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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10519
Document type: Tese
Title: Professoras negras e suas autorias : um estudo sobre a produção acadêmica de doutoras negras atuantes em universidades públicas do sul do Rio Grande do Sul
Author: Rodrigues, Elida Regina Nobre 
Advisor: Eggert, Edla
Abstract (native): Esta tese está inserida na linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e teve como objetivo geral analisar como a produção científica das professoras doutoras negras, atuantes em cursos das áreas humanas, apresenta indícios da consciência da negritude por meio de elementos autobiográficos nos seus escritos. A metodologia adotada foi a autobiográfica que, aliada a escrevivência, permitiu que minha narrativa de vida também estivesse presente na pesquisa. Como uma mulher negra e professora, essas escolhas metodológicas também atuam como uma tentativa de rompimento com paradigmas universalizantes, androcêntricos, racistas e sexistas. Assim como a decisão de priorizar autoras mulheres, especialmente as negras, para a construção do referencial teórico utilizado neste trabalho — uma vez que esse estudo surgiu a partir da constatação da invisibilidade das mulheres negras no meio acadêmico. Foram consideradas para a investigação as categorias: gênero, raça, fator geográfico, habilitação e docência em instituições públicas, na área das ciências humanas. Para a análise da produção científica pude contar com a colaboração de três professoras doutoras, sendo elas: Giane Vargas Escobar, Sátira Pereira Machado e Simone Silva Alves. E a partir da investigação da produção acadêmica das três participantes (disponível de forma pública no Currículo Lattes) foi possível a construção das categorias: consciência da negritude, feminismo negro, dororidade, invisibilidade, fala/voz, resistência e combate ao racismo, que foram analisadas de acordo com o pensamento de intelectuais negras/os. Como resultado, os achados incluíram a indissociabilidade da negritude na produção acadêmica, a resistência e o combate ao racismo e a misoginia, assim como qualquer outra forma de preconceito ou discriminação.
Abstract (english): This thesis has the general objective of analyzing how the scientific production of black doctoral professors working in courses in the humanities áreas, presentes evidence of the consciousness of blackness through autobiographical elements in his writings. The methodology adopted was autobiographical allied to writing and a black woman teacher my life narrative is also related to this research it was a choice that signals the break with universalizing paradigms androcentric, racists and sexists, and for that, women authors, especially black women, were prioritized in the theoretical framework, since this study emerged from the observation of the invisibility of black women in the academic environment. Taking into account the categories of gender, race, geographic factor, qualification and teaching in public institutions in the area of human sciences, we had the collaboration of the doctors professors: Giane Vargas Escobar, Sátira Pereira Machado e Simone Silva Alves. The analysis of their academic productions publicity available in the Lattes Curriculum gave rise to the categories consciousness of blackness black feminism dorority, invisibility speaks resistance and combating racism that were analyzed according to the thinking of black intellectuals. The findings included the inseparability of blackness in academic production, resistance and the fight against racism and misogyny as well as any other form of prejudice or discrimination.
Esta tesis tiene como objetivo general analizar cómo la producción científica de las profesoras doctoras negras actuantes en cursos de las áreas humanas, presenta indicativos de conciencia de negritud por medio de elementos autobiográficos em sus escritos. La metodología adoptada fue la autobiográfica, sumada a la escrevivencia y, como mujer negra y profesora, mi narrativa de vida también está relacionada a esta investigación, fué una elección que muestra la ruptura com parámetros universalizantes, androcéntricos, racistas y sexistas. Y para tanto, fueron priorizados en un referencial teórico de autoras mujeres, especialmente negras, una vez que ese estudio surgió a partir de la constatación de invisibilidad de mujeres negras en medio académico. Llevando en consideración las categorias género, raza, factor geográfico, habilitación y docencia en instituciones públicas, em el área de las ciencias humanas, contamos con la colaboración de tres profesoras doctoras: Giane Vargas Escobar, Sátira Pereira Machado y Simone Silva Alves. El análisis de producción académica de las mismas, presentadas en forma pública em Currículo Lattes dio origen a las categorías conciencia de negritud, feminismo negro, dororidad, invisibilidad, habla/voz, resistencia y combate al racismo, que fueron analisadas de acuerdo con el pensamiento de intelectuales negras/os. Los estúdios incluyeron la indisociabilidad de negritud en la producción académica, la resistência y el combate al racismo y la misoginia, asi como a cualquier otra forma de discriminación.
Keywords: Professoras Negras
Autobiografia
Escrevivência
Ensino Superior
Combate ao Racismo
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10519
Issue Date: 26-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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