Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10725
Tipo do documento: Tese
Título: Dos becos e vielas ao paracampo : uma história da literatura marginal das periferias
Autor: Botton, André Natã Mello 
Primeiro orientador: Amodeo, Maria Tereza
Resumo: A produção literária das periferias brasileiras a partir dos anos 2000 desafia a estrutura do sistema literário hegemônico. É entendida aqui como marco cultural que pluraliza a produção literária brasileira contemporânea, problematizando e desafiando as estruturas hegemônicas do campo literário brasileiro, de saber e de poder. A presente proposta de pesquisa faz uma reconstituição, na primeira parte, das trajetórias literárias de Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus e de João Antônio ao longo do século XX até o início dos anos 2000. Na segunda parte, a análise está voltada para a obra Cidade de Deus, de Paulo Lins, a trajetória de Ferréz e a publicação das três edições especiais da revista Caros Amigos/Literatura Marginal – 2001, 2002 e 2004. Desse modo, propõe-se o conceito de paracampo visto que a organização coletiva de agentes tensiona o campo literário hegemônico, interferindo nas condições e na forma de produção de cultura a partir das periferias brasileiras, por isso a elaboração do conceito para interpretar as especificidades dos objetos literários abordados e como os agentes oriundos das periferias tensionam e interferem nas regras da arte do campo literário. O paracampo, desse modo, é uma proposta epistêmica intercultural que deve refletir as relações estabelecidas entre os agentes produtores de cultura desde as periferias brasileiras e mesmo para além delas. Na última parte, Sonia Regina Bischain e José Falero são trazidos para a discussão como exemplos de agentes oriundos do paracampo literário marginal das periferias.
Abstract: The literary production of the Brazilian peripheries from the 2000s onwards challenges the structure of the hegemonic literary system. It is understood here as a cultural mark that pluralizes the contemporary Brazilian literary production, problematizing and challenging the hegemonic structures of the Brazilian literary field, of knowledge and power. The present research proposal reconstitutes, in the first part, the literary trajectories of Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, and João Antônio throughout the 20th century until the early 2000s. In the second part, the analysis is focused on Paulo Lins’ Cidade de Deus, Ferréz’ trajectory and the publication of three special editions of Caros Amigos magazine/Literatura Marginal - 2001, 2002, and 2004. The concept of paracampo is proposed since the collective organization of agents tensions the hegemonic literary field, interfering in the conditions and the form of production of culture from the Brazilian peripheries. This is the reason for the elaboration of the concept to interpret the specificities of the literary objects addressed and how the agents from the peripheries tension and interfere in the rules of art of the literary field. The paracampo, thus, is an intercultural epistemic proposal that should reflect the relations established among the agents that produce culture from the Brazilian peripheries and even beyond. In the last part, Sonia Regina Bischain and José Falero are brought to the discussion as examples of agents from the marginal literary paracampo of the peripheries
La producción literaria de las periferias brasileñas a partir de la década de 2000 desafía la estructura del sistema literario hegemónico. Se entiende aquí como un marco cultural que pluraliza la producción literaria brasileña contemporánea, problematizando y desafiando las estructuras hegemónicas del campo literario brasileño, del saber y del poder. La presente propuesta de investigación reconstituye, en una primera parte, las trayectorias literarias de Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus y João Antônio a lo largo del siglo XX hasta principios de la década de 2000. En la segunda parte, el análisis se centra en Cidade de Deus, de Paulo Lins, la trayectoria de Ferréz y la publicación de tres ediciones especiales de la revista Caros Amigos/Literatura Marginal - 2001, 2002 y 2004. Así, el concepto de paracampo se propone desde la organización colectiva de agentes tensa el campo literario hegemónico, interfiriendo en las condiciones y la forma de producción de la cultura de las periferias brasileñas, por lo tanto, la elaboración del concepto para interpretar las especificidades de los objetos literarios abordados y cómo los agentes de las periferias tensión e interfieren en las reglas del arte del campo literario. El paracampo, así, es una propuesta epistémica intercultural que debe reflejar las relaciones que se establecen entre los agentes productores de cultura de las periferias brasileñas e incluso más allá. En la última parte, Sonia Regina Bischain y José Falero entran en la discusión como ejemplos de agentes del paracampo literario marginal de las periferias
Palavras-chave: Literatura Marginal das Periferias
Paracampo
Campo Literário
História da Literatura
Marginal Literature of the Peripheries
Paracampo
Literary Field
History of Literature
Literatura Marginal de las Periferias
Paracampo
Campo Literario
Historia de la Literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10725
Data de defesa: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese André Natã Mello Botton.pdfANDRÉ_NATÃ_MELLO_BOTTON_TES2,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.