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dc.creatorBitencourt, Victoria Noremberg-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951918834314836por
dc.contributor.advisor1Garcia, Pedro Celiny Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0761993714239641por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Iná da Silva dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322486498575710por
dc.date.accessioned2022-09-06T14:22:53Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10426-
dc.description.resumoIntrodução: Em decorrência da crescente exigência em relação à qualidade dos serviços em saúde, cada vez mais se tem levado em consideração a avaliação da satisfação dos usuários/clientes e, no caso da pediatria, a satisfação dos pais. Um dos instrumentos mais empregados para avaliar satisfação do cliente é o Net Promoter Score (NPS). Utilizado amplamente no setor da indústria e serviços, o NPS vem conquistando cada vez mais espaço nas áreas destinadas a saúde, no mundo. Atualmente, o único instrumento validado para avaliar a satisfação em unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP) no Brasil é o Empowerment of Parents in the Intensive Care (EMPATHIC-30). Objetivo: Verificar a validade da ferramenta NPS para avaliação da satisfação dos pais em UTIP. Métodos: Estudo transversal multicêntrico observacional realizado em UTIP de cinco hospitais no Brasil. Foram elegíveis os responsáveis legais pela criança hospitalizada, com idade superior a 18 anos. As ferramentas EMPATHIC-30 (padrão ouro) e NPS foram aplicadas juntamente com um questionário sociodemográfico. Para análise, os resultados do EMPATHIC-30 foram dicotomizados em valores iguais ou maiores à mediana do teste (indivíduos considerados satisfeitos com o cuidado recebido na UTIP) e menores que a mediana (indivíduos insatisfeitos). Resultados: Foram entrevistados os responsáveis por 78 pacientes internados nas UTIP. Dos respondentes, 85% eram do sexo feminino e 62% estavam em hospitais privados. A mediana do NPS foi 10 pontos [IIQ 10-10]. O EMPATHIC-30 obteve mediana 5,7 pontos [IIQ 5,4-5,9]. Em comparação ao padrão ouro, o NPS mostrou sensibilidade de 100% em todos os pontos de corte, exceto no ponto 10, em que a sensibilidade foi um pouco menor (97,5%). Já quanto a especificidade, o desempenho foi mais fraco, com valores variando de 0% (NPS ≥ 5) a 47,4% (NPS = 10). A acurácia do NPS foi de 72,7%. Conclusão: O NPS mostrou-se altamente sensível para avaliar a satisfação dos pais, mas com fraca especificidade para identificar os usuários insatisfeitos.por
dc.description.abstractIntroduction: Due to the growing demand in relation to the quality of health services, the evaluation of user / client satisfaction and, in the case of pediatrics, parental satisfaction, are increasingly being taken into account. One of the most used instruments to assess customer satisfaction is the Net Promoter Score (NPS). Widely used in the industry and services sector, the NPS has been gaining more and more space in the areas destined to health, in the world. Currently, the only validated instrument to assess satisfaction in pediatric intensive care units (PICUs) in Brazil is the Empowerment of Parents in the Intensive Care (EMPATHIC-30). Objective: To evaluate the validity of the NPS tool for assessing parental satisfaction in the PICU. Methods: Observational multicenter cross-sectional study carried out in the PICU of five hospitals in Brazil. The legal guardians for the hospitalized child, aged over 18 years, were eligible. The EMPATHIC-30 and NPS tools were applied together with a sociodemographic questionnaire. For analysis, the results of EMPATHIC-30 were dichotomized at values equal or greater than the median of the test (individuals considered satisfied with the care received in the PICU) and lower than the median (dissatisfied individuals). Results: Those responsible for 78 patients admitted to the PICUs were interviewed. Of the respondents, 85% were female and 62% were in private hospitals. The mean NPS was 9.6 ± 0.9 points, with a median of 10 [IIQ 10-10]. The EMPATHIC-30 obtained an average of 5.5 ± 0.9, with a median of 5.7 points [IIQ 5.4-5.9]. Compared to the gold standard, the NPS showed 100% sensitivity at all cutoff points, except at point 10, where the sensitivity was slightly lower (97.5%). As for specificity, performance was weaker, with values ranging from 0% (NPS ≥ 5) to 47.4% (NPS = 10). The accuracy of the NPS was 72.7%. Conclusion: The NPS was shown to be highly sensitive to assess parental satisfaction, but with weak specificity to identify dissatisfied users.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Pediatria e Saúde da Criança ([email protected]) on 2022-08-29T20:32:37Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.VictoriaBitencourt.pdf: 8650032 bytes, checksum: 3c0716dfb8c42795403916a7d41fbfbe (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-09-06T14:18:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.VictoriaBitencourt.pdf: 8650032 bytes, checksum: 3c0716dfb8c42795403916a7d41fbfbe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T14:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.VictoriaBitencourt.pdf: 8650032 bytes, checksum: 3c0716dfb8c42795403916a7d41fbfbe (MD5) Previous issue date: 2021-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185291/DIS_VICTORIA_NOREMBERG_BITENCOURT_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Medicinapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criançapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNet Promoter Score (NPS)por
dc.subjectEMPATHIC-30por
dc.subjectQualidade da Assistência à Saúdepor
dc.subjectUnidades de Terapia Intensiva Pediátricapor
dc.subjectNet Promoter Score (NPS),eng
dc.subjectEMPATHIC-30eng
dc.subjectQuality of Health Careeng
dc.subjectIntensive Care Units, Pediatriceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.subject.cnpqMEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpor
dc.subject.cnpqCLINICA MEDICA::PEDIATRIApor
dc.titleValidação da ferramenta net promoter score (nps) para avaliação da satisfação dos pais em unidades de terapia intensiva pediátricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao06/09/2027por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

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