Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPeres, Julie Stefane Dorrico-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914210549558126por
dc.contributor.advisor1Amodeo, Maria Tereza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513322259055497por
dc.date.accessioned2021-05-24T16:15:11Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9655-
dc.description.resumoEsta tese propõe o conceito de poética do eu-nós como chave de leitura para obras de autoria individual da literatura indígena contemporânea. Argumentamos que a poética do eu-nós sinaliza características presentes na autoria indígena que configuram afirmação do pertencimento étnico dos autores, tais como: a assinatura do nome tradicional e/ou o nome do povo, o uso da língua materna, seja por vocábulos ou traduções bilíngues, a localização geopolítica e a celebração do paradigma homem e natureza. Em conjunto, essas características mostram que a autoria individual reitera o caráter coletivo da identidade indígena, prescrita no Brasil pelo advento da Constituição Federal, em 1988; em Genebra, pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1989, e ratificada no Brasil pelo Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004. Tradicionalmente, os sujeitos indígenas foram concebidos legalmente como categorias transitórias, seres que estariam em trânsito, do primitivismo à civilização, e por isso não podiam gozar da cidadania e da identidade étnica concomitantemente. Para desconstruir a imagem genérica e racial do índio despolitizado e reiterar suas humanidades, os escritores indígenas passaram a publicar livros, compondo duas vertentes: a da autoria coletiva e a da autoria individual. A primeira fica circunscrita ao contexto da educação escolar indígena, que faz parte de seus objetivos; a segunda está acessível a um público mais amplo, uma vez que a distribuição editorial lhe permite a difusão em outros espaços culturais, e consequentemente, uma maior recepção, por isso foi escolhida como objeto de nossa investigação. Os teóricos utilizados para a construção deste trabalho foram, principalmente, Graça Graúna (2013), Daniel Munduruku (2010; 2017), Edson Kayapó (2016), Kaká Werá (2017), Ailton Krenak (2015), Jaider Esbell (2018), Márcia Wayna Kambeba (2018), Linda Tuhiwai Smith (2018), entre outros.por
dc.description.abstractThis thesis proposes the concept of the poetic of I-We as a reading-key to interpret the individual authorship in the contemporary Indigenous literature. We argue that the poetic of I-We synthesizes the main characteristics of the Indigenous authorship that configurate the affirmation of writers’ ethnic belonging, such as: the signature of the traditional name and/or people’s name, the use of the mother tongue both by the presence of native words and bilingual translations, the geopolitical location, and the celebration of the nature-man paradigm. These characteristics ensembled show that individual authorship assumes the collective core of Indigenous identity, affirmed by Constitution of the Federative Republic of Brazil from 1988, by the 169 Convention of International Labor Organization in 1989, ratified by Brazil with the Decree nº 5.501, April 19th, 2004. Generally, Indigenous subjects were conceived legally as transitory categories, as beings which were in progress from primitivism to civilization, who could not live concomitantly the citizenship and the ethnic identity. In order to deconstruct the generic and racial image of the depoliticized Indian, and to reinforce his/her humanities, the Indigenous writers start to publish books in a double dynamic: the collective authorship and the individual authorship. The first is circumscribed to the context of Indigenous school education, because it is part of the differentiated public education related do Indigenous communities; the second is accessible to a broader public, inasmuch editorial distribution allows its diffusion among other cultural spaces and, consequently, a major reception – that is the reason why it has been chosen as the object of our investigation. The theoreticians who were selected to the construction of this work are Graça Graúna (2013), Daniel Munduruku (2010; 2017), Edson Kayapó (2016), Kaká Werá (2017), Ailton Krenak (2015), Jaider Esbell (2018), Márcia Wayna Kambeba (2018), and Linda Tuhiwai Smith (2018), among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2021-05-17T22:47:41Z No. of bitstreams: 1 . Tese - Julie Stefane Dorrico Peres.pdf: 2154976 bytes, checksum: 732c39992a8be80abd09f6128fc8af48 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-05-24T16:08:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 . Tese - Julie Stefane Dorrico Peres.pdf: 2154976 bytes, checksum: 732c39992a8be80abd09f6128fc8af48 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T16:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 . Tese - Julie Stefane Dorrico Peres.pdf: 2154976 bytes, checksum: 732c39992a8be80abd09f6128fc8af48 (MD5) Previous issue date: 2021-03-15eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180904/TES_JULIE_STEFANE_DORRICO_PERES_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectIndígenapor
dc.subjectContemporâneapor
dc.subjectAutoria Individualpor
dc.subjectEu-Nóspor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectIndigenouseng
dc.subjectContemporaryeng
dc.subjectIndividual Authorshipeng
dc.subjectI-Weeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA literatura indígena contemporânea no Brasil : a autoria individual e a poética do eu-nóspor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao24/05/2026por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_JULIE_STEFANE_DORRICO_PERES_CONFIDENCIAL.pdfJULIE_STEFANE_DORRICO_PERES_TES441.13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.