Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Letícia de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925621584392917por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Marilu Fontoura de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6403326541396712por
dc.date.accessioned2024-09-23T20:19:29Z-
dc.date.issued2004-01-16-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11383-
dc.description.resumoEste trabalho visa a analisar a relação aluno e professor, via Educação a Distância, EAD. Parte-se do pressuposto que o objetivo da EAD é o de evitar uma relação fria e indireta entre professor e aluno, buscando, uma relação que envolve processos complexos como comprometimento, reflexão, questionamento crítico, busca de ca­minhos e de respostas próprias, construção, elaboração, posicionamentos pessoais e uma dose de emoção de ambos os lados. Constituem a problemática visada nesse trabalho, detectar como se estabelece essa relação docente e discente e o que a ca­racteriza. Como objetivos, temos: fidentificar se a relação aluno e pràfessor contribui para a aprendizagem na modalidade de educação a distância e identificar fatores que favoreçam a relação entre professor e aluno, trabalhando, dessa forma, com a dimensão de diálogo formativo. Este estudo teve como cenário um Curso de Especi­alização em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação desenha­ do na modalidade de EAD em uma Universidade do Sul do País e chegou a resulta­ dos que apontam para presença e necessidade da relação professor e aluno em uma dimensão de participação, cooperação e comprometimento. O processo de me­ta cognição, que é uma aprendizagem transformadora que se dá a partir do resultado da participação do aluno no curso on-line e que transcorre do processo de auto­ reflexão também ocorrem em vários níveis durante o andamento do mesmo, assim como foi enfatizada na pesquisa. Ressalta-se, também, a importância do ambiente de aprendizagem, da equipe de trabalho e das ferramentas utilizadas para que ocor­ra O diálogo formativo.por
dc.description.abstractThis task seek an analisys a relation between pupil and teacher, by Distance Education. Start of presuppose that the objective of EAD is the aroid a indirect and cold relation between teacher and pupil, looking for, a relation that involve complex process as exposure, reflection, criticai question, search ways and sarne answers, construction, elaboration, personal positioning and a dose of emotion both sides. How establish this theaching and learning relation and which characterize are the focus sought in this task. We're havink as objective: identify if teacher and pupil relation, distribute for the learning in distance education modality and identify aspects which favor between teacher and pupil relation, working, in this form, with dimention of formative dialogue. This study had as scene a Specialization in Technologies lnformation of Comunication in Education Course and arrived results which point for condition of teacher and pupil relation in a dimension of participation, cooperation and exposure. Happening a metacognition that is a transform learning which gives from results of participation pupil on on-line course, which elapse of autoreflection process which happen on many leveis during the even progress. lt is standed out, also, the importance of the environment of learning, the team of work and the used toais so that the formative dialogue occurs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila Dias ([email protected]) on 2024-09-23T20:14:44Z No. of bitstreams: 1 DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdf: 6184742 bytes, checksum: 6b0cb9ff9577ac5855ca65fbcff83c50 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2024-09-23T20:17:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdf: 6184742 bytes, checksum: 6b0cb9ff9577ac5855ca65fbcff83c50 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T20:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdf: 6184742 bytes, checksum: 6b0cb9ff9577ac5855ca65fbcff83c50 (MD5) Previous issue date: 2004-01-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/191760/DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectDiálogo Formativopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectRelaçõespor
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectFormative Dialogueeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectRelationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO diálogo formativo na interação em educação a distânciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_LETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_COMPLETO.pdfLETICIA_DE_CARVALHO_FERREIRA_DIS6.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.