Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10585
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções da formação continuada de docentes na educação superior
Autor: Vieira, Andréia Soares 
Primeiro orientador: Santos, Bettina Steren dos
Resumo: Este trabalho tem como propósito analisar as percepções dos professores universitários do Rio Grande do Sul sobre as implicações da formação continuada na carreira docente. A formação continuada é, mais do que nunca, uma necessidade para quem tem o ensino como profissão. Nas últimas décadas, tem sido possível acompanhar uma série de mudanças no mundo. As instituições de Educação Superior não ficaram de fora desse processo. Para o professor ou professora, buscar atualização constante faz toda a diferença para a qualificação da prática docente. Sendo assim, o problema dessa pesquisa tem o seguinte questionamento: quais seriam as implicações da formação continuada na carreira docente dos professores universitários? Esta pesquisa visa analisar as percepções da formação continuada na carreira docente na perspectiva dos professores universitários identificando e compreendendo as dificuldades que os professores enfrentam no trabalho pedagógico. É uma pesquisa qualitativa e narrativa com uma abordagem descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com perguntas abertas ligadas diretamente ao tema do estudo. A partir dessas análises, buscou-se verificar as estratégias utilizadas pelos professores para melhoria dos seus processos pedagógicos. Os instrumentos para coleta de dados são entrevistas individuais com professores universitários. O percurso metodológico constituiu em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada através de entrevistas semiestruturadas com três docentes. Para análise, foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo por Bardin (2016). No processo de análise foram elaboradas as seguintes categorias: Escolha profissional docente, saberes necessários à docência, apoio institucional, suporte pedagógico e colaboração entre os pares. Através dessas categorias e as respostas analisados dos professores, podemos perceber quais as estratégias e as saberes utilizados para driblar as dificuldades que foram encontradas durante o caminho docente e pedagógico de cada professor.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the perceptions of university professors in Rio Grande do Sul about the implications of continuing education in the teaching career. Continuing education is, more than ever, a necessity for those who have teaching as a profession. In recent decades, it has been possible to follow several changes in the world. Higher Education institutions were not left out of this process. For the professor, seeking constant updating makes all the difference in the qualification of teaching practice. Therefore, the problem of this research has the following question: what were the perceptions of continuing education in the teaching career of university professors? The methodological course resulted in a qualitative research, of an exploratory nature, carried out through semi-structured interviews with three professors. For analysis, the assumptions of Content Analysis were used (BARDIN, 2016). The following categories of analysis were elaborated: professional teaching choice, knowledge necessary for teaching, institutional support, pedagogical support and collaboration among peers. It was possible, through the chosen categories and the analysis of the teachers' answers, to observe which strategies the professionals used to circumvent the difficulties found during the teaching and pedagogical path
Palavras-chave: Formação Docente
Professores Universitários
Formação Continuada
Prática Docente
Ensino Superior
Teacher Training
University Professors
Continuing Training
Teaching Practice
Higher Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 10/01/2028
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10585
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANDRÉIA_SOARES_VIEIRA_CONFIDENCIAL.pdfANDRÉIA_SOARES_VIEIRA_DIS351,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.