Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ana Rosimeri Araujo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574304827007379por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910880978387325por
dc.date.accessioned2022-06-03T19:45:39Z-
dc.date.issued2011-01-13-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10285-
dc.description.resumoSerá apresentado, neste trabalho, considerações sobre a Escola Nova e seu impacto nas legislações educacionais brasileiras, a fim de entender, como o referido movimento possa ter levado os governantes a deliberarem sobre os caminhos educacionais da época. Tendo como referência as leis de diretrizes e bases brasileiras, de 1946 a 1996, a pergunta norteadora que surge é: como as propostas pedagógicas do governo federal abordam a perspectiva de inclusão- que era um dos marcos dos escolanovistas-, abarcando os adultos analfabetos, as pessoas com deficiência, os identificados(por uma parte da sociedade) como marginalizados, caracterizando-se como uma educação para todos? Inevitável lançar atenção aos aspectos políticos das práticas pedagógicas, desenvolvidas pelos docentes e de como os estudantes se implicam em tais práticas. Assim, para poder desenvolver este estudo, a pesquisa qualitativa, foi a escolha metodológica deste trabalho; com destaque à análise documental, para acessar o passado histórico, no que se refere às legislações e de imediato estabelecer paralelo a respeito do alcance à população discente, compreendida no conceito de educação para todos. As conclusões apresentadas indicam que tem havido preocupação com eliminação de barreiras atitudinais para o desenvolvimento da cidadania, tendo a educação como uma ferramenta valiosa para acessar direitos, onde o mais importante é a pessoa, e não o que ela (pessoa) venha a produzir. Assim, percebe-se que há uma valoração do indivíduo, exatamente um dos principais objetivos da Escola Nova, que incide em estudantes com autonomia no seu próprio processo de aprender, onde sua formação não seja somente um repositório de informações, sendo relevante reconhecer cada estudante em sua fase de desenvolvimento e a real necessidade de significar o que está sendo apreendido.por
dc.description.abstractSe presentará, en este trabajo, consideraciones sobre la Escuela Nova y su impacto en las legislaciones educativas brasileñas, a fin de entender, como el referido movimiento 7 pudo haber llevado a los gobernantes a deliberar sobre los caminos educacionales de la época. Teniendo como referencia las leyes de directrices y bases brasileñas, de 1946 a 1996, la pregunta orientadora que surge es: cómo las propuestas pedagógicas del gobierno federal abordan la perspectiva de inclusión- que era uno de los marcos de los escolanovistas-, abarcando los adultos analfabetos, las personas con discapacidad, los identificados (por una parte de la sociedad) como marginados, caracterizándose como una educación para todos? Es inevitable prestar atención a los aspectos políticos de las prácticas pedagógicas, desarrolladas por los docentes y de cómo los estudiantes se implican en tales prácticas. Así, para poder desarrollar este estudio, la investigación cualitativa, fue la elección metodológica de este trabajo; con destaque al análisis documental, para acceder al pasado histórico, en lo que se refiere a las legislaciones y de inmediato establecer paralelo respecto del alcance a la población discente, comprendida en el concepto de educación para todos. Las conclusiones presentadas indican que ha habido preocupación con eliminación de barreras atitudinales para el desarrollo de la ciudadanía, teniendo la educación como una herramienta valiosa para acceder derechos, donde lo más importante es la persona, y no lo que ella (persona) venga a producir. Así, se percibe que hay una valoración del individuo, exactamente uno de los principales objetivos de la Escuela Nueva, que incide en estudiantes con autonomía en su propio proceso de aprender, donde su formación no sea solamente un repositario de informaciones, siendo relevante reconocer a cada estudiante en su fase de desarrollo y la real necesidad de significar lo que está siendo aprehendido.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-06-01T01:27:31Z No. of bitstreams: 1 FINAL MESTRADO.pdf: 2907481 bytes, checksum: eb5c540267d58e79d7edafd349351d76 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2022-06-03T19:36:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FINAL MESTRADO.pdf: 2907481 bytes, checksum: eb5c540267d58e79d7edafd349351d76 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-03T19:45:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINAL MESTRADO.pdf: 2907481 bytes, checksum: eb5c540267d58e79d7edafd349351d76 (MD5) Previous issue date: 2011-01-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/184400/FINAL%20MESTRADO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Novapor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectEducação Brasileirapor
dc.subjectEscuela Nuevaspa
dc.subjectPolítica Educativaspa
dc.subjectEducación Brasileñaspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePossíveis ecos de 1930 na educação atual : escola nova e seu legadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL MESTRADO.pdfANA_ROSIMERI_ARAUJO_DA_CUNHA_DIS2,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.