Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10285
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possíveis ecos de 1930 na educação atual : escola nova e seu legado
Autor: Cunha, Ana Rosimeri Araujo da 
Primeiro orientador: Pereira, Marcos Villela
Resumo: Será apresentado, neste trabalho, considerações sobre a Escola Nova e seu impacto nas legislações educacionais brasileiras, a fim de entender, como o referido movimento possa ter levado os governantes a deliberarem sobre os caminhos educacionais da época. Tendo como referência as leis de diretrizes e bases brasileiras, de 1946 a 1996, a pergunta norteadora que surge é: como as propostas pedagógicas do governo federal abordam a perspectiva de inclusão- que era um dos marcos dos escolanovistas-, abarcando os adultos analfabetos, as pessoas com deficiência, os identificados(por uma parte da sociedade) como marginalizados, caracterizando-se como uma educação para todos? Inevitável lançar atenção aos aspectos políticos das práticas pedagógicas, desenvolvidas pelos docentes e de como os estudantes se implicam em tais práticas. Assim, para poder desenvolver este estudo, a pesquisa qualitativa, foi a escolha metodológica deste trabalho; com destaque à análise documental, para acessar o passado histórico, no que se refere às legislações e de imediato estabelecer paralelo a respeito do alcance à população discente, compreendida no conceito de educação para todos. As conclusões apresentadas indicam que tem havido preocupação com eliminação de barreiras atitudinais para o desenvolvimento da cidadania, tendo a educação como uma ferramenta valiosa para acessar direitos, onde o mais importante é a pessoa, e não o que ela (pessoa) venha a produzir. Assim, percebe-se que há uma valoração do indivíduo, exatamente um dos principais objetivos da Escola Nova, que incide em estudantes com autonomia no seu próprio processo de aprender, onde sua formação não seja somente um repositório de informações, sendo relevante reconhecer cada estudante em sua fase de desenvolvimento e a real necessidade de significar o que está sendo apreendido.
Abstract: Se presentará, en este trabajo, consideraciones sobre la Escuela Nova y su impacto en las legislaciones educativas brasileñas, a fin de entender, como el referido movimiento 7 pudo haber llevado a los gobernantes a deliberar sobre los caminos educacionales de la época. Teniendo como referencia las leyes de directrices y bases brasileñas, de 1946 a 1996, la pregunta orientadora que surge es: cómo las propuestas pedagógicas del gobierno federal abordan la perspectiva de inclusión- que era uno de los marcos de los escolanovistas-, abarcando los adultos analfabetos, las personas con discapacidad, los identificados (por una parte de la sociedad) como marginados, caracterizándose como una educación para todos? Es inevitable prestar atención a los aspectos políticos de las prácticas pedagógicas, desarrolladas por los docentes y de cómo los estudiantes se implican en tales prácticas. Así, para poder desarrollar este estudio, la investigación cualitativa, fue la elección metodológica de este trabajo; con destaque al análisis documental, para acceder al pasado histórico, en lo que se refiere a las legislaciones y de inmediato establecer paralelo respecto del alcance a la población discente, comprendida en el concepto de educación para todos. Las conclusiones presentadas indican que ha habido preocupación con eliminación de barreras atitudinales para el desarrollo de la ciudadanía, teniendo la educación como una herramienta valiosa para acceder derechos, donde lo más importante es la persona, y no lo que ella (persona) venga a producir. Así, se percibe que hay una valoración del individuo, exactamente uno de los principales objetivos de la Escuela Nueva, que incide en estudiantes con autonomía en su propio proceso de aprender, donde su formación no sea solamente un repositario de informaciones, siendo relevante reconocer a cada estudiante en su fase de desarrollo y la real necesidad de significar lo que está siendo aprehendido.
Palavras-chave: Escola Nova
Política Educacional
Educação Brasileira
Escuela Nueva
Política Educativa
Educación Brasileña
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10285
Data de defesa: 13-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL MESTRADO.pdfANA_ROSIMERI_ARAUJO_DA_CUNHA_DIS2,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.