Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Letícia Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962023504364080por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910880978387325por
dc.date.accessioned2022-11-10T14:25:41Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10543-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender as contribuições que a literatura pode trazer para a formação moral da criança, na Educação Infantil. Esta pesquisa tem por base a narrativa de minha prática profissional com um grupo de contação de histórias em uma escola de Educação Infantil da rede particular da Região Metropolitana de Porto Alegre e busca analisar diferentes situações de questionamento e diálogo que podem ser indicadores de formação moral. esse grupo contou com oito crianças entre 4 anos e 5 meses e 5 anos e 7 meses. Foram mapeados os conceitos de escola, infância, criança, literatura, ética e moral, pensando nas formas como a educação em geral e a literatura em particular podem contribuir para a formação subjetiva, tanto moralizante como emancipatória. A partir do relato pessoal sobre experiências de contação, foram mapeados episódios de “deslocamentos de ideias”, “reverberação de experiências vividas”, “entrelaçamento com outras experiências” e “empatia”, e trabalhadas as categorias “moralização” e “formação moral” de modo a analisar a forma como ocorre a formação moral do sujeito. PALAVRAS-CHAVE: Criança. Infância. Educação Infantil. Literatura Infantil. Formação moral.por
dc.description.abstractThis paper seeks to understand the contributions that the literature can bring to the moral format ion of children in Early Childhood Education. This research is based on the narrative of my professional practice with a storytelling group in a school of Early Childhood Education of the private network of the Metropolitan Region of Porto Alegre and seeks to analyze different situations of questioning and dialogue that can be indicators of moral formation. this group had eight children between 4 years and 5 months and 5 years and 7 months. The concepts of school, childhood, child, literature, ethics and m orals were mapped, thinking about the ways in which education in general and literature in particular can contribute to subjective formation, both moralizing and emancipatory. From the personal report on counting experiences, episodes of "displacements of ideas", "reverberation of lived experiences", "intertwining with other experience s" and "empathy", and worked the categories "moralization" and "moral formation" worked in order to analyze how the moral formation of the subject occurs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2020-06-30T17:38:34Z No. of bitstreams: 1 ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdf: 910450 bytes, checksum: 09a0e335abc6d915af2c53b2f8bbd8a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Lucas Martins Kern ([email protected]), reason: Devolvido em razão da falta da Folha de Rosto on 2020-10-19T16:58:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-11-07T14:25:49Z No. of bitstreams: 1 ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdf: 910450 bytes, checksum: 09a0e335abc6d915af2c53b2f8bbd8a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-11-10T13:49:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdf: 910450 bytes, checksum: 09a0e335abc6d915af2c53b2f8bbd8a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T14:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdf: 910450 bytes, checksum: 09a0e335abc6d915af2c53b2f8bbd8a6 (MD5) Previous issue date: 2020-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185917/ME%20Leticia%20Moreira%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%202020.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectFormação Moralpor
dc.subjectChildeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectChildren's Literatureeng
dc.subjectMoral Trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuições da literatura para a formação do sujeito moral na Educação Infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ME Leticia Moreira Dissertação 2020.pdfLETICIA_MACHADO_MOREIRA_DIS889,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.