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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10858
Document type: | Tese |
Title: | Socialismo e cinema latino-americano : uma análise dos casos chileno e cubano através das obras de Miguel Littín e Tomás Gutiérrez Alea |
Author: | Guilhão, Alexandre Moroso |
Advisor: | Monteiro, Charles |
Abstract (native): | Essa tese de doutoramento se constitui em uma investigação acerca do papel organizativo do cinema junto aos movimentos revolucionários latino-americanos dos anos 1960, 1970 e 1980. Esse momento histórico foi marcado por uma série de conflitos a nível internacional relacionados principalmente com os adventos da guerra fria. Nas periferias do sistema capitalista observamos as contradições sociais resultando em guerras de libertação nacional na África e Ásia, além da eclosão de movimentos revolucionários na América Latina. Em função dos conflitos e da vasta riqueza teórica que se desdobram a partir dessa efervescência de lutas, denominamos esse período como “tempos de liberação”, baseados sobretudo, nos estudos a partir da Teoria Marxista da Dependência (TMD). A originalidade desse ambiente cultural propiciou o surgimento de um novo modelo fílmico na região, esteticamente engajado e que alicerçou sua abordagem teórica justamente no avanço das ciências sociais latino-americanas do período. Surgiram movimentos cinematográficos que se desenvolveram como organizações políticas, potencializando ainda mais os debates acerca dos filmes produzidos por essa geração de realizadores, como foi o caso do Cinema Novo, do Cine da Via Chilena, do Cine Revolucionário Cubano, dentre outros. Os filmes desses movimentos não apenas expressavam os temas latentes, como também constituíram a organicidade dos próprios processos sociais, interpretando os processos históricos, mas também se colocando como instrumento de mudança social. Fazendo assim, com que o cinema se constituísse em um espaço privilegiado de discussão. Investigamos com esses filmes, em uma estrutura alternada de capítulos, a formação da via chilena ao socialismo, as raízes do processo da Revolução Cubana, o Terrorismo de Estado na ditadura de Pinochet, e a crise internacional do socialismo que atinge o regime cubano nos anos 1980. Em função da importância do socialismo para a organização da classe trabalhadora, optamos por realizar o nosso estudo nos dois países latino-americanos onde essa forma alcançou à centralidade do Estado: Cuba e Chile. Selecionamos os dois diretores que melhor representaram a estrutura do cinema nos respectivos países, nos fazendo valer da intelectualidade orgânica desses dois atores sociais. Empregamos técnicas de análise fílmica às obras, sobretudo calcadas em Ziegfried Kracauer e Jacques Aumont, além da análise material em Walter Benjamin. Nossa abordagem teórica advém tanto do materialismo histórico, quanto da relação Cinema-História. |
Abstract (english): | Esta tesis doctoral constituye una investigación sobre el papel organizativo del cine en los movimientos revolucionarios latinoamericanos de las décadas de 1960, 1970 y 1980. Este momento histórico estuvo marcado por una serie de conflictos a nivel internacional, principalmente relacionados con el advenimiento de la guerra fría. En la periferia del sistema capitalista, observamos contradicciones sociales que derivan en guerras de liberación nacional en África y Asia, además del estallido de movimientos revolucionarios en América Latina. Debido a los conflictos y la vasta riqueza teórica que se despliega a partir de esta efervescencia de luchas, denominamos a este período como “tiempos de liberación”, basándonos principalmente en los estudios de Teoría Marxista de la Dependencia (TMD). La originalidad de este entorno cultural propició el surgimiento de un nuevo modelo fílmico en la región, estéticamente comprometido y que basó su planteamiento teórico precisamente en el avance de las ciencias sociales latinoamericanas de la época. Surgieron movimientos cinematográficos que se desarrollaron como organizaciones políticas, potenciando aún más los debates sobre las películas producidas por esta generación de directores, como fue el caso del Cinema Novo, del Cine de la Vía Chilena, del Cine Revolucionário Cubano, y otros. Las películas de estos movimientos no sólo expresaron los temas importantes, sino que constituyeron la organicidad de los propios procesos sociales, interpretando los procesos históricos, pero también situándose como instrumento de cambio social. Al hacerlo, el cine se convirtió en un espacio rico de discusión. Con estas películas, en una estructura alterna de capítulos, investigamos la formación de la vía chilena al socialismo, las raíces del proceso de la Revolución Cubana, el Terrorismo de Estado en la dictadura de Pinochet y la crisis internacional del socialismo que azotó al régimen cubano. en la década de 1980. Debido a la importancia del socialismo para la organización de la clase obrera, optamos por realizar nuestro estudio en los dos países latinoamericanos donde esta forma alcanzó la centralidad del Estao: Cuba y Chile. Seleccionamos a los dos directores que mejor representaron la estructura del cine en sus respectivos países, aprovechando la intelectualidad orgánica de estos dos actores sociales. Aplicamos técnicas de análisis fílmico en las obras, principalmente basadas en Ziegfried Kracauer y Jacques Aumont, además del análisis material de Walter Benjamin. Nuestro enfoque teórico proviene del materialismo histórico y de la relación Cine-Historia |
Keywords: | História Latino-Americana Cinema Socialismo Tomás Gutiérrez Alea Miguel Littín Historia Latinoamericana Cine Socialismo Tomás Gutiérrez Alea Miguel Littín |
CNPQ Knowledge Areas: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Escola de Humanidades |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Access type: | Acesso Aberto |
Fulltext access restriction: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10858 |
Issue Date: | 27-Mar-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
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