Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10677
Document type: Tese
Title: A mobilidade acadêmica virtual internacional : um estudo de caso a partir das percepções dos estudantes universitários sobre as suas experiências
Author: Machado, Karen Graziela Weber 
Advisor: Kampff, Adriana Justin Cerveira
Abstract (native): A presente tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação e apresenta, como temática central, a Internacionalização do Currículo (IoC), bem como a Mobilidade Acadêmica Virtual. A pesquisa pretende responder a seguinte indagação: Quais as percepções dos estudantes de mobilidade acadêmica virtual internacional da PUCRS, acerca de suas experiências vivenciadas, no período de 2020 a 2021, que possibilitam qualificar o processo de mobilidade virtual internacional? Nesse sentido, apresenta como objetivo geral compreender as percepções de estudantes de mobilidade acadêmica virtual internacional da PUCRS, mediante suas experiências vivenciadas, no período de 2020 a 2021, que possibilitam qualificar o processo de mobilidade virtual internacional. Os objetivos específicos se referem a identificar o perfil dos estudantes que participaram do programa de mobilidade acadêmica virtual internacional; identificar as motivações e as expectativas dos estudantes, para participar de mobilidade virtual internacional; verificar os recursos tecnológicos utilizados no processo de mobilidade virtual internacional; averiguar os aspectos metodológicos adotados pelos professores, durante a mobilidade virtual internacional; sistematizar as contribuições/benefícios da mobilidade virtual internacional para a formação dos estudantes; apresentar alternativas que possibilitem qualificar o processo de mobilidade virtual internacional. A metodologia adotada para alcançar os objetivos propostos deste estudo é de caráter qualitativo, realizada por meio de estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa se referem a estudantes de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) da PUCRS e de universidades do exterior, com as quais a PUCRS tem convênio de mobilidade virtual, que, no segundo semestre de 2020 e no primeiro e segundo semestre letivo de 2021, realizaram disciplinas, por meio da mobilidade virtual internacional. A coleta dos dados foi desenvolvida por intermédio de um questionário on-line, contendo questões abertas e fechadas. Para tratamento das informações, foi utilizado o método de Análise Textual Discursiva. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores, como Beelen e Jones (2015), Kampff (2019), Knight (2020), Moran (2018), Leask (2015), Morosini (2019), Cerigatto (2018), dentre outros. Por fim, espera-se que a elaboração desta pesquisa possa contribuir de maneira significativa para apresentar os pontos positivos e negativos que emergiram da análise por meio da experiência revelada pelos estudantes, sendo uma possibilidade de se tornar instrumento valioso, por inspirar as instituições de Educação Superior a refletir e discutir sobre os desafios a serem enfrentados no planejamento das ações envolvidas no processo de mobilidade acadêmica virtual internacional.
Abstract (english): This thesis is part of the line of research Training, Policies and Practices in Education and presents Curriculum Internationalization (IoC) as its central theme, as well as Virtual Academic Mobility. The research intends to answer the following question: What are the perceptions of students of international virtual academic mobility at PUCRS about their experiences in the period 2020 and 2021 that make it possible to qualify the process of international virtual mobility? In this sense, it presents as a general objective to understand the perceptions of students of international virtual academic mobility at PUCRS about their experiences in the period of 2020 and 2021 that make it possible to qualify the process of international virtual mobility. Specific objectives refer to identifying the profile of students who participated in the international virtual academic mobility program; identify students' motivations and expectations to participate in international virtual mobility; verify the technological resources used in the international virtual mobility process; to verify the methodological aspects adopted by the professors during the international virtual mobility; systematize the contributions/benefits of international virtual mobility for student training; to present alternatives that make it possible to qualify the process of international virtual mobility. The methodology adopted to achieve the proposed objectives of this study is of a qualitative nature, carried out through a case study. The research subjects refer to undergraduate and graduate students (master's and doctorate) at PUCRS and universities abroad, with which PUCRS has a virtual mobility agreement, that in the second half of 2020 and in the first and second semester of 2021 held courses, through international virtual mobility. Data collection was developed through an online questionnaire, containing open and closed questions. To process the information, the Discursive Textual Analysis method was used. The theoretical foundation of the study takes place in the light of authors such as Beelen and Jones (2015), Kampff (2019), Knight (2020), Moran (2018), Leask (2015), Morosini (2019), Cerigatto (2018), among others. Finally, it is expected that the elaboration of this research can significantly contribute to present the positive and negative points that emerged from the analysis through the experience revealed by the students, being a possibility of becoming a valuable instrument to inspire Higher Education institutions to reflect and discuss the challenges to be faced, in the planning of the actions involved in the international virtual academic mobility process.
Esta tesis se enmarca en la línea de investigación Formación, Políticas y Prácticas en Educación y presenta como tema central la Internacionalización Curricular (IoC), así como la Movilidad Académica Virtual. La investigación pretende responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las percepciones de los estudiantes de movilidad académica virtual internacional en PUCRS acerca de sus experiencias en el período entre 2020 y 2021 que permiten calificar el proceso de movilidad virtual internacional? En ese sentido, se presenta como objetivo general comprender las percepciones de los estudiantes de movilidad académica virtual internacional en PUCRS acerca de sus experiencias en el período entre 2020 y 2021 que permitan calificar el proceso de movilidad virtual internacional. Los objetivos específicos se refieren a identificar el perfil de los estudiantes que participaron en el programa de movilidad académica virtual internacional; identificar las motivaciones y expectativas de los estudiantes para participar en la movilidad virtual internacional; verificar los recursos tecnológicos utilizados en el proceso de movilidad virtual internacional; verificar los aspectos metodológicos adoptados por los profesores, durante la movilidad virtual internacional; sistematizar los aportes/beneficios de la movilidad virtual internacional para la formación de estudiantes; presentar alternativas que permitan calificar el proceso de movilidad virtual internacional. La metodología adoptada para lograr los objetivos propuestos de este estudio es de carácter cualitativo, llevado a cabo a través de un estudio de caso. Los sujetos de investigación se refieren a estudiantes de grado y posgrado (maestría y doctorado) de PUCRS y universidades del exterior, con las que PUCRS tiene convenio de movilidad virtual, que en el segundo semestre de 2020 y en el primer y segundo semestre de 2021 realizaron cursos, a través de movilidad virtual internacional. La recolección de datos se desarrolló, por intermedio de un cuestionario en línea, que contiene preguntas abiertas y cerradas. Para procesar la información se utilizó el método de Análisis Textual Discursivo. La fundamentación teórica del estudio se da a la luz de autores como Beelen y Jones (2015), Kampff (2019), Knight (2020), Moran (2018), Leask (2015), Morosini (2019), Cerigatto (2018), entre otros. Finalmente, se espera que la elaboración de esta investigación pueda contribuir significativamente a presentar los puntos positivos y negativos que surgieron del análisis, mediante la experiencia revelada por los estudiantes, siendo una posibilidad de convertirse en un instrumento valioso, para inspirar a las instituciones de Educación Superior a reflexionar y discutir con respecto a los desafíos a ser enfrentados, en la planificación de las acciones involucradas en el proceso de movilidad académica virtual internacional.
Keywords: Internacionalização do Currículo
Educação On-line
Mobilidade Acadêmica Virtual Internacional
Estudantes da Educação Superior
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Time to release fulltext: 36 meses
Date to release fulltext: 27/03/2026
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10677
Issue Date: 1-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_KAREN_GRAZIELA_WEBER_MACHADO_CONFIDENCIAL.pdfKAREN_GRAZIELA_WEBER_MACHADO_TES344.44 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.