Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9971
Document type: Tese
Title: Engajamento político-educativo na imprensa feminina brasileira do século XIX : o periódico A Mulher (1881-1883)
Author: Costa, Priscila Trartach 
Advisor: Eggert, Edla
Abstract (native): O presente trabalho teve por objetivo investigar de que forma a atividade periodística feminina produziu engajamento político-educativo no contexto do Brasil do século XIX, considerando como fonte principal de pesquisa o periódico “A Mulher”, de autoria de Josefa Águeda Felisbela Mercedes de Oliveira e Maria Augusta Generoso Estrela, publicado entre 1881 e 1883. A investigação procurou trazer para o debate o contexto educacional oitocentista e suas implicações e os interditos para o acesso das mulheres à educação, especialmente à Educação Superior. Buscou, utilizando como metodologia os princípios da hermenêutica feminina, compreender como a escrita periódica feminina, enquanto fonte rica e original de pesquisa, inseriu-se nesse debate, opondo-se às formas de educação feminina que negavam às mulheres a emancipação – intelectual, política, econômica e social –, na segunda metade do século XIX. Buscou, igualmente, explorar a escrita periódica feminina como uma escrita autoral – produzida por e para mulheres – capaz de evidenciar capacidade intelectual e criativa por parte das mulheres oitocentistas e, ao mesmo tempo, capaz de promover engajamento através de uma escrita original, argumentativa e militante.
Abstract (english): This study aimed to investigate how female journalistic activity produced political-educational engagement in the Brazilian context of the 19th century, considering the journal “A Mulher”, by Josefa Águeda Felisbela Mercedes de Oliveira and Maria Augusta Generoso Estrela, published between 1881 and 1883. The investigation sought to bring to the debate the educational context of the nineteenth century and its implications and the prohibitions for women's access to education, especially to Higher Education. It sought, using the principles of female hermeneutics as a methodology, to understand how female periodic writing, as a rich and original source of research, entered this debate, opposing the forms of female education that denied women emancipation - intellectual, political, economic and social – in the second half of the 19th century. It also sought to explore female periodic writing as authorial writing – produced by and for women – capable of showing intellectual and creative capacity on the part of nineteenth-century women and, at the same time, with the ability to promote engagement through the original, argumentative, and militant.
Keywords: Imprensa Periódica Feminina
Educação Feminina
Educação Superior
Engajamento Político-Educativo
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9971
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Priscila Trarbach Costa.pdfPRISCILA_TRARBACH_COSTA_TES1.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.