Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalacios, Rosiane Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3753830977797247por
dc.contributor.advisor1Luciano, Edimara Mezzomo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607532326321244por
dc.date.accessioned2021-06-14T16:59:32Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9705-
dc.description.resumoCidades e regiões inteligentes vem sendo pensadas a fim de conferir mais qualidade de vida para os cidadãos. A governança urbana figura como elemento primordial ao desenvolvimento e gestão de cidades e regiões que almejam se tornarem inteligentes. Nas regiões de fronteira, que apresentam dinâmicas distintas das demais regiões dos países, desenvolver cidades e tornar regiões de fronteira inteligente pode ser possível através da atuação dos governos subnacionais e da comunidade por meio da composição de uma governança binacional. Objetivou-se compreender como funciona uma governança binacional em uma região de fronteira que busca se tornar inteligente. Foi escolhida em estudo de caso único, uma região de fronteira entre Brasil e Argentina com o projeto La Frontera, uma governança classificada como binacional. Essa pesquisa adotou caráter exploratório onde as técnicas de coleta de dados empregadas foram a realização de entrevistas narrativas em profundidade com atores da região e integrantes do La Frontera. Também foi realizada análise de documentos da governança que foram avaliados a partir da categorização dos dados em análise de conteúdo utilizando o software Nvivo. Os resultados da pesquisa permitiram entender dinâmicas e barreiras vivenciadas pelos atores internos e externos envolvidos na governança binacional, questões relacionadas ao ambiente político e institucional com os fatores que influenciam a constituição de uma governança binacional. A realidade da fronteira tanto motiva a realização de ações de desenvolvimento quando prejudica a execução delas, porém, abre-se a possibilidade de integração. Por ter características específicas, diversas do restante do país, a região de fronteira não é contemplada conforme suas especificidades. Os elementos da identidade fronteiriça ainda não são claros para os estados e, podem também não ser totalmente claros para os próprios cidadãos fronteiriços. O histórico de disputas entre os países ainda norteia a forma como as fronteiras são concebidas, como as leis são formuladas e como as políticas são pensadas. Existem instituições e atores que podem enviesar o foco das ações da governança. A existência de organizações que focam em cooperação e integração dos países que fazem fronteiras não garante que tais princípios sejam praticados Governanças binacionais podem auxiliar os governos subnacionais na gestão e na prática de integração e paradiplomacia e possibilitar o desenvolvimento de regiões de fronteira inteligentes.por
dc.description.abstractSmart cities and smart regions are being designed to provide a better quality of life for their citizens. Urban governance appears as a key element to the development and management of cities and regions that aim to become smart. In border regions, which present different dynamics from the other regions of the countries, developing cities and making border regions smart may be possible through the action of subnational governments and the community through the composition of binational governance. The objective was to understand how binational governance works in a border region that seeks to become smart-cross region. It was chosen as a single case study, a border region between Brazil and Argentina with the project La Frontera, a governance classified as binational. This research adopted an exploratory character where the data collection techniques employed were narrative in-depth interviews with actors from the region and members of La Frontera. We also analyzed governance documents that were evaluated by categorizing the data through content analysis using Nvivo software. The results of the research allowed us to understand the dynamics and barriers experienced by the internal and external actors involved in binational governance, issues related to the political and institutional environment with the factors that influence the constitution of binational governance. The reality of the border both motivates and hinders the execution of development actions, but it opens the possibility of integration. Because it has specific characteristics, different from the rest of the country, the border region is not contemplated according to its specificities. The elements of border identity are still not clear for the countries and may not be totally clear for the border citizens themselves. The history of disputes between countries still guides how borders are conceived, how laws are formulated, and how policies are thought out. There are institutions and actors that can bias the focus of governance actions. The existence of organizations that focus on cooperation and integration of border countries does not guarantee that such principles are practiced. Binational governments can assist subnational governments in managing and practicing integration and paradiplomacy and enable the development of smart-cross borders.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2021-06-02T16:55:58Z No. of bitstreams: 1 Rosiane_ Palacios_Dis.pdf: 2614812 bytes, checksum: 5656c0a84dfa60a029d0f09b500ee1ae (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-06-14T16:53:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rosiane_ Palacios_Dis.pdf: 2614812 bytes, checksum: 5656c0a84dfa60a029d0f09b500ee1ae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T16:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosiane_ Palacios_Dis.pdf: 2614812 bytes, checksum: 5656c0a84dfa60a029d0f09b500ee1ae (MD5) Previous issue date: 2021-03-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181260/DIS_ROSIANE_ALVES_PALACIOS_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidades Inteligentespor
dc.subjectRegiões de Fronteira Inteligentespor
dc.subjectGovernança Binacionalpor
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectSmart Citieseng
dc.subjectSmart Regionseng
dc.subjectSmart Cross-bordereng
dc.subjectBinational Governanceeng
dc.subjectLatin Americaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleGovernança binacional em regiões de fronteira inteligentes : um estudo de caso em uma fronteira entre Brasil e Argentinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo48 mesespor
dc.restricao.dataliberacao14/06/2025por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ROSIANE_ALVES_PALACIOS_CONFIDENCIAL.pdfROSIANE_ALVES_PALACIOS_DIS571,84 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.