Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entrecruzamento de trajetórias : autobiografias de Maria Firmina Dos Reis e Nísia Floresta como ancoragem para o ensino de história
Autor: Elias, Beatriz Berr 
Primeiro orientador: Eggert, Edla
Resumo: Essa dissertação apresenta um percurso autobiográfico com estudos hermenêutico feministas em obras de Nísia Floresta, “Itinerário de uma viagem à Alemanha” (1857), e de Maria Firmina dos Reis, “Álbum” (1853 – 1901). A questão de pesquisa busca entender como a escrita autobiográfica das duas autoras pode ancorar a articulação consciente desse tipo de conhecimento para um ensino de História emancipatório? Os estudos autobiográficos promoveram uma reflexão sobre a categoria de ancoragem como elemento proponente para um ensino de História mais inclusivo. As autorias femininas estudadas possibilitaram uma reflexão sobre a democratização das obras de mulheres que chegam (ou não chegam) para estudos nas salas de aula
Abstract: In this master's research, an autobiographical journey of the author with feminist hermeneutical studies in the works of Nísia Floresta, "Itinerary of a Journey to Germany" (1857), and Maria Firmina dos Reis, "Album" (1853 - 1901), is presented. The research question seeks to understand how the autobiographical writing of these two authors can serve as a conscious anchor for this type of knowledge in the contexto of emancipatory History education. These two autobiographical texts prompted a reflection on the concept of anchoring as a driving force for a more inclusive History education. The female authorship of the studied authors and the master's student also enabled a reflection on the democratization of women's works that make their way (or don't make their way) into the classroom for study
Palavras-chave: Maria Firmina dos Reis
Nisia Floresta
Ensino de História Inclusivo
Ancoragem
Hermenêutica Feminista
Maria Firmina dos Reis
Nísia Floresta
Inclusive History Education
Anchoring
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127
Data de defesa: 16-Jan-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdfBEATRIZ_BERR_ELIAS_DIS1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.