Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9749
Tipo do documento: Tese
Título: A produção de conhecimento negra na psicologia da UFRGS : vozes negras que questionam a colonialidade do ser e do saber no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER
Autor: Nogueira, Fernanda 
Primeiro orientador: Morosini, Marília Costa
Resumo: Com o advento da política de cotas raciais nas universidades federais brasileiras, a ampliação do ingresso de estudantes negros vem alterando o panorama histórico de exíguo acesso, momento em que os sujeitos negros passam a problematizar as estruturas simbólicas e materiais da instituição. Uma dessas pautas é a direção da produção do conhecimento no ensino de graduação. Como servidora-pesquisadora na/da UFRGS que se insere no acompanhamento do programa de ações afirmativas desta universidade, e se coloca como mulher branca na luta antirracista, realizei a presente tese com o intuito de conhecer que produção do conhecimento vem sendo mobilizada pelas estudantes negras e negros no curso de Psicologia da UFRGS no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais-ERER. O estudo segue os preceitos metodológicos da cartografia como pesquisa-intervenção, em que o conhecimento é construído com os sujeitos participantes no campo investigado. Os instrumentos metodológicos que deram suporte foram a participação observante, a partir da qual as experiências do estar junto foram registradas em diário de bordo. Entrevistas e conversas individuais foram realizadas com treze sujeitos do Instituto de Psicologia, gravadas e transcritas. A pesquisa de campo foi desenvolvida no ano de 2019 no espaço macro institucional da UFRGS (Seminários de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Currículos) e no espaço micro institucional (o curso de Psicologia). As análises foram se dando no percurso da pesquisa e, ao seu final, foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva-ATD. O campo teórico que ancora o estudo é dos estudos decoloniais latino-americanos, tendo como principais teóricos Boaventura de Souza Santos e Nilma Lino Gomes, além de intelectuais negros que problematizam as relações étnico-raciais no contemporâneo. Os achados apontam a um tímido atendimento pela UFRGS à legislação da ERER na curricularização de conteúdos e temáticas em disciplinas específicas no ensino da graduação. Nas discussões para implementação da ERER no espaço macro institucional, dentre as diversas tensões observadas entre os sujeitos acadêmicos, destaca-se a hierarquização epistêmica em que os conteúdos de ERER são deslegitimados de estarem presentes na formação básica profissional. Há uma expectativa pela comunidade de maior comprometimento dos órgãos de gestão da graduação na composição de um projeto institucional de ERER, bem como pelo compromisso da universidade com a formação étnico-racial da intelectualidade na trama das relações de saber e do racismo. A produção do conhecimento que vem sendo mobilizada pelas estudantes negras e negros no curso de Psicologia é uma produção negra que questiona a Colonialidade do Ser. Ela opõe-se às desigualdades presentes nas relações racializadas que subalternizam e inferiorizam as vidas negras brasileiras, e que se reproduzem institucionalmente. Tensionam pela intervenção nos processos de produção e reprodução da existência negra em uma instituição branca e eurocentrada através de intervenções pedagógicas que buscam a reeducação das relações étnico-raciais, além do reconhecimento e enfrentamento ao racismo institucional. É uma produção negra que questiona a Colonialidade do Saber, que denuncia o epistemicídio dos conhecimentos científicos negros no campo da Psicologia, e tensiona pela possibilidade de serem sujeitos negros produtores de conhecimentos negros. É uma produção de conhecimento negra autoral, que culmina com a alteração curricular e com a implementação de práticas e projetos antirracistas, que passam a ser assumidos pela gestão do curso de Psicologia. Vozes Negras que cada vez mais convocam a universidade a diversificar seus conhecimentos e formações rompendo com a tradição eurocentrada e norte cêntrica dos conhecimentos científico-acadêmico.
Abstract: With the advent of the policy of racial quotas in Brazilian Federal Universities, the expansion of the entry of black students has changed the historical panorama of limited access, at which time black subjects begin to problematize the symbolic and material structures of the institution. One of these guidelines is the direction of knowledge production in undergraduate education. As a researcher at UFRGS, which is part of the follow-up of the affirmative action program of this university, and is placed as a white woman in the anti-racist struggle, I carried out this thesis in order to know what knowledge production has been mobilized by black and black students in the Psychology Course of UFRGS in the context of The Education of Ethnic-Racial Relations-ERER. The study follows the methodological precepts of cartography as an intervention research, in which knowledge is constructed with the subjects participating in the field investigated. The methodological instruments that supported were the observant participation, from which the experiences of being together were recorded in a logbook. Individual interviews and conversations were conducted with thirteen subjects from the Institute of Psychology, recorded and transcribed. The field research was developed in 2019 in the macro institutional space of UFRGS (Seminars of Education for Ethnic-Racial Relations in Curricula) and in the micro institutional space (Psychology Course). The analyses were carried out in the course of the research and, at its end it was subsidized by the Textual Analysis Discursive-ATD. The theoretical field that anchors the study is the Latin American decolonial studies, having as main theorists Boaventura de Souza Santos and Nilma Lino Gomes, as well as black intellectuals who problematize ethnic-racial relations in the contemporary. The findings point to a timid service by UFRGS to ERER legislation in the curricular structure of contents and themes in specific disciplines in undergraduate teaching. In the discussions for the implementation of ERER in the macro institutional space, among the various tensions observed among the academic subjects, we highlight the epistemic hierarchy in which the ERER contents are delegitimized from being present in basic professional education. There is an expectation by the community of greater commitment of the management bodies of UFRGS undergraduate in the composition of an institutional project of ERER, as well as for the commitment of the university to the ethnic-racial formation of intellectuality in the plot of relations of knowledge and racism. The production of knowledge that has been mobilized by black and black students in the Psychology Course is a black production that questions the Coloniality of Human. It opposes the inequalities present in racialized relationships subordinate and inferior Brazilian black lives, and that reproduce institutionally. Also tensions by intervention in the processes of production and reproduction of black existence in a white and Eurocentred institution, by means of pedagogical interventions, that seek the re-education of ethnic-racial relations, in addition to recognizing and confronting institutional racism. It is a black production that questions the Coloniality of Knowledge, which denounces the epistemicide of black scientific knowledge in the field of Psychology, and tensions by the possibility of being black subjects producing black knowledge. It is a production of authorial black knowledge, which culminates with the curricular change and the implementation of anti-racist practices and projects, which are now assumed by the management of the Psychology Course. Black voices, that increasingly calls on the university to diversify its knowledge and formations breaking with the Eurocentric and North-Centric tradition of scientific-academic knowledge.
Palavras-chave: Educação Superior
Cotas Raciais
Produção do Conhecimento Negra
Educação das Relações Étnico-Raciais-ERER
Colonialidade do Ser e do Saber
Higher Education
Racial Quotas
Production of Black Knowledge
Education of Ethnic-Racial Relations -ERER
Coloniality of Human and Knowledge
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9749
Data de defesa: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Fernanda Nogueira Final 140421.pdfFERNANDA_NOGUEIRA_TES5,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.