Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10876
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Eles estão no meio de nós” : os assistentes digitais e a noção de pessoa
Autor: Inácio, Samir Mesquita 
Primeiro orientador: Müller, Lúcia Helena Alves
Resumo: Esse trabalho buscou analisar como se desenvolvem os assistentes digitais, utilizados no varejo brasileiro, para atender e estabelecer conexões entre as empresas e seu público sob uma perspectiva antropológica com base na temática da construção coletiva de pessoa. Acompanhamos o processo decisório da adoção dessas personagens por parte das companhias até o momento de sua interação com o público. Utilizamos de revisão bibliográfica e observação participante para construir essa pesquisa. O foco foi a utilização de tecnologia para criar personagens que interagem com o público em redes sociais. Na primeira etapa do trabalho apresentamos as possibilidades tecnológicas que constroem os assistentes digitais. No passo seguinte analisamos casos de personagens com destaque em redes sociais e em como o público reage aos avatares. Dentre as hipóteses, está a participação dos clientes e consumidores na construção da imagem e comportamento dessas personagens. Analisamos também o caso de seres humanos impactados pela tecnologia, os Ciborgues, em contrastes com personagens incorporados ao nosso cotidiano. Dentre os resultados encontrados, identificamos um maior engajamento dos seguidores da empresa Magazine Luiza com a personagem Lu, mapeado através da rede social Instagram, em que no mês de agosto de 2020 a Magazine Luiza realizou 73 postagens no Instagram e das 17 em que a personagem participava 53% dos comentários se referiam a ela
Abstract: This work sought to analyze how digital assistants, used in Brazilian retail to serve and establish connections between companies and their audience, develop under an anthropological perspective. Based on the theme of collective construction of the person. We monitor the decision-making process for the adoption of these characters by companies, up to the moment of their interaction with the public. We used a literature review and participant observation to build this research. The focus was on using technology to create characters that interact with audiences on social media. In the first stage of the work, we present the technological possibilities that build digital assistants. In the next step, we analyze cases of characters highlighted in social networks and how the public reacts to avatars. Among the hypotheses is the participation of customers and consumers in building the image and behavior of these characters. We also analyze the case of human beings impacted by technology. Cyborgs in contrasts with characters incorporated into our daily lives.
Palavras-chave: Redes Sociais
Ciberespaço
Avatares
Personagens
Assistentes Digitais
Noção de Pessoa
Chatbots
Ciborgue
Social Networks
Cyberspace
Avatars
Characters
Digital Assistants
Notion of Person
Chatbots
Cyborg
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10876
Data de defesa: 19-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdfSAMIR_MESQUITA_INACIO_DIS2,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.