Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9903
Tipo do documento: Tese
Título: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : conhecimento dos professores, adaptação e evidências de validade da escala kadds e características diagnósticas em crianças
Autor: Silva, Marcos Antônio Shreder da 
Primeiro orientador: Kristensen, Christian Haag
Resumo: Estudos realizados em diversos países apontam para a falta de conhecimento dos professores sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), aumento na prevalência em crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, aumento de diagnósticos realizados erroneamente. Por esses motivos, a presente tese de doutorado tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos professores das escolas públicas de Rondônia sobre o TDAH, e avaliar as características dos diagnósticos de TDAH realizados nas crianças. Para tanto, foram desenvolvidos cinco estudos, sendo um teórico e quatro empíricos – apresentados no formato de artigos. No primeiro artigo é apresentado o resultado de uma revisão sistemática da literatura, objetivando-se avaliar o nível de conhecimento dos professores da educação básica sobre o TDAH. Um total de 22 estudos foram selecionados, e os resultados indicam que os professores possuem um nível de conhecimento baixo, e, em raros casos, apenas mediano, acerca do TDAH. O segundo artigo apresenta a adaptação da Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) para a língua Portuguesa, no Brasil. Como resultado deste estudo, apresentamos a Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale - Brazil (KADDS-Br), para ser aplicada com professores brasileiros. No terceiro artigo, investigou-se aspectos de validade da KADDS-Br em uma amostra de 202 professores em 18 municípios, investigando suas propriedades psicométricas e consistência interna nas três subescalas: características gerais, sintomas/diagnóstico e tratamento. Os resultados indicaram cargas fatoriais variando entre 0,33 a 0,87, e os índices de ajuste foram reestimados: CFI = (0,954), TLI = (0,951), RMSEA = (0,039). As medidas de fidedignidade estimadas de alpha de Cronbach = 0,90, Omega = 0,80 e Avevar = 0,40. Este estudo corroborou para a validade de construto e a fidedignidade da escala. No quarto artigo, avaliou-se o nível de conhecimento dos professores de Rondônia, usando como instrumento a KADDS-Br. As respostas aos itens indicaram conhecimento sobre o TDAH em 52,67% dos participantes, com conhecimentos satisfatórios sobre os domínios avaliados nas subescalas: características gerais (46,45%), sintomas/diagnóstico (69,54%) e tratamento (48,95%). Através do estudo cinco, avaliou-se as características dos diagnósticos de TDAH realizados nas crianças. A especialidade de neurologia foi a responsável por 75,63% dos diagnósticos de TDAH e 66,6% dos laudos/diagnóstico não informam o protocolo adotado, testes ou exames realizados. Em 39,9% dos casos, as crianças apresentaram comorbidades e o medicamento mais prescrito foi o Cloridrato de Metilfenidato (Ritalina), em 55,9% dos casos. Os diagnósticos clínicos cumprem o seu papel de identificar o transtorno de TDAH, mas fazse premente melhorar a qualidade das informações contidas nos laudos/diagnóstico. Os resultados desta tese: (1) disponibilizam um instrumento para avaliação do conhecimento dos professores sobre o TDAH em nosso meio; (2) identificam importantes lacunas no conhecimento dos professores sobre as características, os sintomas e as opções de tratamento para o TDAH; e (3) revelam limitações no estabelecimento do diagnóstico de TDAH nos alunos das escolas públicas de Rondônia.
Abstract: Studies carried out in several countries point to the teachers' lack of knowledge about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), an increase in prevalence in children and adolescents and, at the same time, an increase in erroneous diagnoses. For these reasons, the present doctoral thesis aims to assess the level of knowledge of public-school teachers in Rondônia about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and to assess the characteristics of ADHD diagnoses performed in children. To this end, five studies were developed, one theoretical and four empirical - presented in the format of articles. The first article presents the result of a systematic literature review that aimed to assess the level of knowledge of basic education teachers about ADHD. A total of 22 studies were selected and the results indicate that teachers have a low level of knowledge and, in rare cases, only average about ADHD. The second article presents the adaptation of the Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS) to the Portuguese language, in Brazil. As a result of this study, we present the Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale - Brazil (KADDS-Br) to be applied to Brazilian teachers. The third article investigated aspects of validity of KADDS-Br in a sample of 202 teachers in 18 municipalities, investigating its psychometric properties and internal consistency in the three subscales: general characteristics, symptoms/diagnosis, and treatment. The results indicated factor loads ranging from 0.33 to 0.87 and the adjustment indices were estimated CFI = (0.954), TLI = (0.951), RMSEA = (0.039) and the estimated reliability measures of Cronbach's alpha = 0.90, Omega = 0.80 and Avevar = 0,40. This study corroborated the construct's validity and reliability of the scale. The fourth article assessed the level of knowledge of teachers in Rondônia using KADDS-Br as an instrument. The responses to the items indicated knowledge about ADHD in 52.67% of the participants, with satisfactory knowledge about the domains evaluated in the subscales: general characteristics (46.45%), symptoms/diagnosis (69.54%) and treatment (48, 95%). Study five evaluated the characteristics of ADHD diagnoses performed in children. The neurology specialty was responsible for 75.63% of ADHD diagnoses and 66.6% of the reports/diagnosis do not inform the adopted protocol, tests or exams performed. In 39.9% of cases, children had comorbidities and the most prescribed medication was Methylphenidate Hydrochloride (Ritalin) in 55.9% of cases. Clinical diagnoses fulfill their role in identifying ADHD disorder, but there is an urgent need to improve the quality of the information contained in the reports/diagnosis. The results of this thesis: (1) provide an instrument to assess teachers' knowledge about ADHD in our environment; (2) identify important gaps in teachers' knowledge about the characteristics, symptoms and treatment options for ADHD; and (3) reveal limitations in establishing the diagnosis of ADHD among students in public schools in Rondônia.
Palavras-chave: TDAH
KADDS
Professores
Conhecimento
ADHD
KADDS
Teachers
Knowledge
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 07/10/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9903
Data de defesa: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_MARCOS_ANTONIO_SHREDER_DA_SILVA_CONFIDENCIAL.pdfMARCOS_ANTONIO_SHREDER_DA_SILVA_TES273,99 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.