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dc.creatorPagnussatt, Denise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484034482558301por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838297393852726por
dc.date.accessioned2021-10-28T17:17:43Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9947-
dc.description.resumoDesde a década de 1990, a Reputação participa das estratégias organizacionais tendo em vista sua possível triangulação intencional: (1) impacto no desempenho financeiro em longo prazo; (2) visibilização e valorização pública mediante boas colocações em rankings promovidos por institutos de pesquisa; e (3) possibilidade de maior troca simbólica emocional e vínculo com os públicos de interesse. Reconhecemos ainda as aproximações entre a atuação sustentável e a legitimação reputacional, pois sua prática promove (publicamente) o equilíbrio entre os interesses econômicos, ambientais e sociais. Mediante essas concepções, o presente estudo visa refletir sobre as marcas/elementos discursivos que configuram/definem a Reputação Sensível; discutir como as pesquisas sobre Reputação têm evidenciado/materializado essas marcas; e revelar a materialidade das dimensões sensíveis - emoções, sentimentos e afetos - acionados nos discursos reputacionais da Natura. Para atender aos objetivos, optamos pela Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2002), com Estudo de Caso (STAKE, 1995) da empresa Natura, recorrendo à técnica de Análise de Discurso (ORLANDI, 2015) e aproximamos a elementos da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados evidenciam que os discursos da Natura materializam, o que denominamos de Reputação Sensível, por meio de narrativas que enfatizam – e reiteram – os sentimentos de bem-estar, ressentimento ativo, empoderamento, assim como afetos de confiança, amor-próprio, orgulho, empatia e admiração.por
dc.description.abstractSince the 1990s, Reputation has participated in organizational strategies in view of its possible intentional triangulation: (1) impact on long-term financial performance; (2) visibility and public appreciation through good placements in rankings promoted by research institutes; and (3) possibility of greater emotional symbolic exchange and bonding with stakeholders. We also recognize the approximations between sustainable performance and reputational legitimation, as their practice promotes (publicly) the balance between economic, environmental and social interests. Through these conceptions, this study aims to reflect on the expressions and discursive elements that configure/define the Sensitive Reputation; discuss how research on Reputation has highlighted these expressions and these aspects; and reveal the materiality of the sensitive dimensions - emotions, feelings and affections - triggered in Natura's reputational discourses. To meet the objectives, we opted for Depth Hermeneutics (THOMPSON, 2002), with a Case Study (STAKE, 1995) from the Natura company, using the Discourse Analysis technique (ORLANDI, 2015) and we approached elements of discursive textual analysis (MORAES; GALIAZZI, 2006). The results show that Natura's discourses materialize what we call Sensitive Reputation through narratives that emphasize – and reiterate – the feelings of well-being, active resentment, empowerment, as well as affections of trust, self-love, pride, empathy and admiration.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2021-10-27T16:25:34Z No. of bitstreams: 1 DENISE_PAGNUSSATT_TES.pdf: 4532966 bytes, checksum: 80f67701435eac82ef0ded4c770b2bfe (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-10-28T16:55:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DENISE_PAGNUSSATT_TES.pdf: 4532966 bytes, checksum: 80f67701435eac82ef0ded4c770b2bfe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-28T17:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENISE_PAGNUSSATT_TES.pdf: 4532966 bytes, checksum: 80f67701435eac82ef0ded4c770b2bfe (MD5) Previous issue date: 2021-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectReputação Sensívelpor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectDimensões Sensíveispor
dc.subjectNaturapor
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subjectSensitive Reputationeng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectSensitive Dimensionseng
dc.subjectNaturaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleReputação sensível : aproximações entre os discursos reputacionais e as dimensões sensíveis acionadas pela naturapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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