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Tipo do documento: Tese
Título: Práticas meditativas : escolas em conexão com o desenvolvimento humano integral, promoção de saúde e uma cultura de paz
Autor: Antunes, Diogo Silveira Heredia Y 
Primeiro orientador: Santos, Andreia Mendes dos
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de implementação de práticas meditativas em escolas, a fim de conhecer modelos de aplicação e compreender suas implicações na promoção da saúde, da cultura de paz e no desenvolvimento humano integral, em especial no que diz respeito à aprendizagem socioemocional. Também sistematiza princípios pedagógicos com base nas práticas meditativas. Utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas com quatro pessoas reconhecidas socialmente por seu trabalho com meditação, além de três docentes e dois familiares de crianças cujas escolas utilizam práticas meditativas em seu cotidiano. Participaram do estudo sujeitos de três escolas de educação básica. As principais inspirações metodológicas para realização da pesquisa foram os estudos do e sobre o cotidiano, a análise de conteúdo e a pesquisa autobiográfica. Os resultados indicaram que a utilização de práticas de meditação em escolas, quando oferecidas com qualidade, frequência e continuidade, podem: a) proporcionar maior consciência sobre o corpo, emoções, pensamento e interconexão destes fenômenos com as experiências diárias; b) aumentar a capacidade de foco e concentração; c) contribuir para a tomada de decisões, tornando-se mais responsável e consciente; d) desenvolver recursos internos para lidar com dificuldades e emoções desafiadoras; e) fortalecer estados mentais positivos como calma, relaxamento e gratidão; f) cultivar a empatia e a compaixão com relação a si e as outras pessoas; g) contribuir na gestão pacífica de conflitos e fortalecimento de vínculos; h) auxiliar na criação de um clima emocional de tranquilidade e colaboração, que é favorável à aprendizagem; i) em conjunto com outras abordagens pedagógicas como assembleias, favorecer a autonomia e a gestão compartilhada; e j) quando praticadas na natureza, cultivar a conexão com a terra e os sistemas vivos. Tendo em vista esses resultados, propõe-se a inserção de práticas meditativas no cotidiano escolar levando em conta cinco pontos: a relevância de tomar as práticas meditativas como uma política pública em educação; possíveis modelos para o cultivo da atenção plena no cotidiano escolar; pontos-chave de uma pedagogia mindfulness; desafios; e formação docente. O estudo conclui que as práticas meditativas são tecnologias altamente eficientes para o desenvolvimento humano integral, promoção da saúde e de uma cultura de paz. Desse modo, sua implementação como prática curricular obrigatória nas escolas brasileiras, através de políticas públicas, poderia ser uma das ações de maior benefício para a vida individual e coletiva a ser adotada no presente momento.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar la experiencia de implementación de Prácticas Meditativas en la escuela con el fin de conocer modelos de aplicación y comprender sus implicaciones para la promoción de la salud, la cultura de paz y el desarrollo humano integral, especialmente en lo que se refiere al aprendizaje socioemocional. También sistematiza principios pedagógicos basados en Prácticas Meditativas. Se utilizó una metodología cualitativa, con recolección de datos a través de entrevistas a cuatro personas socialmente reconocidas por su trabajo con la meditación, además de tres docentes y dos familiares de niños cuyas escuelas utilizan prácticas meditativas en su cotidiano. Sujetos de tres escuelas de educación básica participaron en el estúdio. Las principales inspiraciones metodológicas para realizar la investigación fueron los estudios de y sobre la vida cotidiana, el análisis de contenido y la investigación autobiográfica. Los resultados indicaron que el uso de prácticas de meditación en las escuelas, cuando se ofrecen con calidad, frecuencia y continuidad, pueden: a) proporcionar una mayor conciencia del cuerpo, las emociones, el pensamiento y la interconexión de estos fenómenos con las experiencias cotidianas; b) aumentar la capacidad de atención y concentración; c) contribuir a la toma de decisiones haciéndose más responsables y conscientes; d) desarrollar recursos internos para hacer frente a las dificultades y emociones desafiantes; e) fortalecer estados mentales positivos como la calma, la relajación y la gratitud; f) cultivar la empatía y la compasión hacia uno mismo y hacia los demás; g) contribuir a la gestión pacífica de conflictos y fortalecimiento de vínculos; h) ayudar a crear un clima emocional de tranquilidad y colaboración, que sea propicio para el aprendizaje; i) junto con otros enfoques pedagógicos como las asambleas, favorecen la autonomía y la gestión compartida; y j) cuando se practica en la naturaleza, cultiva la conexión con la tierra y los sistemas vivos. Propone la inserción de las prácticas meditativas en el cotidiano escolar a partir de cinco puntos: La pertinencia de asumir las prácticas meditativas como política pública en educación; Posibles modelos para cultivar la atención plena en la vida escolar cotidiana; Puntos clave de una pedagogía mindfulness; Desafíos; y Formación de profesores. El estudio concluye que las Prácticas Meditativas son tecnologías altamente eficientes para el desarrollo humano integral, la promoción de la salud y la cultura de paz. Por lo tanto, su implementación como práctica curricular obligatoria en las escuelas brasileñas, a través de políticas públicas, podría ser una de las acciones más beneficiosas para la vida individual y colectiva que se adopte en el momento actual.
This study aims to analyze the experience of implementing Meditative Practices in schools in order to learn about application models and understand their implications for health promotion, a culture of peace and integral human development, especially with regard to socio-emotional learning. It also systematizes pedagogical principles based on Meditative Practices. A qualitative methodology was used, with data collection through interviews with four people socially recognized for their work with meditation, in addition to three teachers and two family members of children whose schools use meditative practices in their daily lives. Subjects from three basic education schools participated in the study. The main methodological inspirations for carrying out the research were studies of and about everyday life, content analysis and autobiographical research. The results indicated that the use of meditation practices in schools, when offered with quality, frequency and continuity, can: a) provide greater awareness of the body, emotions, thinking and the interconnection of these phenomena with daily experiences; b) increase the ability to focus and concentrate; c) contribute to decision making by becoming more responsible and aware; d) develop internal resources to deal with difficulties and challenging emotions; e) strengthen positive mental states such as calm, relaxation and gratitude; f) cultivate empathy and compassion towards oneself and others; g) contribute to the peaceful management of conflicts and strengthening of ties; h) assist in creating an emotional climate of tranquility and collaboration, which is conducive to learning; i) together with other pedagogical approaches such as assemblies, favor autonomy and shared management; and j) when practiced in nature, cultivate connection to the earth and living systems. It proposes the insertion of meditative practices in the school routine based on five axes: The relevance of taking meditative practices as a public policy in education; Possible models for cultivating mindfulness in everyday school life; Key points of a mindfulness pedagogy; Challenges; and Teacher training. The study concludes that Meditative Practices are highly efficient technologies for integral human development, health promotion and a culture of peace.Its implementation as a mandatory curricular practice in Brazilian schools, through public policies, could be one of the most beneficial actions for individual and collective life to be adopted at the present time.
Palavras-chave: Meditação
Mindfulness
Atenção Plena
Educação Integral
Meditación
Consciencia
Consciencia
Educación Integral
Educación Socioemocional
Meditation
Mindfulness
Mindfulness
Integral Education
Socioemotional Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10718
Data de defesa: 22-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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