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dc.creatorWasserman, Camila-
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.date.accessioned2021-06-17T17:58:19Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9729-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar as percepções dos docentes acerca de sua atuação e preparo para trabalhar a questão do Pensamento Computacional conforme indicado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A investigação se justifica pela mudança de organização curricular a partir da BNCC, publicada no ano de 2018. Alicerçando o currículo em competências, habilidades e atitudes a serem construídas nos estudantes, a mudança curricular exige uma concepção diferente daquela que estávamos acostumados a trabalhar e na qual formos formados. Ao mencionar o Tripé (mundo digital, cultura digital e educação digital), a BNCC inclui elementos integrantes do “novo” pensar contemporâneo tais como: metodologias ativas, empreendedorismo, inovação, criatividade, pensamento computacional e outros. Se adotarmos o modelo tradicional de tratar desses elementos, faríamos disciplinas com conteúdos associados a esses temas. Porém mais crítico do que o aumento significativo de carga horária, é a questão da manutenção do compartilhamento dos saberes, o que se conhece no jargão educacional como as ‘caixinhas’ que representam as disciplinas nas grades curriculares. Nesse cenário, escolhemos como tema desta investigação o Pensamento Computacional, o qual pode ser entendido como uma estratégia de solução que organiza o pensamento de forma disciplinada e pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa de cunho exploratória, apoiada num estudo de caso com um grupo de docentes da Rede Municipal de Viamão que atuam no Ensino Fundamental. Os achados da pesquisa apontam o desejo do professor por aprender, compreender e aplicar transversalmente o conceito de Pensamento Computacional. No entanto, para que o conceito saia do papel, se faz preciso investimentos no que tange à formação docente. Como contribuição adicional, organizamos um site com materiais, dicas e recursos para auxiliar àqueles interessados no tema.por
dc.description.abstractThis research sought to investigate the teachers' perceptions about their performance and preparation to work with Computational Thinking (CT) concepts as indicated in the BNCC (Brazilian National Curricular Base). The new curricular organization's change based on competencies, skills, and attitudes to be built in the students, demanding a different conception from the one we were used to working and how we do the teachers education. When BNCC mentions the tripod (digital world, digital culture, and digital education), the elements that make up this "new" contemporary thinking point out to active methodologies, entrepreneurship, innovation, creativity, computational thinking, and others, if we adopt the traditional model of dealing with these elements, we will make disciplines with content associated with these themes. However, more critical than the significant increase in workload, is the issue of maintaining the knowledge sharing. In educational jargon, we call "boxes" that represent the subjects in the curriculum. In this scenario, CT was chosen as the theme of this investigation, being understood as a tool to build a solution strategy applied in any knowledge area. The research used a qualitative approach of an exploratory nature, supported by a case study with teachers who work in the public K-8 system, from schools of the Brazilian south city Viamão. The research findings show that the teachers have desire to learn, understand, and apply the concept of computational thinking in their daily activities. However, for the concept to come alive in the classroom, investments are needed in teacher education. As an additional contribution, a website with materials, tips, and resources to help those interested in the topic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-06-07T14:21:57Z No. of bitstreams: 1 Camila_Wasserman - Dissertação Mestrado-final.pdf: 3207739 bytes, checksum: c8e98b382bb48257f1af9e5f87dea0f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-06-17T17:52:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Camila_Wasserman - Dissertação Mestrado-final.pdf: 3207739 bytes, checksum: c8e98b382bb48257f1af9e5f87dea0f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T17:58:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila_Wasserman - Dissertação Mestrado-final.pdf: 3207739 bytes, checksum: c8e98b382bb48257f1af9e5f87dea0f3 (MD5) Previous issue date: 2021-03-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181334/Camila_Wasserman%20-%20Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Mestrado-final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento Computacionalpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectComputational Thinkingeng
dc.subjectK-8 Systemeng
dc.subjectTransversalityeng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO fazer docente na educação básica : abordando o conceito de pensamento computacional de forma transversalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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Camila_Wasserman - Dissertação Mestrado-final.pdfCAMILA_WASSERMAN_DIS3,13 MBAdobe PDFThumbnail

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