c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2025-03-05T18:28:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE PÓS BANCA.pdf: 756480 bytes, checksum: 46014d03fbbb85f0d9d081b6d25044c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-05T18:59:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE PÓS BANCA.pdf: 756480 bytes, checksum: 46014d03fbbb85f0d9d081b6d25044c7 (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/192867/TESE%20P%c3%93S%20BANCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCosmocentrismopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectÉtica da Vidapor
dc.subjectBioéticapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectÉtica do Cuidadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ENSINOpor
dc.titleA ética da vida na educação científica : uma abordagem cosmocêntrica e transdisciplinarpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE PÓS BANCA.pdfNATHALIA_FOGACA_ALBUQUERQUE_TES738.75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.