Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10574
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos motivacionais docente : a realidade de uma escola privada de educação básica durante a pandemia
Autor: Oliveira Junior, Lafaiete Luiz de 
Primeiro orientador: Santos, Bettina Steren dos
Resumo: A Pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo um novo modo de vida e uma nova forma de fazer escola. No Brasil, a pandemia já vitimou mais de 600 mil pessoas, restringiu as atividades escolares presenciais e mudou a rotina de todos os professores do país. Diante deste contexto educacional complexo, a motivação de professores e a teoria da autodeterminação surgem como pauta deste estudo, com o objetivo de entender a constituição dos seus perfis motivacionais e como eles influenciam no dia a dia profissional durante a pandemia e o ensino remoto emergencial em uma pesquisa mista. Para tanto, foram aplicados questionários em 36 professores, com o intuito de identificar o perfil motivacional dos participantes e compreender como seus escores motivacionais podem apresentar subsídios significativos para a análise da motivação dos professores, valendo-se da Escala de Motivação docente de autoria de Davoglio e Santos (2016). A pesquisa, de natureza mista, teve como análise dos resultados, a realização comparativa dos escores e a comparação dos valores obtidos com os elementos oriundos da teoria da autodeterminação. Com os resultados, foi possível identificar que a maioria dos profissionais detém perfis que se aproximaram da autodeterminação, das necessidades básicas de competência, autonomia e pertencimento, o que possibilita compreender como a escola viveu o período remoto emergencial e seus desdobramentos.
Abstract: The Covid-19 Pandemic brought to the world a new way of life and a new way of doing school. In Brazil, the pandemic has already killed 600,000 people, restricted face-to-face learning and changed the routine of all teachers of the country. Furthermore, in this complex educational context, teacher motivation theory and self-terminating theory are in the center of this study. With the aim of understanding the constitution of thatcher's motivational profiles and how they influence the professional day-to-day during the pandemic and emergency remote teaching, was made a mixed research. Therefore, questionnaires were applied to 36 teachers, with the aim of identifying the motivational profile of the participants and understanding how their motivational scores can provide significant subsidies for the analysis of teachers' motivation, according to the Teacher Motivation Scale by Davoglio and Santos (2016). As a result, this research of mixed nature, carried out the comparison between the scores and the comparison between the values obtained with the elements coming from the theory of self-determination To perform the result analysis, this mixed nature research used the comparative scores between the scores and the comparison of the values obtained with the elements coming from the theory of self-determination. As a result, it was possible to identify that a major part of professionals were closed to self-determination, basic needs of competence, autonomy and belonging profiles. These findings make it possible to understand how the school lived the remote emergency period and its consequences.
Palavras-chave: Motivação
Teoria da Autodeterminação
Covid-19
Ensino Remoto Emergencial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10574
Data de defesa: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_LAFAIETE_LUIZ_DE_OLIVEIRA_JUNIOR_COMPLETO.pdfLAFAIAETE_LUIZ_DE_OLIVEIRA_JUNIOR_DIS1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.