Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10587
Tipo do documento: Dissertação
Título: Impactos na percepção da cultura organizacional frente a mudança social em larga escala : adoção do teletrabalho na pandemia COVID-19
Autor: Lima, Camila Raquel Lunardeli Fogaça 
Primeiro orientador: Machado, Wagner de Lara
Resumo: A Cultura Organizacional (CO) da empresa é sua identidade e molda o comportamento de seus colaboradores e, quando bem ajustada, é uma fortaleza em sua estratégia organizacional. As mudanças de larga escala na sociedade podem impactar a CO, visto que elas sofrem influências internas e externas. Um dos impactos da pandemia do COVID-19 foi a adoção do teletrabalho devido ao isolamento social como medida de contenção do vírus. Isto fez com que as empresas implementassem esta modalidade de trabalho de forma abrupta para sobrevivência a esse momento de crise sanitária. Ao experimentarem os benefícios do teletrabalho, tanto pelo empregador como pelo empregado, percebe-se hoje a permanência deste modelo no mercado de trabalho. Com isto, este presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da cultura organizacional na percepção dos profissionais com a adoção do teletrabalho devido a pandemia do COVID-19, uma mudança social de grande impacto. Baseado no conceito de CO de Hofstede, o qual define como os valores da empresa e as práticas organizacionais sua manifestação. O Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) foi utilizado para coleta dos dados dos colaboradores através de uma pesquisa survey online com 189 respondentes. Para investigar as hipóteses, através de teste ANOVA, foram validadas as diferenças na percepção da CO entre os colaboradores nos diferentes modelos de trabalho. Também foi investigado se os colaboradores com ingresso na empresa antes da pandemia, com contato presencial com a CO, tinham percepções diferentes dos contratados durante a pandemia. Como resultado, não se comprovou diferença na percepção da CO entre os diferentes modelos de trabalho, devido a rápida resposta da empresa em adaptar sua CO aos seu novo cenário. Também foi confirmado que o tempo de empresa, ou seja, os profissionais que ingressaram antes da pandemia possuem um impacto negativo na percepção da CO. Foram confirmadas as relações entre as variáveis da CO, identificando o profissionalismo cooperativo com o maior grau de intermediação. Concluiu-se assim que a adaptação da CO é fundamental para mitigar os impactos que as mudanças sociais de grande impacto podem causar. Na adoção do teletrabalho foi importante os ajustes nas práticas, uma vez que se mudou a relação com o colaborador devido a mudança do espaço físico causado pelo isolamento
Abstract: The Organizational Culture (OC) of a company is its identity and molds the behavior of its collaborators, and when well adjusted, it’s a fortress in its organizational strategy. Large-scale changes in society can impact OC, considering that it suffers from internal and external influences. One of the impacts of the COVID-19 pandemic was the adoption of telework due to social isolation. This measure made companies suddenly implement this work modality so that it was possible to get through this moment of sanitary crisis. When experiencing the benefits of telework, by both employee and employer, it’s perceived today that this work modality has become permanent. Considering these arguments, this research has the objective of analyzing the impact on OC's perception of collaborators facing this large-scale social change with employees currently using the telework modality. Based on Hofstede's OC concept, which defines the values of a company and its organizational practices as the manifestation of both.The Instrumento Brasileiro de Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) was used to collect colaborators data through an online survey research with 189 respondents. To investigate the hypothesis, using ANOVA tests, the differences between collaborators' OC perceptions were validated in different work modalities. It was also investigated if the collaborators that started working in the company before the pandemic, with presential contact with the OC, had different perceptions than colaborators hired during the pandemic. As a result, it was not proven a different perception of the OC between diffent work modalities, due to the quick company's response in adapting its OC to the new scenery. It was confirmed that time working in the company, that being, the professionals that ingressed before the pandemic, had a negative impact on the OC perception. The relation between OC variables was confirmed, identifying cooperative professionalism as the one with a higher degree of intermediation. It was concluded that OC adaptation is fundamental to mitigating the impacts that large-scale social changes can cause. When adopting telework it was important to make adjustments in the practices, considering that the relationship with the collaborator was changed due to the physical space modification caused by isolation.
Palavras-chave: Cultura Organizacional
Teletrabalho
Pandemia
COVID-19
Organizational Culture
Telework
Pandemic
COVID-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Negócios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 12 meses
Data para liberar texto completo: 10/01/2024
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10587
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_CAMILA_RAQUEL_LUNARDELI_FOGAÇA_LIMA_COMPLETO.pdfCAMILA_RAQUEL_LUNARDELI_FOGACA_LIMA_DIS2,51 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.