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Tipo do documento: Dissertação
Título: Validação da ferramenta net promoter score (nps) para avaliação da satisfação dos pais em unidades de terapia intensiva pediátrica
Autor: Bitencourt, Victoria Noremberg 
Primeiro orientador: Garcia, Pedro Celiny Ramos
Primeiro coorientador: Santos, Iná da Silva dos
Resumo: Introdução: Em decorrência da crescente exigência em relação à qualidade dos serviços em saúde, cada vez mais se tem levado em consideração a avaliação da satisfação dos usuários/clientes e, no caso da pediatria, a satisfação dos pais. Um dos instrumentos mais empregados para avaliar satisfação do cliente é o Net Promoter Score (NPS). Utilizado amplamente no setor da indústria e serviços, o NPS vem conquistando cada vez mais espaço nas áreas destinadas a saúde, no mundo. Atualmente, o único instrumento validado para avaliar a satisfação em unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP) no Brasil é o Empowerment of Parents in the Intensive Care (EMPATHIC-30). Objetivo: Verificar a validade da ferramenta NPS para avaliação da satisfação dos pais em UTIP. Métodos: Estudo transversal multicêntrico observacional realizado em UTIP de cinco hospitais no Brasil. Foram elegíveis os responsáveis legais pela criança hospitalizada, com idade superior a 18 anos. As ferramentas EMPATHIC-30 (padrão ouro) e NPS foram aplicadas juntamente com um questionário sociodemográfico. Para análise, os resultados do EMPATHIC-30 foram dicotomizados em valores iguais ou maiores à mediana do teste (indivíduos considerados satisfeitos com o cuidado recebido na UTIP) e menores que a mediana (indivíduos insatisfeitos). Resultados: Foram entrevistados os responsáveis por 78 pacientes internados nas UTIP. Dos respondentes, 85% eram do sexo feminino e 62% estavam em hospitais privados. A mediana do NPS foi 10 pontos [IIQ 10-10]. O EMPATHIC-30 obteve mediana 5,7 pontos [IIQ 5,4-5,9]. Em comparação ao padrão ouro, o NPS mostrou sensibilidade de 100% em todos os pontos de corte, exceto no ponto 10, em que a sensibilidade foi um pouco menor (97,5%). Já quanto a especificidade, o desempenho foi mais fraco, com valores variando de 0% (NPS ≥ 5) a 47,4% (NPS = 10). A acurácia do NPS foi de 72,7%. Conclusão: O NPS mostrou-se altamente sensível para avaliar a satisfação dos pais, mas com fraca especificidade para identificar os usuários insatisfeitos.
Abstract: Introduction: Due to the growing demand in relation to the quality of health services, the evaluation of user / client satisfaction and, in the case of pediatrics, parental satisfaction, are increasingly being taken into account. One of the most used instruments to assess customer satisfaction is the Net Promoter Score (NPS). Widely used in the industry and services sector, the NPS has been gaining more and more space in the areas destined to health, in the world. Currently, the only validated instrument to assess satisfaction in pediatric intensive care units (PICUs) in Brazil is the Empowerment of Parents in the Intensive Care (EMPATHIC-30). Objective: To evaluate the validity of the NPS tool for assessing parental satisfaction in the PICU. Methods: Observational multicenter cross-sectional study carried out in the PICU of five hospitals in Brazil. The legal guardians for the hospitalized child, aged over 18 years, were eligible. The EMPATHIC-30 and NPS tools were applied together with a sociodemographic questionnaire. For analysis, the results of EMPATHIC-30 were dichotomized at values equal or greater than the median of the test (individuals considered satisfied with the care received in the PICU) and lower than the median (dissatisfied individuals). Results: Those responsible for 78 patients admitted to the PICUs were interviewed. Of the respondents, 85% were female and 62% were in private hospitals. The mean NPS was 9.6 ± 0.9 points, with a median of 10 [IIQ 10-10]. The EMPATHIC-30 obtained an average of 5.5 ± 0.9, with a median of 5.7 points [IIQ 5.4-5.9]. Compared to the gold standard, the NPS showed 100% sensitivity at all cutoff points, except at point 10, where the sensitivity was slightly lower (97.5%). As for specificity, performance was weaker, with values ranging from 0% (NPS ≥ 5) to 47.4% (NPS = 10). The accuracy of the NPS was 72.7%. Conclusion: The NPS was shown to be highly sensitive to assess parental satisfaction, but with weak specificity to identify dissatisfied users.
Palavras-chave: Net Promoter Score (NPS)
EMPATHIC-30
Qualidade da Assistência à Saúde
Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica
Net Promoter Score (NPS),
EMPATHIC-30
Quality of Health Care
Intensive Care Units, Pediatric
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
CLINICA MEDICA::PEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 06/09/2027
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10426
Data de defesa: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

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