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Tipo do documento: Tese
Título: O processo de internacionalização do currículo em uma IES brasileira
Autor: Silva, Carla Camargo Cassol da 
Primeiro orientador: Morosini, Marília Costa
Resumo: Impelida pela sociedade global e necessidades adjacentes, a internacionalização da educação passou a ser pauta central nas discussões que versam sobre a contribuição das instituições de educação superior e a qualidade da educação. Ao considerar que a principal missão da educação superior para a sociedade é a formação de profissionais e cidadãos preparados para viver e trabalhar em um mundo multicultural e interconectado, não se pode considerar excelente uma instituição de educação superior que não seja minimamente internacionalizada. Portanto, posto o desafio de projetar e promover experiências que desenvolverão propositadamente competências globais e interculturais em alunos para promover os conhecimentos, as habilidades e a autoconsciência que eles precisam para participar efetivamente como cidadãos e profissionais nessa sociedade global, a internacionalização do currículo revela-se como uma alternativa. O objetivo deste estudo foi propor a internacionalização do currículo formal de um programa de graduação em uma IES brasileira, a partir do modelo de Leask (2015), seguindo-se os protocolos de pesquisa-ação. O modelo de internacionalização do currículo de Leask (2015) foi aplicado, contando com o envolvimento de professores e lideranças da IES campo de estudo. Dados foram coletados e analisados durante as fases de planejamento e execução da pesquisa. Após a entrega da proposta de currículo internacionalizado, uma análise aprofundada, compreendendo uma triangulação das análises anteriormente realizadas, a comparação do currículo vigente com o currículo proposto e uma avaliação crítica do processo de pesquisa possibilitaram apontar os resultados da pesquisa. Além da proposta de um currículo formal de um programa de graduação internacionalizado, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de adaptação do modelo de Leask (2015) para aplicação no contexto institucional estudado. Tais adaptações foram realizadas e analisadas, possibilitando a proposta de um novo modelo adaptado, que poderá ser replicado no contexto brasileiro, viabilizando a internacionalização do currículo de mais programas.
Abstract: Driven by global society and its adjacent needs, the internationalization of education has become a central issue in discussions on the contribution of higher education institutions (HEIs) and the quality of education. Considering that the main mission of higher education to society is the development of professionals and citizens to live and work in a multicultural and interconnected world, a higher education institution that is not minimally internationalized cannot be considered excellent. Therefore, given the challenge of designing and promoting experiences that will purposefully develop global and intercultural competencies in students to promote the knowledge, skills and selfawareness they need to participate effectively as citizens and professionals in this global society, the internationalization of the curriculum appears as a viable alternative. The goal of this study is to propose the internationalization of the formal curriculum of an undergraduate program in a Brazilian HEI, based on Leask’s internationalization of the curriculum model (2015), following the action research protocols. Leask’s model (2015) was applied, with the involvement of professors and leaders from the HEI under study. Data were collected and analyzed during the research planning and execution phases. After the delivery of the internationalized curriculum proposal, an in-depth study, comprising the analyses previously carried out, the comparison of the current curriculum with the proposed one and a critical evaluation of the research process, made it possible to point out the research outcomes. In addition to the proposal of an internationalized formal curriculum for an undergraduate program, the research findings pointed to the need to adapt Leask’s model (2015) in the context under study. Such adaptions were made and analyzed, thus enabling the proposal of a new adapted model, which can be replicated in the Brazilian context, paving the way to internationalize more programs.
Palavras-chave: Educação Superior
Internacionalização da Educação Superior
Currículo
Internacionalização do Currículo
Higher Education
Internationalization of Higher Education
Curriculum
Internationalization of the Curriculum
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 06 meses
Data para liberar texto completo: 12/10/2022
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10141
Data de defesa: 27-Jan-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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