Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9873
Document type: Tese
Title: Caminito cognoscitivo além da abóbada : o despertar da interpretação essencial sintética em uma dimensão poiética para pesquisas qualitativas no ensino
Author: Medeiros, Geisa da Silva 
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
First advisor-co: Catelli, Francisco
Abstract (native): A retórica como método de atração entre pensamento e diálogo, busca novos sentidos, questionando os conhecimentos pelas interações sociais, propiciando um pensamento mais sofisticado, na relação com os significados, com os sentidos que atribuímos a cada uma de nossas escolhas, tornando possível o nosso lugar no mundo, pela construção de rede de sentidos. O pensamento não se interessaria diretamente pela verdade, mas pelos significados representados. E, desprovido de significação, resultaria em mera reprodução das mesmas verdades, provindas de criptografias entre a mente humana e a idealização do processo de conhecimento para a “busca da verdade”. Nesta perspectiva, esta tese propõe um Caminito Cognoscitivo além da Abóbada que culminará no Despertar da Interpretação Essencial Sintética em uma Dimensão Poiética para Pesquisas Qualitativas no Ensino, ou seja, uma alternativa às aplicações da pesquisa qualitativa, em entrevistas e observações, na busca de evidências dos sentidos das ações, objetos e discursos, originados fenomenologicamente na essência do estudo e interpretados hermeneuticamente. Um pequeno caminho (caminito), que poderia ser nomeado como método, pela possibilidade de re-criação das abordagens, hipóteses, preconcepções, pressupostos, nas interações com o meio observado em seu contexto social, histórico, geográfico e nas múltiplas experiências além das vontades ou modo particular de pensar do pesquisador. Aqui, caminito é uma possibilidade, nem boa, nem ruim, nem intransponível, nem transponível – apenas um caminho com uma nova proposta de habilidade, que também terá suas nuances de sombras como qualquer outra abordagem qualitativa aplicada ao ensino. Por isso, é preciso ir além da abóbada, que em seu teto côncavo reflete para seu interior as características de sua elaboração, construção e visualização, nos domínios de seu território, cobrindo espaços. Ir além dos aspectos da pesquisa qualitativa quanto às predefinições do pesquisador, relacionadas às hipóteses, questões de pesquisa e/ou métodos. E, em um processo cognoscitivo de leitura e compreensão do discurso de entrevistas e/ou observações, pelas e nas interações sociais através da linguagem e da escrita, ir além das bases teóricas e das compreensões conceituais, estar livre de limitações e preconceitos metafísicos, evitando o dogmatismo da ciência. Como resultado, teremos o Despertar da Interpretação Essencial Sintética constituída pelo movimento de descrição e interpretação das ações, objetos ou discursos pesquisados, entremeados ao ser do pesquisador, incluindo suas concepções, visões de mundo, indagações, anseios, reflexões e, principalmente, conhecimentos, para aplicações em pesquisas qualitativas no ensino. Em um desenvolver holístico, com possibilidades da emergência de constructos e componentes antes não identificados quando estavam separados. Este despertar será em uma Dimensão Poiética, para descentrar o olhar e desnaturalizar a percepção, que manifestará novidade, criação e temporalidade, ao instigar diferenças invisíveis nas relações interpretativas, oriundas de representações dos significados. Esta tese poderá ser seduzida pelas facilidades de uma paisagem, ora conhecida por uma fotografia programada de uma realidade fixada pelo olhar. Todavia, sua originalidade tende a permear o exercício constante da criticidade, na dúvida como um dos processos para o conhecimento, em um ceticismo no qual não existe verdade absoluta, sem deixar adormecer o corpo e os sentidos, motivados ao vivificar metamorfoses como borboletas que revoam um jardim.
Abstract (english): Rhetoric as a method of attraction between thought and dialogue, seeks new meanings, questioning knowledge through social interactions, providing more sophisticated thinking, in relation to meanings, with the senses we attribute to each of our choices, making our place in the world possible, through the construction in network of senses. Thought would not be interested directly in the truth, but in the represented meanings. And, devoid of significance, it would result in a mere reproduction of the same truths, resulting from cryptography between the human mind and the idealization of the knowledge process for the “search for the truth”. In this perspective, this thesis proposes a Cognoscitive Way beyond the Vault that will culminate in the Awakening of Essential Synthetic Interpretation in a Poetic Dimension for Qualitative Research in Teaching, that is, an alternative to the applications of qualitative research, in interviews and observations, in search of evidence of the meanings of actions, objects and discourses, phenomenologically originated in the essence of the study and hermeneutically interpreted. A small path (Caminito), which could be named as a method, due to the re-creation possibility of approaches, hypotheses, preconceptions, pre-assumed, in interactions with the environment observed in its social, historical, geographical context and in the multiple experiences beyond the researcher's will (particular way of thinking). Here, Caminito is a possibility, neither good, nor bad, neither insurmountable, nor transposable - just a path with a new proposal of skill, which will also have its shadow nuances like any other qualitative approach applied to teaching. Therefore, it is necessary to go beyond the vault, which in its concave ceiling curves inward the characteristics of its elaboration, construction and visualization, in the domains of its territory, covering spaces. Go beyond aspects of qualitative research regarding the researcher's pre-definitions, related to hypotheses, research questions and/or methods. And, in a cognitive process of reading and understanding the speech of interviews and / or observations, by and in social interactions through language and writing, go beyond the theoretical bases and conceptual understandings, be free of metaphysical limitations and prejudices, avoiding the dogmatism of science. As a result, we will have the Awakening of Essential Synthetic Interpretation constitutedby the movement of description and interpretation of the researched actions, objects or discourses, streaky with the being of the researcher, including his conceptions, worldviews, questions, desires, reflections and, mainly, knowledge, for applications in qualitative research in teaching. In a holistic development, with the possibility of the emergence of constructs and components previously unidentified when they were separated. This awakening will be in a Poetic Dimension, to decentralize the gaze and denaturalize the perception, which will manifest novelty, creation and temporality, by instigating invisible differences in interpretative relations, arising from representations of meanings. This thesis may be seduced by the facilities of a landscape, known for a programmed photograph of a reality fixed by the look. However, its originality tends to permeate the constant exercise of criticism, in doubt as one of the processes for knowledge, in a skepticism where there is no absolute truth, without letting the body and the senses fall asleep, motivated to vivify metamorphoses like butterflies that fly over a garden.
Keywords: Pesquisa Qualitativa
Ensino de Ciências e Matemática
Interpretação Essencial Sintética
Qualitative Research
Science and Mathematics Teaching
Essential Synthetic Interpretation
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS: ENSINO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola Politécnica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9873
Issue Date: 25-Feb-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese PPGEDUCEM_Geisa da Silva Medeiros.pdfGEISA_DA_SILVA_MEDEIROS_TES 969.25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.