Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorInácio, Samir Mesquita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9878825722249966por
dc.contributor.advisor1Müller, Lúcia Helena Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9706256110471227por
dc.date.accessioned2023-06-30T21:04:13Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10876-
dc.description.resumoEsse trabalho buscou analisar como se desenvolvem os assistentes digitais, utilizados no varejo brasileiro, para atender e estabelecer conexões entre as empresas e seu público sob uma perspectiva antropológica com base na temática da construção coletiva de pessoa. Acompanhamos o processo decisório da adoção dessas personagens por parte das companhias até o momento de sua interação com o público. Utilizamos de revisão bibliográfica e observação participante para construir essa pesquisa. O foco foi a utilização de tecnologia para criar personagens que interagem com o público em redes sociais. Na primeira etapa do trabalho apresentamos as possibilidades tecnológicas que constroem os assistentes digitais. No passo seguinte analisamos casos de personagens com destaque em redes sociais e em como o público reage aos avatares. Dentre as hipóteses, está a participação dos clientes e consumidores na construção da imagem e comportamento dessas personagens. Analisamos também o caso de seres humanos impactados pela tecnologia, os Ciborgues, em contrastes com personagens incorporados ao nosso cotidiano. Dentre os resultados encontrados, identificamos um maior engajamento dos seguidores da empresa Magazine Luiza com a personagem Lu, mapeado através da rede social Instagram, em que no mês de agosto de 2020 a Magazine Luiza realizou 73 postagens no Instagram e das 17 em que a personagem participava 53% dos comentários se referiam a elapor
dc.description.abstractThis work sought to analyze how digital assistants, used in Brazilian retail to serve and establish connections between companies and their audience, develop under an anthropological perspective. Based on the theme of collective construction of the person. We monitor the decision-making process for the adoption of these characters by companies, up to the moment of their interaction with the public. We used a literature review and participant observation to build this research. The focus was on using technology to create characters that interact with audiences on social media. In the first stage of the work, we present the technological possibilities that build digital assistants. In the next step, we analyze cases of characters highlighted in social networks and how the public reacts to avatars. Among the hypotheses is the participation of customers and consumers in building the image and behavior of these characters. We also analyze the case of human beings impacted by technology. Cyborgs in contrasts with characters incorporated into our daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Sociais ([email protected]) on 2023-06-19T15:01:53Z No. of bitstreams: 1 Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdf: 2574367 bytes, checksum: ae9911ad88e0a6fa9940b208a5de1827 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-06-30T21:00:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdf: 2574367 bytes, checksum: ae9911ad88e0a6fa9940b208a5de1827 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-30T21:04:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdf: 2574367 bytes, checksum: ae9911ad88e0a6fa9940b208a5de1827 (MD5) Previous issue date: 2021-08-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/188255/Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes Sociaispor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectAvatarespor
dc.subjectPersonagenspor
dc.subjectAssistentes Digitaispor
dc.subjectNoção de Pessoapor
dc.subjectChatbotspor
dc.subjectCiborguepor
dc.subjectSocial Networkseng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectAvatarseng
dc.subjectCharacterseng
dc.subjectDigital Assistantseng
dc.subjectNotion of Personeng
dc.subjectChatbotseng
dc.subjectCyborgeng
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.title“Eles estão no meio de nós” : os assistentes digitais e a noção de pessoapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samir_Mesquita_Inacio_Dis.pdfSAMIR_MESQUITA_INACIO_DIS2.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.