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Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições da abordagem pikleriana para uma prática inclusiva no berçário
Autor: Abreu, Gabriela Vieira Soares de 
Primeiro orientador: Santos, Andreia Mendes dos
Resumo: Este estudo, de caráter descritivo-exploratório e qualitativo, teve como objetivo investigar de que maneira as singularidades no desenvolvimento e na aprendizagem dos bebês são acolhidas em um berçário inspirado na abordagem pikleriana. De modo mais específico, o estudo pretendeu 1) compreender quais são as concepções dos educadores em relação aos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos bebês; 2) analisar como o cuidado individualizado e respeitoso com os bebês contribui no acolhimento a suas necessidades individuais de desenvolvimento e aprendizagem; 3) analisar como a motricidade livre e a possibilidade de vivenciarem experiências autônomas contribuem no acolhimento às necessidades individuais de desenvolvimento e aprendizagem dos bebês; e 4) investigar sobre de que maneira os princípios da abordagem pikleriana estão alinhados aos princípios da Educação Inclusiva. Para tanto, o estudo foi desenvolvido no contexto de uma escola privada de Educação Infantil localizada no município de Porto Alegre, que tem se inspirado na abordagem pikleriana. Participaram como sujeitos da pesquisa três bebês e suas respectivas educadoras-referência. Para a coleta de dados, o estudo utilizou o Grupo Focal como estratégia metodológica geral para condução das reuniões com as educadoras, via Plataforma Zoom. Além disso, vídeos e fotos dos bebês foram registrados por meio da metodologia de Descrições Narrativas e tomados como corpus de análise junto com as transcrições das reuniões. A análise do material foi realizada por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados dão respaldo para a hipótese inicial de que abordagem pikleriana fornece subsídios para uma prática inclusiva no berçário, haja vista que ela surgiu na intenção primordial de acolher as diferenças de bebês afastados de seus familiares, na buscar por eliminar ou amenizar eventuais riscos psíquicos em seu desenvolvimento. Embora a abordagem pikleriana tenha sido desenvolvida em um contexto específico de pós-guerra na Hungria, envolvendo aspectos culturais daquele local, seus princípios básicos de respeito ao bebê são universais, servindo de base para uma prática inclusiva em diferentes países, assim como no Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Inclusiva; abordagem pikleriana; singularidades; berçário.
Abstract: This descriptive-exploratory and qualitative study aimed to investigate how the singularities in the development and learning of babies are welcomed in a nursery inspired by the Piklerian approach. More specifically, the study aimed to 1) understand the educators' conceptions of the babies' development and learning processes; 2) analyze how individualized and respectful care with babies contributes to the fulfillment of their individual development and learning needs; 3) analyze how free motor skills and the possibility of autonomous experiences contribute to the fulfillment of babies' individual development and learning needs; and 4) investigate how the principles of the Piklerian approach are aligned with the principles of Inclusive Education. To this end, the study was developed within a private school of Early Childhood Education located in the municipality of Porto Alegre, which has been inspired by the Piklerian approach. Three babies and their respective reference educators participated as research subjects. For data collection, the study used the Focus Group as the general methodological strategy for conducting meetings with the educators, via Zoom Platform. In addition, videos and photos of the babies were recorded using the Narrative Descriptions methodology and taken as the corpus of analysis along with the transcripts of the meetings. The material was analyzed using the methodology of Textual Discourse Analysis. The results found support the initial hypothesis that the piklerian approach provides subsidies for an inclusive practice in the nursery, given that it emerged in the primary intention of welcoming the differences of babies away from their relatives, in the search to eliminate or mitigate any psychic risks in its development. Although the Piklerian approach was developed in a specific post-war context in Hungary, involving cultural aspects of that place, its basic principles of respect for the baby are universal, serving as the basis for an inclusive practice in different countries, as well as in Brazil. Keywords: Early Childhood Education; Inclusive Education; Piklerian approach; singularities; nursery.
Palavras-chave: Educação Infantil
Educação Inclusiva
Abordagem Pikleriana
Singularidades
Berçário
Early Childhood Education
Inclusive Education
Piklerian Approach
Singularities
Nursery
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9733
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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