Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElias, Beatriz Berr-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490474551929430por
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2024-03-26T13:28:41Z-
dc.date.issued2024-01-16-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11127-
dc.description.resumoEssa dissertação apresenta um percurso autobiográfico com estudos hermenêutico feministas em obras de Nísia Floresta, “Itinerário de uma viagem à Alemanha” (1857), e de Maria Firmina dos Reis, “Álbum” (1853 – 1901). A questão de pesquisa busca entender como a escrita autobiográfica das duas autoras pode ancorar a articulação consciente desse tipo de conhecimento para um ensino de História emancipatório? Os estudos autobiográficos promoveram uma reflexão sobre a categoria de ancoragem como elemento proponente para um ensino de História mais inclusivo. As autorias femininas estudadas possibilitaram uma reflexão sobre a democratização das obras de mulheres que chegam (ou não chegam) para estudos nas salas de aulapor
dc.description.abstractIn this master's research, an autobiographical journey of the author with feminist hermeneutical studies in the works of Nísia Floresta, "Itinerary of a Journey to Germany" (1857), and Maria Firmina dos Reis, "Album" (1853 - 1901), is presented. The research question seeks to understand how the autobiographical writing of these two authors can serve as a conscious anchor for this type of knowledge in the contexto of emancipatory History education. These two autobiographical texts prompted a reflection on the concept of anchoring as a driving force for a more inclusive History education. The female authorship of the studied authors and the master's student also enabled a reflection on the democratization of women's works that make their way (or don't make their way) into the classroom for studyeng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2024-03-11T18:04:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2024-03-26T13:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-26T13:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdf: 1210502 bytes, checksum: b2f1403b8e3022f5cdd9fea3267da740 (MD5) Previous issue date: 2024-01-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190027/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20Beatriz%20Berr%20Elias.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaria Firmina dos Reispor
dc.subjectNisia Florestapor
dc.subjectEnsino de História Inclusivopor
dc.subjectAncoragempor
dc.subjectHermenêutica Feministapor
dc.subjectMaria Firmina dos Reiseng
dc.subjectNísia Florestaeng
dc.subjectInclusive History Educationeng
dc.subjectAnchoringeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEntrecruzamento de trajetórias : autobiografias de Maria Firmina Dos Reis e Nísia Floresta como ancoragem para o ensino de históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Beatriz Berr Elias.pdfBEATRIZ_BERR_ELIAS_DIS1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.