Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Helena Lukianski-
dc.contributor.advisor1Silva, Melina Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-03T18:26:42Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9581-
dc.description.resumoEsta dissertação é um estudo sobre a relação entre estética e política na filmografia de Jim Jarmusch, expoente do cinema independente americano. Jarmusch construiu uma visão crítica singular sobre o American way of life ao longo de sua carreira. A análise fílmica (AUMONT; MARIE, 2009) será utilizada para investigar como os seus filmes compõem contraposições às “imagens modelares” (CUNHA, 2017) do American way of life e representam modos de vida outsiders (BECKER, 2009). A metodologia também será aplicada para investigar como os espaços vazios (DELEUZE, 1990) em seus filmes funcionam como um dispositivo formalartístico (KING, 2005). Na perspectiva política, essa escolha opera como uma forma de contraposição à subjetividade neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) que começou a se fortalecer na década de 1980. Trata-se de um modelo crítico que possui uma eficácia que passa pela distância estética, conforme descrito por Jacques Rancière em O Espectador Emancipado (2012). Além disso, observa-se que as narrativas analisadas representam a nação estadunidense em sua complexidade de comunidade imaginada (ANDERSON, 1989), para além da projeção midiática de discursos hegemônicos sobre o modo de vida americano.por
dc.description.abstractThis dissertation is a study on the relationship between aesthetics and politics in the filmography of Jim Jarmusch, an exponent filmmaker in American independent cinema. Jarmusch built a unique critical view of the American way of life throughout his career. The methodology film analysis (AUMONT; MARIE, 2009) will be used to investigate how his films compose contrapositions with the “model images” (CUNHA, 2017) of the American way of life and represent outsiders’ ways of life (BECKER, 2009). The methodology will also be applied to investigate how the empty spaces (DELEUZE, 1990) in his films work as a formal-artistic device (KING, 2005). In the political perspective, this choice operates as a way of opposing the neoliberal subjectivity (DARDOT; LAVAL, 2016) that began to strengthen in the 1980s. It is a critical model that has an efficacy that passes through the aesthetic distance, as described by Jacques Rancière in The Emancipated Spectator (2012). Besides, it is observed that the narratives analyzed represent the American nation in its complexity of imagined community (ANDERSON, 1989), beyond the media projection of hegemonic discourses on the American way of life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2021-04-20T16:21:56Z No. of bitstreams: 1 HELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS.pdf: 4323509 bytes, checksum: 733221741c99fc182db63fcb90455fba (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-05-03T18:21:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS.pdf: 4323509 bytes, checksum: 733221741c99fc182db63fcb90455fba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T18:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS.pdf: 4323509 bytes, checksum: 733221741c99fc182db63fcb90455fba (MD5) Previous issue date: 2021-03-19eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180555/HELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJim Jarmuschpor
dc.subjectAmerican Way of Lifepor
dc.subjectOutsiderspor
dc.subjectSubjetividade Neoliberalpor
dc.subjectJim Jarmuscheng
dc.subjectAmerican Way of Lifeeng
dc.subjectOutsiderseng
dc.subjectNeoliberal Subjectivityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEstética e política : o cinema outsider de Jim Jarmuschpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS.pdfHELENA_LUKIANSKI_PACHECO_DIS4,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.