Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10543
Document type: Dissertação
Title: Contribuições da literatura para a formação do sujeito moral na Educação Infantil
Author: Moreira, Letícia Machado 
Advisor: Pereira, Marcos Villela
Abstract (native): O presente trabalho busca compreender as contribuições que a literatura pode trazer para a formação moral da criança, na Educação Infantil. Esta pesquisa tem por base a narrativa de minha prática profissional com um grupo de contação de histórias em uma escola de Educação Infantil da rede particular da Região Metropolitana de Porto Alegre e busca analisar diferentes situações de questionamento e diálogo que podem ser indicadores de formação moral. esse grupo contou com oito crianças entre 4 anos e 5 meses e 5 anos e 7 meses. Foram mapeados os conceitos de escola, infância, criança, literatura, ética e moral, pensando nas formas como a educação em geral e a literatura em particular podem contribuir para a formação subjetiva, tanto moralizante como emancipatória. A partir do relato pessoal sobre experiências de contação, foram mapeados episódios de “deslocamentos de ideias”, “reverberação de experiências vividas”, “entrelaçamento com outras experiências” e “empatia”, e trabalhadas as categorias “moralização” e “formação moral” de modo a analisar a forma como ocorre a formação moral do sujeito. PALAVRAS-CHAVE: Criança. Infância. Educação Infantil. Literatura Infantil. Formação moral.
Abstract (english): This paper seeks to understand the contributions that the literature can bring to the moral format ion of children in Early Childhood Education. This research is based on the narrative of my professional practice with a storytelling group in a school of Early Childhood Education of the private network of the Metropolitan Region of Porto Alegre and seeks to analyze different situations of questioning and dialogue that can be indicators of moral formation. this group had eight children between 4 years and 5 months and 5 years and 7 months. The concepts of school, childhood, child, literature, ethics and m orals were mapped, thinking about the ways in which education in general and literature in particular can contribute to subjective formation, both moralizing and emancipatory. From the personal report on counting experiences, episodes of "displacements of ideas", "reverberation of lived experiences", "intertwining with other experience s" and "empathy", and worked the categories "moralization" and "moral formation" worked in order to analyze how the moral formation of the subject occurs.
Keywords: Criança
Infância
Educação Infantil
Literatura Infantil
Formação Moral
Child
Childhood
Early Childhood Education
Children's Literature
Moral Training
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10543
Issue Date: 27-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdfLETICIA_MACHADO_MOREIRA_DIS889.11 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.