Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carla Camargo Cassol da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4121653713782376por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614883884181446por
dc.date.accessioned2022-04-12T18:41:24Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10141-
dc.description.resumoImpelida pela sociedade global e necessidades adjacentes, a internacionalização da educação passou a ser pauta central nas discussões que versam sobre a contribuição das instituições de educação superior e a qualidade da educação. Ao considerar que a principal missão da educação superior para a sociedade é a formação de profissionais e cidadãos preparados para viver e trabalhar em um mundo multicultural e interconectado, não se pode considerar excelente uma instituição de educação superior que não seja minimamente internacionalizada. Portanto, posto o desafio de projetar e promover experiências que desenvolverão propositadamente competências globais e interculturais em alunos para promover os conhecimentos, as habilidades e a autoconsciência que eles precisam para participar efetivamente como cidadãos e profissionais nessa sociedade global, a internacionalização do currículo revela-se como uma alternativa. O objetivo deste estudo foi propor a internacionalização do currículo formal de um programa de graduação em uma IES brasileira, a partir do modelo de Leask (2015), seguindo-se os protocolos de pesquisa-ação. O modelo de internacionalização do currículo de Leask (2015) foi aplicado, contando com o envolvimento de professores e lideranças da IES campo de estudo. Dados foram coletados e analisados durante as fases de planejamento e execução da pesquisa. Após a entrega da proposta de currículo internacionalizado, uma análise aprofundada, compreendendo uma triangulação das análises anteriormente realizadas, a comparação do currículo vigente com o currículo proposto e uma avaliação crítica do processo de pesquisa possibilitaram apontar os resultados da pesquisa. Além da proposta de um currículo formal de um programa de graduação internacionalizado, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de adaptação do modelo de Leask (2015) para aplicação no contexto institucional estudado. Tais adaptações foram realizadas e analisadas, possibilitando a proposta de um novo modelo adaptado, que poderá ser replicado no contexto brasileiro, viabilizando a internacionalização do currículo de mais programas.por
dc.description.abstractDriven by global society and its adjacent needs, the internationalization of education has become a central issue in discussions on the contribution of higher education institutions (HEIs) and the quality of education. Considering that the main mission of higher education to society is the development of professionals and citizens to live and work in a multicultural and interconnected world, a higher education institution that is not minimally internationalized cannot be considered excellent. Therefore, given the challenge of designing and promoting experiences that will purposefully develop global and intercultural competencies in students to promote the knowledge, skills and selfawareness they need to participate effectively as citizens and professionals in this global society, the internationalization of the curriculum appears as a viable alternative. The goal of this study is to propose the internationalization of the formal curriculum of an undergraduate program in a Brazilian HEI, based on Leask’s internationalization of the curriculum model (2015), following the action research protocols. Leask’s model (2015) was applied, with the involvement of professors and leaders from the HEI under study. Data were collected and analyzed during the research planning and execution phases. After the delivery of the internationalized curriculum proposal, an in-depth study, comprising the analyses previously carried out, the comparison of the current curriculum with the proposed one and a critical evaluation of the research process, made it possible to point out the research outcomes. In addition to the proposal of an internationalized formal curriculum for an undergraduate program, the research findings pointed to the need to adapt Leask’s model (2015) in the context under study. Such adaptions were made and analyzed, thus enabling the proposal of a new adapted model, which can be replicated in the Brazilian context, paving the way to internationalize more programs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2022-04-11T22:38:10Z No. of bitstreams: 1 Tese_Carla_Cassol-v.final.pdf: 4320300 bytes, checksum: 3916d79682a28b437c011320098413ef (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2022-04-12T18:26:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Carla_Cassol-v.final.pdf: 4320300 bytes, checksum: 3916d79682a28b437c011320098413ef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-12T18:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Carla_Cassol-v.final.pdf: 4320300 bytes, checksum: 3916d79682a28b437c011320098413ef (MD5) Previous issue date: 2022-01-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/183583/TES_CARLA_CAMARGO_CASSOL_DA_SILVA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/185714/TES_CARLA_CAMARGO_CASSOL_DA_SILVA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectInternacionalização da Educação Superiorpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInternacionalização do Currículopor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectInternationalization of Higher Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectInternationalization of the Curriculumeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo de internacionalização do currículo em uma IES brasileirapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo06 mesespor
dc.restricao.dataliberacao12/10/2022por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_CARLA_CAMARGO_CASSOL_DA_SILVA_COMPLETO.pdfCARLA_CAMARGO_CASSOL_DA_SILVA_TES4,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.