Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gabbi, Vanessa Cardoso da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1525438834979468 | por |
dc.contributor.advisor1 | Perna, Cristina Becker Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6405342131243110 | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T18:17:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9627 | - |
dc.description.resumo | Alicerçada nos estudos da Pragmática, mais precisamente nos conceitos de Sociopragmática e Pragmalinguística (LEECH, 1983; THOMAS, 1983) e na perspectiva de Van Dijk (1977) sobre os atos de fala, esta dissertação propõe dois módulos de ensino-aprendizagem de Português Brasileiro para Fins Acadêmicos (PBFA), com enfoque em alunos internacionais, dando continuidade ao projeto do curso on-line Portuguese360, idealizado por Antunes (2020). Baseando-se na concepção de Swales (1990) sobre gêneros, trabalham-se Biodatas e Tomadas de Notas, através de videoaulas e exercícios assíncronos, que demonstram que o ensino de língua pelo viés da Pragmática possibilita ao aluno um desenvolvimento significativo de suas competências pragmático-linguísticas. A primeira parte é composta pela introdução, que explica a origem, contextualização e justificativa do trabalho, seguindo-se pela fundamentação teórica, que apresenta os principais pilares conceituais utilizados como embasamento para a construção dos módulos. Os capítulos seguintes apresentam os objetivos do trabalho, a elaboração dos módulos Biodata e Tomada de Notas e uma análise e discussão detalhada sobre eles. Por fim, a dissertação tem sua conclusão, que estabelece que os estudos da Pragmática são capazes de dar o aporte teórico necessário para a aquisição de línguas adicionais (LA) e devem ser levados em consideração, a fim de promover o desenvolvimento de competências não só linguísticas, mas também pragmáticas de estudantes de LA. | por |
dc.description.abstract | Centered on the studies of Pragmatics, specifically on the concepts of Sociopragmatics and Pragmalinguistics (LEECH, 1983; THOMAS, 1983), and from the perspective of Van Dijk (1977) on speech acts, this thesis proposes two learning modules of the Brazilian Portuguese for Academic Purposes course Portuguese360, designed by Antunes (2020), which focuses on international students. Also based on Swales’ (1990) conception of genres, Biodata and Note Taking activities are developed through video classes and exercises, which demonstrate that language teaching, according to Pragmatics, allows students to develop significant pragmaticlinguistic competences. The first part of the thesis consists of the introduction, which explains the origin, contextualization, and justification of the work, followed by the theoretical foundation, which presents the main conceptual pillars for the development of the modules. The following chapters present the objectives of the study, the making of the Biodata and Note Taking modules and a detailed analysis and discussion of what was developed. Finally, the thesis is concluded by establishing that the studies of Pragmatics can provide the theoretical support for the acquisition of additional languages (LA) and must be taken into consideration in order to promote the development of not only linguistic but also pragmatic competences in LA students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Letras ([email protected]) on 2021-05-03T20:41:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Vanessa Cardoso da Silva Gabbi enviada biblioteca 04 05.pdf: 3432164 bytes, checksum: 64f716a4b8e69e44dc08fd5c5bf97c70 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-05-17T18:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Vanessa Cardoso da Silva Gabbi enviada biblioteca 04 05.pdf: 3432164 bytes, checksum: 64f716a4b8e69e44dc08fd5c5bf97c70 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-17T18:17:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Vanessa Cardoso da Silva Gabbi enviada biblioteca 04 05.pdf: 3432164 bytes, checksum: 64f716a4b8e69e44dc08fd5c5bf97c70 (MD5) Previous issue date: 2021-03-02 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180758/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vanessa%20Cardoso%20da%20Silva%20%20Gabbi%20enviada%20biblioteca%2004%2005.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Português como Língua Adicional | por |
dc.subject | Pragmática | por |
dc.subject | Ensino On-line | por |
dc.subject | Biodata | por |
dc.subject | Tomada de Notas | por |
dc.subject | Portuguese as an Additional Language | eng |
dc.subject | Pragmatics | eng |
dc.subject | On-line Learning | eng |
dc.subject | Biodata | eng |
dc.subject | Note Taking | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Português acadêmico para alunos internacionais : uma proposta da pragmática para a construção de módulos de ensino on-line | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Vanessa Cardoso da Silva Gabbi enviada biblioteca 04 05.pdf | VANESSA_CARDOSO_DA_SILVA_GABBI_DIS | 3,35 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.