Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11383
Tipo do documento: Dissertação
Título: O diálogo formativo na interação em educação a distância
Autor: Ferreira, Letícia de Carvalho 
Primeiro orientador: Medeiros, Marilu Fontoura de
Resumo: Este trabalho visa a analisar a relação aluno e professor, via Educação a Distância, EAD. Parte-se do pressuposto que o objetivo da EAD é o de evitar uma relação fria e indireta entre professor e aluno, buscando, uma relação que envolve processos complexos como comprometimento, reflexão, questionamento crítico, busca de ca­minhos e de respostas próprias, construção, elaboração, posicionamentos pessoais e uma dose de emoção de ambos os lados. Constituem a problemática visada nesse trabalho, detectar como se estabelece essa relação docente e discente e o que a ca­racteriza. Como objetivos, temos: fidentificar se a relação aluno e pràfessor contribui para a aprendizagem na modalidade de educação a distância e identificar fatores que favoreçam a relação entre professor e aluno, trabalhando, dessa forma, com a dimensão de diálogo formativo. Este estudo teve como cenário um Curso de Especi­alização em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação desenha­ do na modalidade de EAD em uma Universidade do Sul do País e chegou a resulta­ dos que apontam para presença e necessidade da relação professor e aluno em uma dimensão de participação, cooperação e comprometimento. O processo de me­ta cognição, que é uma aprendizagem transformadora que se dá a partir do resultado da participação do aluno no curso on-line e que transcorre do processo de auto­ reflexão também ocorrem em vários níveis durante o andamento do mesmo, assim como foi enfatizada na pesquisa. Ressalta-se, também, a importância do ambiente de aprendizagem, da equipe de trabalho e das ferramentas utilizadas para que ocor­ra O diálogo formativo.
Abstract: This task seek an analisys a relation between pupil and teacher, by Distance Education. Start of presuppose that the objective of EAD is the aroid a indirect and cold relation between teacher and pupil, looking for, a relation that involve complex process as exposure, reflection, criticai question, search ways and sarne answers, construction, elaboration, personal positioning and a dose of emotion both sides. How establish this theaching and learning relation and which characterize are the focus sought in this task. We're havink as objective: identify if teacher and pupil relation, distribute for the learning in distance education modality and identify aspects which favor between teacher and pupil relation, working, in this form, with dimention of formative dialogue. This study had as scene a Specialization in Technologies lnformation of Comunication in Education Course and arrived results which point for condition of teacher and pupil relation in a dimension of participation, cooperation and exposure. Happening a metacognition that is a transform learning which gives from results of participation pupil on on-line course, which elapse of autoreflection process which happen on many leveis during the even progress. lt is standed out, also, the importance of the environment of learning, the team of work and the used toais so that the formative dialogue occurs.
Palavras-chave: Interação
Diálogo Formativo
Educação a Distância
Relações
Interaction
Formative Dialogue
Distance Education
Relations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11383
Data de defesa: 16-Jan-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdfLETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_DIS6,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.