Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Editora antofágica : a contação de histórias como uma estratégia publicitária para a venda de livros clássicos no Brasil
Autor: Almeida, Laura Pereira de 
Primeiro orientador: Dornelles, Beatriz Corrêa Pires
Resumo: Esta dissertação objetivou verificar a contação de histórias como uma estratégia publicitária da Editora Antofágica – que possui um catálogo composto exclusivamente de livros clássicos que estão em domínio público. Analisamos três livros clássicos publicados pela editora (“Úrsula”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “O Mágico de Oz”) e a comunicação do Instagram da editora referente a estes lançamentos. Esta pesquisa é bibliográfica, documental, um Estudo de Caso e, na análise, aplicamos a Análise de Discurso. Quanto aos resultados, consideramos que a Editora Antofágica, ao empregar a contação de histórias como uma estratégia publicitária, apresenta um diferencial perante as outras editoras no mercado editorial brasileiro. A estratégia é um ponto positivo que aumenta a conexão com o público, facilita o acesso aos livros clássicos e enriquece a experiência de compra
Abstract: This dissertation aimed to verify storytelling as an advertising strategy for Editora Antofágica – which has a catalog composed exclusively of classic books that are in the public domain. We analyzed three published classic books (“Úrsula”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” and “The Wizard of Oz”) and the publisher’s Instagram communication regarding these releases. This research is bibliographic, documentary, a Case Study and, in the analysis, we apply Discourse Analysis. As for the results, we consider that Editora Antofágica, by using storytelling as an advertising strategy, presents a difference compared to other publishers in the Brazilian publishing market. The strategy is a positive point that increases connection with the public, facilitates access to classic books and enriches the shopping experience.
Palavras-chave: Publicidade
Livros Clássicos
Contação de Histórias
Storytelling
Editora Antofágica
Advertising
Classic Books
Storytelling
Antofágica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11247
Data de defesa: 15-Mar-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_BIBLIOTECA - Laura.pdfLAURA_PEREIRA_DE_ALMEIDA_DIS7,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.