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Tipo do documento: Tese
Título: Competências como fundantes da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Nunes, Letícia Bastos 
Primeiro orientador: Morosini, Marília Costa
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e objetivou analisar as implicações das competências cognitivas, socioemocionais e interculturais, constitutivas de Matrizes Curriculares, no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em tal contexto, o problema de pesquisa visa discutir em que medida a utilização dessas Matrizes, alicerçadas em competências com foco no desenvolvimento pedagógico, pode contribuir na formação integral dos estudantes, interferir em seu processo de avaliação, bem como gerar avanços nos resultados de aprendizagem e na dinâmica curricular. A metodologia utilizada embasou-se na abordagem qualitativa, na qual foram utilizados, como técnicas de pesquisa, o levantamento documental e as entrevistas semiestruturadas (com professores, orientadoras e/ou psicólogas educacionais, orientadora pedagógica e orientador disciplinar dos Anos Iniciais e diretora pedagógica), de modo a realizar um estudo de caso, em uma escola de Educação Básica privada da cidade de Porto Alegre/RS. A princípio, sete perguntas iniciais haviam sido projetadas para a discussão; porém, devido aos impactos da pandemia no campo educacional, complementou-se o roteiro com mais três perguntas estratégicas, que abrangiam a pandemia e suas implicações. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, a fim de que se compreendesse o conteúdo coletado à luz do problema de pesquisa. Os achados dessa investigação evidenciaram que a avaliação da aprendizagem com foco pedagógico em competências constituiu-se como a força propulsora de mudança nas práticas e nos processos pedagógicos dos Anos Iniciais. Compreende-se, assim, que a metodologia avaliativa elaborada pela instituição em foco qualificou a dinâmica curricular e revelou progresso nos resultados de aprendizagem de estudantes, tendo em vista que eles apresentaram, em todas as áreas de conhecimento, tanto pela avaliação interna como externa, um expressivo aumento do escopo em nível avançado de desempenho, o qual exige a utilização de operações mentais complexas. Foi, também, evidenciado que os estudantes têm demonstrado, progressivamente, o desenvolvimento de competências socioemocionais e interculturais, o que contribui para com a sua formação integral. Desse modo, acredita-se que a realização desta pesquisa apresenta relevância em virtude do estudo sobre o entrelaçamento entre os seguintes vetores educacionais: competências cognitivas, socioemocionais e interculturais, avaliação da aprendizagem e formação integral. Temáticas essas que se tornam, a um só tempo, inéditas no campo educacional e de extrema relevância na atualidade, e cuja proposição poderá contribuir efetivamente com diversas escolas de Educação Básica e, talvez, por consequência, com instituições de Ensino Superior, visto que o posicionamento da educação contemporânea prima, em todos os seus níveis, crescentemente, pelo desenvolvimento de competências nos estudantes, assim como por uma avaliação da aprendizagem condizente com as premissas educativas contemporâneas. Dessa forma, o estudo abre possibilidades para futuras pesquisas e discussões acerca da temática.
Abstract: The present study is inserted in the research line of Training, Policies and Practices in Education from the Centre for Studies in Higher Education (CEES), of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), and aimed to be analysed as a judgment of cognitive, socioemotional and intercultural skills constituting the Syllabus in the process of evaluating students learning in the initial years of elementary school. In such context, the research problem seeks to discuss to what extent the use of those Matrices, based on those competencies focusing on pedagogical development, could contribute to the integral student education process, interfere in their assessment process, as well as generate advances in learning outcomes and the curriculum dynamics. The methodology used is in the qualitative approach, in which a documentary survey and semi-structured notes were used as research techniques (with teachers, advisors and/or educational psychologists, pedagogical advisor and disciplinary advisor for the initial years and pedagogical director), to conduct a case study in a private basic education school in the city of Porto Alegre/RS. At first, seven initial questions had been designed for discussion; however, due to the impacts of the pandemic in the educational field, the script was complemented with three more strategic questions, covering the pandemic and its implications. For data analysis, a Discursive Textual Analysis was used to understand the collected content of the research problem. The findings of this investigation displayed that the assessment of learning with a pedagogical focus on those competencies constituted the driving force for change in the pedagogical practices and processes in the early years of elementary school. It is understood, therefore, that the evaluative methodology developed by the institution in focus qualified the curricular dynamics and revealed in the learning results of students, considering that they dissipated, in all areas of knowledge, both by internal and external evaluation, a significant increase in scope at an advanced level of performance, which requires the use of complex mental operations. It was also evidenced that students have progressively demonstrated the development of socio-emotional and intercultural skills, which contributes to their integral training. Thus, it is believed that this research is relevant due to the study on the intertwining among the following educational vectors: cognitive, socio-emotional, and intercultural competencies, learning assessment, and comprehensive training. These themes become, concurrent, unprecedented in the educational field and extremely relevant today, and whose offer could effectively contribute to several Basic Education schools and, perhaps, as a consequence, to Higher Education institutions, since the positioning of contemporary education, at all its levels, increasingly strives for the development of skills in students, as well as for an assessment of learning consistent with contemporary educational premises. Thus, the study opens possibilities for further research and discussions on the subject.
Este estudio se inserta en la línea de investigación sobre Formación, Políticas y Prácticas en Educación del Centro de Estudios de la Educación Superior (CEES), de la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS), y tuvo como objetivo analizar las implicaciones de la educación cognitiva. habilidades, socioemocionales e interculturales, constitutivas de las Matrices Curriculares, en el proceso de evaluación del aprendizaje de los alumnos de los primeros años de la escuela primaria. En tal contexto, el problema de investigación quiere discutir en qué medida el uso de estas Matrices, basadas en competencias con enfoque en el desarrollo pedagógico, puede contribuir a la formación integral de los estudiantes, interferir en su proceso de evaluación, así como generar avances. en los resultados del aprendizaje y en la dinámica curricular. La metodología utilizada se basó en el enfoque cualitativo, en el que se utilizaron como técnicas de investigación la encuesta documental y las entrevistas semiestructuradas (con docentes, asesores y/o psicólogos educativos, asesor pedagógico y asesor disciplinar de los Años Iniciales y director pedagógico), para realizar un estudio de caso, en una escuela privada de Educación Básica de la ciudad de Porto Alegre/RS. Al principio, se habían diseñado siete preguntas iniciales para su discusión; sin embargo, debido a los impactos de la pandemia en el campo educativo, el guión se complementó con tres preguntas estratégicas más, cubriendo la pandemia y sus implicaciones. Para el análisis de los datos se utilizó el Análisis Textual Discursivo, con el fin de comprender el contenido recopilado a la luz del problema de investigación. Los hallazgos de esta investigación mostraron que la evaluación de los aprendizajes con un enfoque pedagógico por competencias, constituyó la fuerza impulsora del cambio en las prácticas y procesos pedagógicos de la Primera Infancia. Se entiende, por tanto, que la metodología evaluativa desarrollada por la institución en foco calificó la dinámica curricular y reveló avances en los resultados de aprendizaje de los estudiantes, considerando que éstos presentaron, en todas las áreas del conocimiento, tanto por evaluación interna como externa, un significativo aumento de alcance a un nivel avanzado de rendimiento, lo que requiere el uso de operaciones mentales complejas. También se evidenció que los estudiantes han demostrado progresivamente el desarrollo de habilidades socioemocionales e interculturales, lo que contribuye a su evaluación del aprendizaje y formación integral. Así, se cree que esta investigación es relevante debido al estudio sobre el entrelazamiento de los siguientes vectores educativos: competencias cognitivas, socioemocionales e interculturales, evaluación del aprendizaje y formación integral. Estos temas se tornan, a la vez, inéditos en el ámbito educativo y de gran relevancia en la actualidad, y cuya propuesta puede contribuir eficazmente a varias escuelas de Educación Básica y, tal vez, como consecuencia, a las instituciones de Educación Superior, ya que el posicionamiento de la educación contemporánea, en todos sus niveles, se esfuerza cada vez más por el desarrollo de competencias en los estudiantes, así como para una evaluación del aprendizaje consistente con los supuestos educativos contemporáneos. Por lo tanto, el estudio abre posibilidades para futuras investigaciones y discusiones sobre el tema.
Palavras-chave: Competências
Avaliação da Aprendizagem
Formação Integral
Educação Básica
COVID-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9958
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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