Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacques, Luciana Gomes de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500800149517904por
dc.contributor.advisor1Gershenson, Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635554227009868por
dc.date.accessioned2021-11-03T11:53:29Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9954-
dc.description.resumoNesta tese tem-se o objetivo de analisar até que ponto a incorporação das práticas restaurativas na socioeducação em meio aberto vem se constituindo em alternativa ao punitivismo que atravessa o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei no Brasil. O presente estudo possibilitou conhecer as particularidades da relação entre práticas restaurativas e socioeducação desenvolvidas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como parte do atendimento aos (às) adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, fundamentado no método dialético. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental que subsidiou o aprofundamento teórico sobre o tema; pesquisa empírica, tendo como participantes os Facilitadores de Práticas Restaurativas destinadas a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, recrutados por meio da técnica de amostragem não probabilística, denominada “Bola de Neve”. Os participantes da pesquisa responderam um questionário, enviado on-line, ou uma entrevista guiada por meio de um roteiro com perguntas semiestruturadas - realizada de forma presencial e on-line. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados com base nas categorias explicativas da realidade: ato infracional, punitivismo, medida socioeducativa em meio aberto (MSE-MA), socioeducação e práticas restaurativas. A análise das informações foi realizada com base na Análise Textual Discursiva, com base em Roque Moraes (1999; 2003) e Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi (2011). A pesquisa realizada permitiu chegar à seguinte tese da Tese: A incorporação das práticas restaurativas na socioeducação em meio aberto está permeada pela dialética entre o punitivismo e as estratégias de enfrentamento às violências que historicamente atravessam o atendimento socioeducativo. Se, por um lado, essa incoporação pode ser capturada por finalidades educativas moralizantes e de controle social dos adolescentes, especialmente no momento atual de avanço da extrema direita e do neoliberalismo autoritário no Brasil, por outro, também pode mobilizar a recusa e o enfrentamento de preconceitos e convergir para a corresponsabilização da rede no próprio atendimento socioeducativo.por
dc.description.abstractL'obiettivo di questo lavoro è di analizzare in che misura l'incorporazione di pratiche di tipo restaurativo nell’attività socio-educativa in ambiente aperto rappresenti un'alternativa al punitivismo che caratterizza l’assistenza agli adolescenti in conflitto con la legge in Brasile. Il presente studio esamina la specificità della relazione fra pratiche di tipo restaurativo e attività socio-educative sviluppate nei Centri specializzati di assistenza sociale (CREAS), nell'ambito dell'assistenza fornita agli/alle adolescenti secondo misure socio-educative in ambiente aperto3. La studio, descrittivo ed esplorativo, è di tipo qualitativo e basato sul metodo dialettico. La ricerca bibliografica e documentale ha fornito un supporto per l'approfondimento teorico della materia; la ricerca empirica ha coinvolto come partecipanti professionisti del CREAS e facilitatori di pratiche restaurative rivolte ad adolescenti nell’ambito di attività socio-educative in ambiente aperto, reclutati attraverso la tecnica del campionamento a valanga. I partecipanti hanno risposto a un questionario online e ad un'intervista semi-strutturata, svolta in presenza ed on-line. La raccolta dei dati è stata realizzata a partire delle seguenti categorie descrittive della realtà: infrazione, punitivismo, attività socioeducativa in ambiente aperto, attività socio-educative e pratiche restaurative. Il materiale raccolto è stata esaminato attraverso l'analisi testuale del discorso, secondo le indicazioni di Roque Moraes (1999; 2003) e Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi (2011). I risultati hanno permesso di formulare la seguente tesi: l'incorporazione di pratiche restaurative nell’attività socio-educativa in ambiente aperto è caratterizzata dalla dialettica punitivismo/strategie di contrasto della violenza, le quali, storicamente, contraddistinguono l'assistenza socio-educativa. Se, da un lato, tale incorporazione può essere votata a finalità educative moralizzanti e di controllo sociale degli adolescenti, soprattutto nell'attuale fase che vede avanzare in Brasile l’estrema destra e il neoliberismo autoritario, dall'altro, può anche mobilitare al rifiuto e al contrasto dei pregiudizi, spingendo a corresponsabilizzare la rete assistenziale nella stessa attività socio-educativa.ita
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Serviço Social ([email protected]) on 2021-10-29T20:33:57Z No. of bitstreams: 1 Tese - Luciana Gomes de Lima Jacques.pdf: 2232489 bytes, checksum: 1528fb9c36ae1e07bbc39ac576e101f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-11-03T11:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Luciana Gomes de Lima Jacques.pdf: 2232489 bytes, checksum: 1528fb9c36ae1e07bbc39ac576e101f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T11:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Luciana Gomes de Lima Jacques.pdf: 2232489 bytes, checksum: 1528fb9c36ae1e07bbc39ac576e101f0 (MD5) Previous issue date: 2021-07-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182517/Tese%20-%20Luciana%20Gomes%20de%20Lima%20Jacques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPunitivismopor
dc.subjectPráticas Restaurativaspor
dc.subjectMedida Socioeducativa em Meio Abertopor
dc.subjectPunitivismopor
dc.subjectPratiche Restaurativepor
dc.subjectAttività Socio-Educative in Ambiente Apertopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleJustiça restaurativa e socioeducação em meio aberto : desafios e contribuições face ao punitivismo no Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Luciana Gomes de Lima Jacques.pdfLUCIANA_GOMES_DE_LIMA_JACQUES_TES2,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.