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Tipo do documento: Tese
Título: Conhecimento em saúde mental, atribuição e percepção de estigma entre profissionais da atenção básica
Autor: Moro, Larissa Moraes 
Primeiro orientador: Rocha, Kátia Bones
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral analisar o conhecimento em saúde mental, a atribuição de estigma e a percepção de estigma entre profissionais da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de delineamentos quantitativo e qualitativo, dividida em quatro estudos. O estudo 1 descreve o processo de adaptação e validação de um instrumento de conhecimento em saúde mental (Mental Health Knowledge Schedule - MAKS) para o contexto brasileiro. A versão do MAKS-BR foi administrada por meio de questionário online, com uma amostra 273 pessoas. O valor de confiabilidade relativo aos itens 1-6 calculado pelo alfa de Cronbach foi de 0,61, o que é considerado aceitável. Os resultados apontam que o instrumento MAKS-BR manteve os parâmetros de validade e confiabilidade adequados. O Estudo 2, de caráter quantitativo, teve o objetivo de investigar a associação entre a presença de estigma relacionado a pessoas com problemas de saúde mental entre profissionais AB, em relação às características sociodemográficas, variáveis de contato e de participação em ações de saúde mental. Participaram 289 profissionais. Os instrumentos utilizados foram: a) Questionário sociodemográfico; b) Questionário de Conhecimento em Saúde Mental (MAKS-BR); c) Questionário de Atribuição (AQ-26B); d) Itens de saúde mental do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Os resultados apontam que quanto maior o conhecimento em saúde mental, menor a pontuação de atribuição de estigma. As variáveis que mais influenciam entre conhecimento e atribuição de estigma são o contato com alguém com problema de saúde mental, ter formação/capacitação em saúde mental e realizar ações de saúde mental no seu trabalho. O terceiro artigo, de caráter qualitativo, analisou como o estigma relacionado a pessoas com problemas de saúde mental está presente no discurso de profissionais e seus possíveis reflexos no contexto de trabalho da Atenção Básica. Participaram dez profissionais da (AB). Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, e para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. O estigma relacionado aos usuários de álcool e drogas aparece de forma mais explícita na fala dos profissionais, bem como a responsabilização destes por sua condição de saúde. Os profissionais identificam as capacitações em saúde mental como estratégia para redução do estigma relacionados os problemas de saúde mental, bem como o apoio matricial e o trabalho em equipe multiprofissional. O quarto artigo consiste em uma revisão sistemática sobre as práticas desenvolvidas por profissionais da Psicologia no contexto do NASF, com objetivo de analisar tanto as ações interdisciplinares, quanto às específicas dos psicólogos. Os resultados foram organizados de acordo com as ações que envolviam os psicólogos, sendo o atendimento individual a principal atividade atribuída a eles. Dentre as ações de caráter interdisciplinar, destacase: sensibilização da equipe para o apoio matricial e para acolhimento e humanização no cuidado. Os resultados apontam a importância das práticas de saúde mental na Atenção Básica, da formação e capacitação das equipes para a redução do estigma.
Abstract: This thesis aims to analyze mental health knowledge, attribution of stigma and the perception of stigma among professionals of Primary Health Care (PHC) in Rio Grande do Sul. It is a research of quantitative and qualitative designs, divided into four studies. Study 1 describes the process of adapting and validating a mental health knowledge instrument (Mental Health Knowledge Schedule - MAKS) for the Brazilian context. The MAKS-BR version was administered through an online questionnaire, with a sample of 273 people. The reliability value for items 1-6 calculated by Cronbach's alpha was 0.61, which is considered acceptable. The results show that the MAKS-BR instrument maintained adequate parameters of validity and reliability. Study 2, of a quantitative character, aimed to investigate the association between the presence of stigma related to people with mental health problems among PC professionals, in relation to sociodemographic characteristics, contact variables and participation in mental health actions. Participants were 289 professionals. Instruments: a) Sociodemographic questionnaire; b) Questionnaire on Knowledge in Mental Health (MAKS-BR); c) Attribuition Questionnaire (AQ-26B); d) Mental health items from the National Program for Improving Access and Quality in Primary Care (PMAQ-AB). The results show that the greater knowledge on mental health, the lower is the stigma attribution score. The variables that most influence knowledge and attribution of stigma are contact with someone with a mental health problem, having training/qualification in mental health and carrying out mental health activities. The third article analyzed how the stigma related to people with mental health problems is present in the discourse of professionals and its possible reflexes in the Primary Care work context. Participantes were ten professionals. For data collection, semi-structured interviews were used, and for data analysis, thematic analysis was used. The stigma related to alcohol and drug users appears more explicitly in the professionals' statements, as well as their responsibility for their health condition. Professionals identify mental health training as a strategy for reducing stigma related to mental health problems, as well as matrix support and multi-professional teamwork. The fourth article consists of a systematic review of the practices developed by psychology professionals in the context of the NASF, with the objective of analyzing both interdisciplinary and specific actions by psychologists. The results were organized according to the actions that involved psychologists, with individual care being the main activity attributed to them. Among the interdisciplinary actions, the following stand out: sensitizing the team to matrix support and to welcoming and humanizing care. The results point to the importance of mental health practices in Primary Care, of the training and qualification of teams to reduce stigma.
Palavras-chave: Saúde Mental
Estigma
Atenção Básica à Saúde
Rede de Atenção Psicossocial
Mental Health
Stigma
Primary Health Care
Psychosocial Care Network
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 25/06/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9759
Data de defesa: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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