Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/970
Document type: Dissertação
Title: Influência do laser de baixa potência (GaAIAs - [Comprimento de onda] 830nm) na formação óssea em implantes lisos e texturizados : uma análise histomorfométrica
Author: Torres, Marco Antônio Rambo Osório
Advisor: Teixeira, Eduardo Rolim
Abstract (native): Este trabalho in vivo controlado e com cegamento avaliou post mortem, através da análise histomorfométrica, a influência do laser de baixa potência na formação óssea em implantes lisos e texturizados inseridos em tíbias de coelhos, submetidos ou não à irradiação com laser de GaAlAs com comprimento de onda de 830nm, de forma contínua por 10 segundos, com potência de 100mW. Para tanto foram utilizados seis coelhos da raça Nova Zelândia, distribuídos igualmente de forma aleatória em grupo irradiado e grupo controle, onde cada coelho recebeu quatro implantes, sendo dois lisos na tíbia direita e dois texturizados na tíbia esquerda. Os animais do grupo experimental receberam irradiação transcutaneamente em três pontos ao redor dos implantes, durante 15 dias a cada 48 horas, sendo a primeira aplicação no dia da cirurgia, com total de oito dias de irradiação e dose total de 24J/cm2 em cada tíbia (3 pontos x 1J x 8 aplicações = 24J). Os animais do grupo controle foram submetidos à mesma rotina dos animais irradiados, porém com equipamento laser desligado. Após 30 dias todos os animais sofreram eutanásia para obtenção de lâminas histológicas coradas com azul de toluidina a partir de cortes das tíbias com os implantes inseridos numa espessura final de 10 a 19μm. Para avaliação do percentual de contato osso-implante os dois cortes mais centrais de cada amostra, de forma cegada, foram fotomicrografados em microscópio óptico e analisados através de um programa digital de processamento de imagens. As médias obtidas a partir dos dois cortes de cada implante, após desfeito o cegamento, foram comparadas de forma geral e dentro dos grupos utilizando-se o teste t-student. Não houve diferença estatisticamente significativa (p>0,05) no percentual de contato osso-implante entre os grupos laser (77,048% ± 10,173) e controle (69,516% ± 19,284) de forma geral, nem entre os subgrupos texturizado com laser (81,530% ± 10,155), texturizado controle (72,190% ± 16,778), liso com laser (72,565% ± 8,737) e liso controle (66,842% ± 22,791). Estes resultados sugerem que o laser de baixa potência, com o protocolo de irradiação utilizado neste modelo animal, não contribuiu significativamente para o aumento do percentual de contato osso-implante. Não obstante, o osso novo formado submetido à irradiação com laser de GaAlAs durante o período de ossoeintegração, parece apresentar uma maior vascularização e organização lamelar que o grupo controle, sugerindo uma maior maturação. Porém, são necessárias novas pesquisas de modo a preencher as lacunas ainda existentes quanto ao entendimento dos mecanismos biológicos da ação do laser de baixa potência na mediação dos processos necessários à osseointegração de implantes de titânio, bem como dos parâmetros dosimétricos para obtenção da bioestimulação óssea.
Keywords: ODONTOLOGIA
PRÓTESE DENTÁRIA
OSSEOINTEGRAÇÃO (ODONTOLOGIA)
LASER - ODONTOLOGIA
IMPLANTES DENTÁRIOS OSSEOINTEGRADOS
IMPLANTODONTIA
ANIMAIS - EXPERIÊNCIAS
COELHOS - EXPERIÊNCIAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: TORRES, Marco Antônio Rambo Osório. Influência do laser de baixa potência (GaAIAs - [Comprimento de onda] 830nm) na formação óssea em implantes lisos e texturizados : uma análise histomorfométrica. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/970
Issue Date: 15-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399356.pdfTexto Completo4,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.