Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9770
Tipo do documento: Tese
Título: Domínio cognitivo requerido do farmacêutico generalista nas provas do ENADE sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom revisada
Autor: Ott, Joice Nedel 
Primeiro orientador: Costa, Bartira Ercília Pinheiro da
Resumo: A avaliação consiste em uma das dimensões essenciais do processo de aprendizagem. No ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem a finalidade de acompanhar o processo de aprendizagem acadêmica em relação às Diretrizes Curriculares, ao conteúdo programático e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional. Como possibilidade de classificação e organização hierárquica dos objetivos educacionais, a Taxonomia de Bloom permite determinar o tipo de conhecimento adquirido pelo aluno (efetivo, conceitual, procedimental e metacognitivo) e os processos cognitivos empregado na resolução das questões (lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar). O objetivo do estudo foi analisar o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) requerido nas provas do ENADE de graduandos em Farmácia com formação generalista conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de Farmácia (DCNF). Através de dois questionários de pesquisa, questões do ENADE representativas do universo de três edições do curso de Farmácia (2010, 2013 e 2016) foram analisadas na opinião dos coordenadores e professores e mediante gabarito proposto por avaliadores como referência às dimensões da TBR. A maioria das questões incluídas no estudo correspondeu ao nível conceitual da Dimensão Conhecimento e a categoria cognitiva entender. Evidenciou-se correlação inversa e moderada (r=-0,33; p=0,088) entre o Índice de Facilidade e a Dimensão Processos Cognitivos da TBR, a partir da análise dos professores/coordenadores, confirmada pelo gabarito consensual (r=-0,38; p=0,047), estatisticamente significativa. Através da classificação referência, obteve-se correlação direta e moderada entre o Índice de Discriminação e a Dimensão Conhecimento da TBR (r=0,29; p=0,129). Os Conceitos ENADE dos cursos de Farmácia em atividade no RS, ao longo de nove anos, mantiveram-se estável; enquanto a correlação entre o Índice de Facilidade e o Índice de Discriminação das questões mostrou-se direta e forte (r=0,69; p<0,001*) em 2010 e 2016 (r=0,58; p=0,576) e moderada em 2013 (r=0,32; p=0,079) e 2019 (r=0,31; p=0,312). Frisa-se a necessidade de uma análise crítica em elaborar os itens da prova do ENADE, com a prospecção na TBR de modo a contemplar níveis cognitivos mais elevados. E, sobretudo, reforçar o papel docente, facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, contribuintes no processo avaliativo enquanto elaborador de questões e agente direto de modificação da condição do aluno.
Abstract: Assessment is one of the essential dimensions of the learning process. In higher education, the National Student Performance Exam (ENADE) aims to accompany the academic learning process in relation to the Curriculum Guidelines, the syllabus and the development of competencies and skills necessary for general and professional training. As a possibility of classification and hierarchical organization of educational objectives, Bloom's Taxonomy allows to determine the type of knowledge acquired by the student (effective, conceptual, procedural and metacognitive) and the cognitive processes used in solving the questions (remember, understand, apply, analyze , evaluate and create). The objective of the study was to analyze the cognitive domain of the Revised Bloom Taxonomy (TBR) required in the ENADE tests of undergraduate Pharmacy graduates according to the National Curriculum Guidelines for Pharmacy (DCNF). Through two research questionnaires, questions from ENADE representative of the universe of three editions of the Pharmacy course (2010, 2013 and 2016) were analyzed in the opinion of the coordinators and teachers and using a template proposed by evaluators as a reference to the dimensions of the TBR. Most of the questions included in the study corresponded to the conceptual level of the Knowledge Dimension and the cognitive category to understand. There was an inverse and moderate correlation (r=-0.33; p=0.088) between the Facility Index and the TBR Cognitive Processes Dimension, based on the analysis of the teachers / coordinators, confirmed by the consensual feedback (r=-0.38; p=0.047), statistically significant. Through the reference classification, a direct and moderate correlation was obtained between the Discrimination Index and the TBR Knowledge Dimension (r=0.29; p=0.129). The ENADE concepts of Pharmacy courses in operation in RS, over nine years, remained stable; whereas the correlation between the Facility Index and the Discrimination Index of the questions was direct and strong (r=0.69; p<0.001*) in 2010 and 2016 (r=0.58; p=0.576) and moderate in 2013 (r=0.32; p=0.079) and 2019 (r=0.31; p=0.312). It emphasizes the need for a critical analysis in elaborating the items of the ENADE test, with prospecting in the TBR in order to contemplate higher cognitive levels. And, above all, reinforce the teaching role, facilitator and mediator of the teaching-learning process, contributors to the evaluation process as an elaborator of questions and a direct agent for changing the student's condition.
Palavras-chave: Educação Superior
Currículo
Educação em Saúde
Farmácia
Avaliação
Higher Education
Curriculum
Evaluation
Health Education
Pharmacy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 28/06/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9770
Data de defesa: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_JOICE_NEDEL_OTT_CONFIDENCIAL.pdfJOICE_NEDEL_OTT_TES500,39 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.