Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9614
Tipo do documento: Tese
Título: Sobre repertório, professores e cinema : o manejo do repertório de filmes de professores de história na composição de suas aulas
Autor: Peruffo, Gabriela do Amaral 
Primeiro orientador: Pereira, Marcos Villela
Resumo: Esta tese foi construída com o intuito de analisar de que maneiras os professores de História manejam seu repertório quando da escolha de filmes para suas aulas. Nela, buscou-se acompanhar, junto aos professores, como estabelecem e operam os critérios de seleção dos filmes utilizados em aula, bem como o lugar que os filmes ocupam nos seus planejamentos. Para tanto, analisaram-se as conexões entre o Cinema e a Educação aprofundando as questões que dizem respeito ao currículo de História dentro dos referenciais nacionais para a Educação Básica e, com o aporte teórico de Foucault, demos ênfase à estratégia da problematização por considerar que não há uma verdade absoluta sobre os fatos. O conceito de repertório foi elaborado a partir da ideia de coleção, desenvolvida por Thierry de Duve, em articulação com a noção de cânone, entendido como um recorte privilegiado dentro do repertório. Com isso, foi possível aproximar o conceito de repertório da abordagem de Bourdieu sobre distinção, capital cultural e arbitrário cultural, a fim de pensá-lo no âmbito da escola como uma construção individual e coletiva. O manejo de repertório, por sua vez, foi entendido como o exercício de composição das aulas a partir da demanda específica dos conteúdos. Tal noção se apoia na ideia de curadoria, a partir das considerações de Miriam Celeste Martins e Gisa Picosque, assim como na forma de organização do Atlas Mnemosyne, elaborado por Aby Warburg, para pensar a organização das aulas. A parte empírica apoiou-se em entrevista com cinco professores que se encontram em diferentes momentos de suas trajetórias docentes e lecionam em escolas da rede pública e privada de Porto Alegre. Foi elaborado um roteiro com questões abertas que permitiram que os professores narrassem suas experiências, estratégias e formas de fazer em aula. O material foi analisado de maneira a dialogar com os conceitos de repertório e manejo, e dele foram gerados marcadores relativos a três momentos que apareceram na elaboração das aulas. Trata-se de três momentos que, articulados, dão conta de explicar os modos de fazer dos professores quando do manejo de seu repertório: estratégias de manejo na escolha dos filmes a partir do repertório, analisadas em diálogo com a noção de curadoria; modos de exibição dos filmes em aula, revelando a articulação e a interferência de fatores na escolha e exibição dos filmes; e o pós-filme, que explora estratégias criadas pelos professores para validar a exibição dos filmes junto aos alunos. Ao analisar separadamente esses marcadores, foi possível perceber que evidenciam o manejo de repertório como uma habilidade que os professores desenvolvem a partir do acúmulo de experiências refletidas e das constantes tomadas de decisão que efetuam para organização de suas aulas. Ao analisar como os professores manejam seu repertório de filmes, foi possível perceber a diversidade de formas de fazer e as múltiplas possibilidades de composição de suas aulas.
Abstract: This thesis analyses how history teachers handle their inventory when choosing movies for their classes. Teachers were observed in order to discover their criteria of selection when using movies for their classes, what place these movies have in their class plans. The choice of movies was made by their potential of presenting to the subject of History other versions and interpretations about facts. We analyze the connections between Cinema and Education to enhance the questions about curriculum of History within the national referential for the Basic Education with the theoretical support of Foucault by focusing on the idea of problematizing but considering that there is no absolute truth. The concept of repertoire was developed from Thierry de Duve and his idea of collection, understanding the notion of canon as a privileged part within the repertoire. With this, it was possible to address the concept of repertoire of approach of Bourdieu with the notions of distinction, cultural capital, cultural arbitrary, in order to think of it as an individual and collective construction within the school. The handling of a repertoire is considered the exercise of composition of classes to meet specific demand of subjects, this notion is supported in the idea of curation as considered by Miriam Celeste Martins and Gisa Picosque, and in the form of organization according to the Atlas Mnmosyne elaborated by Aby Warburg to plan classes. The empirical method involved interviews with five teachers – the subjects of the research are in different moments of their teaching trajectories and they teach in different schools of the public and private network of Porto Alegre. A script of interviews was written with open questions to allow the teachers to narrate their experiences and speak about strategies, criteria, and ways of creating in class. The empirical material was analyzed to dialogue with the repertoire and its handling, and three referential markers were created in three moments and they appear in the elaboration of the classes. There are three stages that, articulated, explain different ways in which the teachers handle their repertoire. The strategies of handling the choice of movies from their repertoire with the notion of curation; the different ways of thinking the exhibition of the movies inside the class and the post-movie moment, the strategy created by the teachers to validate the exhibition of the movies to their students. By looking at the markers separately, it was possible to understand how they always showing the handle of repertoire as an ability developed by teachers from their accumulation of experience and constant decision-taking to compose their classes. By analyzing with the teachers how they handle their repertoire of movies, it was perceived the diversity of ways of creating from the multiple possibilities of composition of classes.
Esta tesis se elaboró con el objetivo de analizar la forma en que los profesores de Historia se encargan de su repertorio cuando eligen películas para sus clases. Se buscó acompañar, con los docentes, cómo establecen y operan los criterios de selección de las películas utilizadas en clase, así como el lugar que ellas ocupan en su planificación. Para esto, se analizaron las conexiones entre Cine y Educación, profundizando los temas relacionados con el currículo de Historia dentro de los referenciales nacionales de Educación Básica y, con el aporte teórico de Foucault, se enfatizó la estrategia de problematización, considerando que no existe una verdad absoluta sobre los hechos. El concepto de repertorio se desarrolló desde la idea de colección, desarrollada por Thierry de Duve, en aproximación con la noción de canon, entendida como un rasgo privilegiado dentro del repertorio. Así fue posible acercar el concepto de repertorio al enfoque de Bourdieu sobre la distinción, el capital cultural y el arbitrario cultural, para pensarlo dentro de la escuela como una construcción individual y colectiva. Encargarse del repertorio, a su vez, se entiende como el ejercicio de componer las clases a partir de la exigencia específica de los contenidos. Esta noción parte de la idea de curaduría, basada en las consideraciones de Miriam Celeste Martins y Gisa Picosque, así como en la forma de organización de Atlas Mnemosyne, elaborado por Aby Warburg, para pensar en la organización de las clases. La parte empírica incluyó entrevista a cinco profesores que se encuentran en diferentes momentos de su trayectoria docente y enseñan en escuelas públicas y privadas de Porto Alegre. Se elaboró un guion con preguntas abiertas que permitieron a los docentes narrar sus experiencias, estrategias y formas de hacerlo en clase. El material fue analizado con el fin de dialogar con la noción de encargarse del repertorio, y desde ella se generaron puntos de análisis relacionados con tres momentos de la elaboración de las clases. Los tres momentos articulados, son capaces de explicar las formas de hacer de los docentes a la hora de encargarse de su repertorio: estrategias de selección en la elección de películas del repertorio, analizadas en diálogo con la noción de curaduría; formas de exhibición de películas en clase, revelando la articulación e interferencia de factores en la elección y exhibición de películas; y el post-película, que explora estrategias creadas por los profesores para validar la exhibición de películas a los estudiantes. Al analizar estos puntos por separado, se pudo percibir que encargarse del repertorio es una habilidad que los docentes desarrollan a partir de la acumulación de experiencias y de la constante toma de decisiones que hacen para organizar sus clases. Al analizar cómo los profesores se encargan de su repertorio de películas, se pudo percibir la diversidad de formas de hacer y las múltiples posibilidades de armar sus clases.
Palavras-chave: Repertório
Professores de História
Filmes
Aulas
Cinema e Educação
Repertoire
History Teachers
Movies
Class
Cinema and Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9614
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de doutorado - Gabriela do Amaral Peruffo.pdfGABRIELA_DO_AMARAL_PERUFFO_TES2,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.