Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Elias, Beatriz Berr | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6490474551929430 | por |
dc.contributor.advisor1 | Eggert, Edla | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8360909218928418 | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T13:28:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127 | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação apresenta um percurso autobiográfico com estudos hermenêutico feministas em obras de Nísia Floresta, “Itinerário de uma viagem à Alemanha” (1857), e de Maria Firmina dos Reis, “Álbum” (1853 – 1901). A questão de pesquisa busca entender como a escrita autobiográfica das duas autoras pode ancorar a articulação consciente desse tipo de conhecimento para um ensino de História emancipatório? Os estudos autobiográficos promoveram uma reflexão sobre a categoria de ancoragem como elemento proponente para um ensino de História mais inclusivo. As autorias femininas estudadas possibilitaram uma reflexão sobre a democratização das obras de mulheres que chegam (ou não chegam) para estudos nas salas de aula | por |
dc.description.abstract | In this master's research, an autobiographical journey of the author with feminist hermeneutical studies in the works of Nísia Floresta, "Itinerary of a Journey to Germany" (1857), and Maria Firmina dos Reis, "Album" (1853 - 1901), is presented. The research question seeks to understand how the autobiographical writing of these two authors can serve as a conscious anchor for this type of knowledge in the contexto of emancipatory History education. These two autobiographical texts prompted a reflection on the concept of anchoring as a driving force for a more inclusive History education. The female authorship of the studied authors and the master's student also enabled a reflection on the democratization of women's works that make their way (or don't make their way) into the classroom for study | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Educação ([email protected]) on 2024-03-11T18:04:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-03-26T13:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-26T13:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5) Previous issue date: 2024-01-16 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190027/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Beatriz%20Berr%20Elias.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Maria Firmina dos Reis | por |
dc.subject | Nisia Floresta | por |
dc.subject | Ensino de História Inclusivo | por |
dc.subject | Ancoragem | por |
dc.subject | Hermenêutica Feminista | por |
dc.subject | Maria Firmina dos Reis | eng |
dc.subject | Nísia Floresta | eng |
dc.subject | Inclusive History Education | eng |
dc.subject | Anchoring | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Entrecruzamento de trajetórias : autobiografias de Maria Firmina Dos Reis e Nísia Floresta como ancoragem para o ensino de história | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf | BEATRIZ_BERR_ELIAS_DIS | 1.18 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.