Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Priscila Trartach-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8084312691950808por
dc.contributor.advisor1Eggert, Edla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.date.accessioned2021-11-24T12:10:17Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9971-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo investigar de que forma a atividade periodística feminina produziu engajamento político-educativo no contexto do Brasil do século XIX, considerando como fonte principal de pesquisa o periódico “A Mulher”, de autoria de Josefa Águeda Felisbela Mercedes de Oliveira e Maria Augusta Generoso Estrela, publicado entre 1881 e 1883. A investigação procurou trazer para o debate o contexto educacional oitocentista e suas implicações e os interditos para o acesso das mulheres à educação, especialmente à Educação Superior. Buscou, utilizando como metodologia os princípios da hermenêutica feminina, compreender como a escrita periódica feminina, enquanto fonte rica e original de pesquisa, inseriu-se nesse debate, opondo-se às formas de educação feminina que negavam às mulheres a emancipação – intelectual, política, econômica e social –, na segunda metade do século XIX. Buscou, igualmente, explorar a escrita periódica feminina como uma escrita autoral – produzida por e para mulheres – capaz de evidenciar capacidade intelectual e criativa por parte das mulheres oitocentistas e, ao mesmo tempo, capaz de promover engajamento através de uma escrita original, argumentativa e militante.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate how female journalistic activity produced political-educational engagement in the Brazilian context of the 19th century, considering the journal “A Mulher”, by Josefa Águeda Felisbela Mercedes de Oliveira and Maria Augusta Generoso Estrela, published between 1881 and 1883. The investigation sought to bring to the debate the educational context of the nineteenth century and its implications and the prohibitions for women's access to education, especially to Higher Education. It sought, using the principles of female hermeneutics as a methodology, to understand how female periodic writing, as a rich and original source of research, entered this debate, opposing the forms of female education that denied women emancipation - intellectual, political, economic and social – in the second half of the 19th century. It also sought to explore female periodic writing as authorial writing – produced by and for women – capable of showing intellectual and creative capacity on the part of nineteenth-century women and, at the same time, with the ability to promote engagement through the original, argumentative, and militant.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-11-23T18:16:07Z No. of bitstreams: 1 TESE Priscila Trarbach Costa.pdf: 1871118 bytes, checksum: d6b70d7c7159ed846232806db1555a7d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-11-24T11:58:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Priscila Trarbach Costa.pdf: 1871118 bytes, checksum: d6b70d7c7159ed846232806db1555a7d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T12:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE Priscila Trarbach Costa.pdf: 1871118 bytes, checksum: d6b70d7c7159ed846232806db1555a7d (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182621/TESE%20Priscila%20Trarbach%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImprensa Periódica Femininapor
dc.subjectEducação Femininapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectEngajamento Político-Educativopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEngajamento político-educativo na imprensa feminina brasileira do século XIX : o periódico A Mulher (1881-1883)por
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Priscila Trarbach Costa.pdfPRISCILA_TRARBACH_COSTA_TES1.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.