Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Gabriela Vieira Soares de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4472973280965943por
dc.contributor.advisor1Santos, Andreia Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9544763044134842por
dc.date.accessioned2021-06-18T17:33:47Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9733-
dc.description.resumoEste estudo, de caráter descritivo-exploratório e qualitativo, teve como objetivo investigar de que maneira as singularidades no desenvolvimento e na aprendizagem dos bebês são acolhidas em um berçário inspirado na abordagem pikleriana. De modo mais específico, o estudo pretendeu 1) compreender quais são as concepções dos educadores em relação aos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos bebês; 2) analisar como o cuidado individualizado e respeitoso com os bebês contribui no acolhimento a suas necessidades individuais de desenvolvimento e aprendizagem; 3) analisar como a motricidade livre e a possibilidade de vivenciarem experiências autônomas contribuem no acolhimento às necessidades individuais de desenvolvimento e aprendizagem dos bebês; e 4) investigar sobre de que maneira os princípios da abordagem pikleriana estão alinhados aos princípios da Educação Inclusiva. Para tanto, o estudo foi desenvolvido no contexto de uma escola privada de Educação Infantil localizada no município de Porto Alegre, que tem se inspirado na abordagem pikleriana. Participaram como sujeitos da pesquisa três bebês e suas respectivas educadoras-referência. Para a coleta de dados, o estudo utilizou o Grupo Focal como estratégia metodológica geral para condução das reuniões com as educadoras, via Plataforma Zoom. Além disso, vídeos e fotos dos bebês foram registrados por meio da metodologia de Descrições Narrativas e tomados como corpus de análise junto com as transcrições das reuniões. A análise do material foi realizada por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados dão respaldo para a hipótese inicial de que abordagem pikleriana fornece subsídios para uma prática inclusiva no berçário, haja vista que ela surgiu na intenção primordial de acolher as diferenças de bebês afastados de seus familiares, na buscar por eliminar ou amenizar eventuais riscos psíquicos em seu desenvolvimento. Embora a abordagem pikleriana tenha sido desenvolvida em um contexto específico de pós-guerra na Hungria, envolvendo aspectos culturais daquele local, seus princípios básicos de respeito ao bebê são universais, servindo de base para uma prática inclusiva em diferentes países, assim como no Brasil. Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Inclusiva; abordagem pikleriana; singularidades; berçário.por
dc.description.abstractThis descriptive-exploratory and qualitative study aimed to investigate how the singularities in the development and learning of babies are welcomed in a nursery inspired by the Piklerian approach. More specifically, the study aimed to 1) understand the educators' conceptions of the babies' development and learning processes; 2) analyze how individualized and respectful care with babies contributes to the fulfillment of their individual development and learning needs; 3) analyze how free motor skills and the possibility of autonomous experiences contribute to the fulfillment of babies' individual development and learning needs; and 4) investigate how the principles of the Piklerian approach are aligned with the principles of Inclusive Education. To this end, the study was developed within a private school of Early Childhood Education located in the municipality of Porto Alegre, which has been inspired by the Piklerian approach. Three babies and their respective reference educators participated as research subjects. For data collection, the study used the Focus Group as the general methodological strategy for conducting meetings with the educators, via Zoom Platform. In addition, videos and photos of the babies were recorded using the Narrative Descriptions methodology and taken as the corpus of analysis along with the transcripts of the meetings. The material was analyzed using the methodology of Textual Discourse Analysis. The results found support the initial hypothesis that the piklerian approach provides subsidies for an inclusive practice in the nursery, given that it emerged in the primary intention of welcoming the differences of babies away from their relatives, in the search to eliminate or mitigate any psychic risks in its development. Although the Piklerian approach was developed in a specific post-war context in Hungary, involving cultural aspects of that place, its basic principles of respect for the baby are universal, serving as the basis for an inclusive practice in different countries, as well as in Brazil. Keywords: Early Childhood Education; Inclusive Education; Piklerian approach; singularities; nursery.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-06-07T14:42:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GABRIELA VIEIRA SOARES DE ABREU PDF.pdf: 2492039 bytes, checksum: 117be181b4bbe6b6fed7785b742a5990 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-06-18T17:18:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GABRIELA VIEIRA SOARES DE ABREU PDF.pdf: 2492039 bytes, checksum: 117be181b4bbe6b6fed7785b742a5990 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-18T17:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_GABRIELA VIEIRA SOARES DE ABREU PDF.pdf: 2492039 bytes, checksum: 117be181b4bbe6b6fed7785b742a5990 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181344/DISSERTA%c3%87%c3%83O_GABRIELA%20VIEIRA%20SOARES%20DE%20ABREU%20PDF.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectAbordagem Piklerianapor
dc.subjectSingularidadespor
dc.subjectBerçáriopor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectInclusive Educationpor
dc.subjectPiklerian Approachpor
dc.subjectSingularitiespor
dc.subjectNurserypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs contribuições da abordagem pikleriana para uma prática inclusiva no berçáriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GABRIELA VIEIRA SOARES DE ABREU PDF.pdfGABRIELA_VIEIRA_SOARES_DE_ABREU_DIS2,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.