Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9606
Document type: Dissertação
Title: Cultura e mundo moderno em Georg Simmel : uma filosofia da vida do espírito
Author: Schardosim, Ivan Krás Borges
Advisor: Oliveira Junior, Nythamar Hilario Fernandes de
Abstract (native): Nosso trabalho discorre sobre a problemática da cultura a partir do pensamento de Georg Simmel, buscando mostrar, junto a textos clássicos do autor, como a Filosofia do Dinheiro (1900) e seus textos sobre as cidades, a relação fundamental entre a tragédia da cultura e o estilo de vida moderno. Para Simmel, o movimento do espírito é indutor de sua própria ruína, de tal maneira que a maioria das coisas que cria e inventa retorna de volta para si como mar de coisas e exageros, frivolidades e perdições; em suma, como “avalanche”, que é, para Simmel, o lado da cultura objetiva atuando sobre a subjetiva. As consequências disso são diversas. Por um lado, foi-se perdendo de vista o que, historicamente, formou a ideia de indivíduo. Por outro, avistou-se a técnica, um “meio” que passou a se tornar um fim. As modernidades, neste sentido, superam sempre cada vez mais rapidamente o que é duradouro, o que dá estabilidade. O que outrora nos unia passa agora a nos separar. Para apresentar essa rica leitura dos tempos, lançamos mão de duas estratégias: 1) buscar desvelar o que o autor berlinense entendia por cultura e tragédia da cultura; e 2) por meio de suas análises sobre as cidades e a vida urbana, dissertar sobre como o estilo de vida constitui, para Simmel, a verdadeira essência da modernidade enquanto tempo trágico. Por fim, incorremos em uma discussão sobre a contribuição histórico-filosófica de Simmel, travando diálogo com alguns de seus intérpretes pelas temáticas trabalhadas.
Abstract (english): This dissertation aims at discussing the problem of culture under the thought of Georg Simmel, trying to show, through classical works of his, such as The Philosophy of Money (1900) and the essays on the cities, the vital relation between the tragedy of culture and the modern style of life. For Simmel, the movement of the spirit is inductor of its own ruin, in a way that most things that it creates and invents ends up returning as a torrent of things and exaggerations, frivolities and perditions; in short, as an “avalanche”, which means, for Simmel, the actuation of objective culture upon subjective culture. Several are the consequences of this process. For one side, what historically conformed the idea of individual was lost of sight. For another, technique gained strength – a “means” that became an end. Modernities, in this regard, outstrip ever quicker what endures, what gives stability. What used to unite us now separates us. To present this rich interpretation of the times, we make use of two strategies: 1) to unfold what the Berliner author meant by culture and tragedy of culture; and 2) through an investigation of his analyses on the cities and the urban life, to dissertate on how the style of life, for Simmel, reveals the true essence of modernity. Lastly, through a dialogue with some of his interpreters, we take on a discussion about Simmel‟s historical-philosophical contribution.
Keywords: Cultura
Modernidade
Georg Simmel
Tragédia da Cultura
Cidades
Culture
Modernity
Georg Simmel
Tragedy of Culture
Cities
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Access type: Acesso Aberto
Fulltext access restriction: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9606
Issue Date: 3-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVAN_KRÁS_BORGES_SCHARDOSIM_Dis.pdfIVAN_KRAS_BORGES_SCHARDOSIM_DIS1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.