Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalanovicz, Ana Paula Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3110328734332707por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2023-05-05T20:05:18Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10746-
dc.description.resumoExistem algumas teorias e abordagens que fundamentam a ação pedagógica no processo de aprendizagem do estudante. A Educação Física, enquanto componente curricular, também se fundamenta em abordagens específicas. A Aprendizagem Centrada no Aluno, de Carl Rogers (ACA) e o Sistema Preventivo de Dom Bosco (SPDB) são uma teoria e uma proposta pedagógico-evangelizadora que identificam o estudante como centro e protagonista do seu processo de aprendizagem. Esses dois métodos de trabalho com o estudante foram estudados a fim de identificar possíveis aproximações entre eles nas aulas de Educação Física de uma escola salesiana do município de Porto Alegre/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física de diferentes níveis de ensino dessa escola. O estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, sendo do tipo exploratória. A partir das informações obtidas por meio das entrevistas, os dados foram analisados baseando-se em Bardin (2016), por análise de conteúdo, seguindo as suas fases. Após a análise dos resultados, foi feita a discussão entre a fundamentação teórica e os resultados obtidos. Concluiu-se que ambas as teorias se aproximam em aspectos tais como o estudante sendo o centro e protagonista da sua aprendizagem, o trabalho em grupos como facilitador do processo de aprendizagem, as sugestões de atividades propostas pelos alunos tornando sua aprendizagem significativa. Espera-se que este estudo ofereça contribuições para suprir a carência de bibliografia que verse sobre o relacionamento entre as teorias e sua interação com a Educação Física, e que possa complementar a busca por qualificar a formação de professores no contexto da escola e as práticas pedagógicas.por
dc.description.abstractSome theories and approaches underlie the pedagogical action in the student's learning process. Physical Education, as a curricular component, is also based on specific approaches. Carl Rogers' Student-Centered Learning (SCL) and Don Bosco's Preventive System (DBPS) are a theory and a pedagogical-evangelizing proposal that identify the student as the center and protagonist of his learning process. These two methods of working with the student were studied in order to identify possible approximations between them in the Physical Education classes of a Salesian school in Porto Alegre/RS. Semi-structured interviews were conducted with Physical Education teachers from different grade levels of this school. The study is characterized as a qualitative approach, being exploratory. From the information obtained through the interviews, the data were analyzed based on Bardin (2016), by content analysis, following its phases. After the analysis of the results, a discussion was held between the theoretical foundation and the results obtained. It was concluded that both theories are close in aspects such as the student being the center and protagonist of his learning, the work in groups as a facilitator of the learning process and the suggestions of activities proposed by the students making their learning meaningful. It is hoped that this study offers contributions to overcome the lack of literature on the relationship between theories and their interaction with Physical Education and that it could complement the search for qualifying teacher training in the school context and pedagogical practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2023-04-26T17:35:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - ANA PAULA VIEIRA MALANOVICZ.pdf: 1396237 bytes, checksum: c010f33ab1b2a213c3cd2ade047d0cb1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-05-05T18:31:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - ANA PAULA VIEIRA MALANOVICZ.pdf: 1396237 bytes, checksum: c010f33ab1b2a213c3cd2ade047d0cb1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-05T20:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - ANA PAULA VIEIRA MALANOVICZ.pdf: 1396237 bytes, checksum: c010f33ab1b2a213c3cd2ade047d0cb1 (MD5) Previous issue date: 2023-03-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/187327/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20-%20ANA%20PAULA%20VIEIRA%20MALANOVICZ.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectSistema Preventivo de Dom Boscopor
dc.subjectAprendizagem Centrada no Alunopor
dc.subjectProtagonismo Estudantilpor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectDon Bosco's Preventive Systemeng
dc.subjectStudent-Centered Learningeng
dc.subjectStudent Protagonismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem centrada no estudante e sistema preventivo de Dom Bosco : aproximações possíveis nas aulas de educação física de uma Escola Salesiana no Município de Porto Alegre/RSpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - ANA PAULA VIEIRA MALANOVICZ.pdfANA_PAULA_VIEIRA_MALANOVICZ_TES1.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.