Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Andréia Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6842126346918783por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2023-01-10T13:18:49Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10585-
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito analisar as percepções dos professores universitários do Rio Grande do Sul sobre as implicações da formação continuada na carreira docente. A formação continuada é, mais do que nunca, uma necessidade para quem tem o ensino como profissão. Nas últimas décadas, tem sido possível acompanhar uma série de mudanças no mundo. As instituições de Educação Superior não ficaram de fora desse processo. Para o professor ou professora, buscar atualização constante faz toda a diferença para a qualificação da prática docente. Sendo assim, o problema dessa pesquisa tem o seguinte questionamento: quais seriam as implicações da formação continuada na carreira docente dos professores universitários? Esta pesquisa visa analisar as percepções da formação continuada na carreira docente na perspectiva dos professores universitários identificando e compreendendo as dificuldades que os professores enfrentam no trabalho pedagógico. É uma pesquisa qualitativa e narrativa com uma abordagem descritiva. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com perguntas abertas ligadas diretamente ao tema do estudo. A partir dessas análises, buscou-se verificar as estratégias utilizadas pelos professores para melhoria dos seus processos pedagógicos. Os instrumentos para coleta de dados são entrevistas individuais com professores universitários. O percurso metodológico constituiu em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada através de entrevistas semiestruturadas com três docentes. Para análise, foram utilizados os pressupostos da Análise de Conteúdo por Bardin (2016). No processo de análise foram elaboradas as seguintes categorias: Escolha profissional docente, saberes necessários à docência, apoio institucional, suporte pedagógico e colaboração entre os pares. Através dessas categorias e as respostas analisados dos professores, podemos perceber quais as estratégias e as saberes utilizados para driblar as dificuldades que foram encontradas durante o caminho docente e pedagógico de cada professor.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is to analyze the perceptions of university professors in Rio Grande do Sul about the implications of continuing education in the teaching career. Continuing education is, more than ever, a necessity for those who have teaching as a profession. In recent decades, it has been possible to follow several changes in the world. Higher Education institutions were not left out of this process. For the professor, seeking constant updating makes all the difference in the qualification of teaching practice. Therefore, the problem of this research has the following question: what were the perceptions of continuing education in the teaching career of university professors? The methodological course resulted in a qualitative research, of an exploratory nature, carried out through semi-structured interviews with three professors. For analysis, the assumptions of Content Analysis were used (BARDIN, 2016). The following categories of analysis were elaborated: professional teaching choice, knowledge necessary for teaching, institutional support, pedagogical support and collaboration among peers. It was possible, through the chosen categories and the analysis of the teachers' answers, to observe which strategies the professionals used to circumvent the difficulties found during the teaching and pedagogical patheng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-12-20T17:22:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Andreia Soares Vieira - versão final.pdf: 434258 bytes, checksum: 137dda88e3a55118016ac8b2e7ebe213 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2023-01-10T13:11:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Andreia Soares Vieira - versão final.pdf: 434258 bytes, checksum: 137dda88e3a55118016ac8b2e7ebe213 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-10T13:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Andreia Soares Vieira - versão final.pdf: 434258 bytes, checksum: 137dda88e3a55118016ac8b2e7ebe213 (MD5) Previous issue date: 2022-03-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/186209/DIS_ANDR%c3%89IA_SOARES_VIEIRA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectProfessores Universitáriospor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectUniversity Professorseng
dc.subjectContinuing Trainingeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções da formação continuada de docentes na educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao10/01/2028por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_ANDRÉIA_SOARES_VIEIRA_CONFIDENCIAL.pdfANDRÉIA_SOARES_VIEIRA_DIS351.25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.