Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1022
Document type: Tese
Title: Análise comparativa do efeito de diferentes superfícies sobre a resposta tecidual perimplantar em regiões com baixa densidade óssea : modelo animal coelho
Author: Post, Letícia Kirst 
Advisor: Oliveira, Marília Gerhardt de
Abstract (native): As possibilidades de modificação das propriedades de superfície dos implantes são muito grandes, tanto com relação aos aspectos químico e biológico quanto aos morfológico e topográfico. Pesquisas recentes têm-se dedicado a buscar uma superfície que otimize o processo de osseointegração em regiões com baixa densidade óssea. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes superfícies implantares sobre a resposta tecidual em regiões com baixa densidade óssea. Foram utilizados para este estudo 8 coelhos machos da raça Nova Zelândia. Em cada animal foram inseridos, cirurgicamente, 4 implantes cilíndricos, sendo na tíbia direita as amostras dos grupos G1 (superfície usinada) e G2 (tratamento com ataque ácido de rotina) e na tíbia esquerda as amostras dos grupos G3 (superfície com camada porosa de titânio) e G4 (superfície com camada porosa de titânio mais tratamento com ataque ácido inovador) O experimento foi repetido, de forma idêntica, em todos os animais. Durante todo o período de observação (30 dias), os animais permaneceram saudáveis, com cicatrização normal na região operada, sem evidência de infecção ou deiscência de sutura. Todos os implantes obtiveram estabilidade ao tecido perimplantar, mesmo após o processo de descalcificação óssea. Em alguns grupos da amostra a neoformação óssea cobriu a porção coronal não submersa dos implantes. Os resultados da análise histológica evidenciaram que a interface óssea com os implantes dos grupos G1 e G2 foi caracteristicamente linear e regular e com G3 e G4 mais irregular. De modo geral, os implantes do grupo G3 melhor contribuíram para a dinâmica do reparo ósseo.
Keywords: ODONTOLOGIA
IMPLANTES DENTÁRIOS OSSEOINTEGRADOS
OSSEOINTEGRAÇÃO (ODONTOLOGIA)
ANIMAIS - EXPERIÊNCIAS
TIBIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: POST, Letícia Kirst. Análise comparativa do efeito de diferentes superfícies sobre a resposta tecidual perimplantar em regiões com baixa densidade óssea : modelo animal coelho. 2009. 65 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1022
Issue Date: 13-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
417615.pdfTexto Completo899,85 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.