Compartilhe o registro |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10746
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Aprendizagem centrada no estudante e sistema preventivo de Dom Bosco : aproximações possíveis nas aulas de educação física de uma Escola Salesiana no Município de Porto Alegre/RS |
Autor: | Malanovicz, Ana Paula Vieira ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Bettina Steren dos |
Resumo: | Existem algumas teorias e abordagens que fundamentam a ação pedagógica no processo de aprendizagem do estudante. A Educação Física, enquanto componente curricular, também se fundamenta em abordagens específicas. A Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (ACA) e o Sistema Preventivo de Dom Bosco (SPDB) são uma teoria e uma proposta pedagógico-evangelizadora que identificam o estudante como centro e protagonista do seu processo de aprendizagem. Esses dois métodos de trabalho com o estudante foram estudados a fim de identificar possíveis aproximações entre eles nas aulas de Educação Física de uma escola salesiana do município de Porto Alegre/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física de diferentes níveis de ensino dessa escola. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória. A partir das informações obtidas por meio das entrevistas, os dados foram analisados baseando-se em Bardin (2016), por análise de conteúdo, seguindo as suas fases. Após a análise dos resultados, foi feita a discussão entre a fundamentação teórica e os resultados obtidos. Concluiu-se que ambas as teorias se aproximam em aspectos tais como o estudante sendo o centro e protagonista da sua aprendizagem, o trabalho em grupos como facilitador do processo de aprendizagem, as sugestões de atividades propostas pelos alunos tornando sua aprendizagem significativa. Espera-se que este estudo ofereça contribuições para suprir a carência de bibliografia que verse sobre o relacionamento entre as teorias e sua interação com a Educação Física, e que possa complementar a busca por qualificar a formação de professores no contexto da escola e as práticas pedagógicas. |
Abstract: | Some theories and approaches underlie the pedagogical action in the student's learning process. Physical Education, as a curricular component, is also based on specific approaches. Carl Rogers' Student-Centered Learning (SCL) and Don Bosco's Preventive System (DBPS) are a theory and a pedagogical-evangelizing proposal that identify the student as the center and protagonist of his learning process. These two methods of working with the student were studied in order to identify possible approximations between them in the Physical Education classes of a Salesian school in Porto Alegre/RS. Semi-structured interviews were conducted with Physical Education teachers from different grade levels of this school. The study is characterized as a qualitative approach, being exploratory. From the information obtained through the interviews, the data were analyzed based on Bardin (2016), by content analysis, following its phases. After the analysis of the results, a discussion was held between the theoretical foundation and the results obtained. It was concluded that both theories are close in aspects such as the student being the center and protagonist of his learning, the work in groups as a facilitator of the learning process and the suggestions of activities proposed by the students making their learning meaningful. It is hoped that this study offers contributions to overcome the lack of literature on the relationship between theories and their interaction with Physical Education and that it could complement the search for qualifying teacher training in the school context and pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Educação Física Sistema Preventivo de Dom Bosco Aprendizagem Centrada no Aluno Protagonismo Estudantil Physical Education Don Bosco's Preventive System Student-Centered Learning Student Protagonism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Escola de Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Restrição de acesso: | Trabalho não apresenta restrição para publicação |
URI: | https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10746 |
Data de defesa: | 9-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - ANA PAULA VIEIRA MALANOVICZ.pdf | ANA_PAULA_VIEIRA_MALANOVICZ_TES | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.