Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTavares, Richard dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Silva, João Guilherme Barone Reis e-
dc.date.accessioned2021-04-27T19:16:33Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9571-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre os caminhos percorridos pelo curta-metragem brasileiro de ficção, entre 2010 e 2019, tendo como ponto de partida a primeira exibição de Fantasmas, de André Novais Oliveira (2010). A pesquisa parte desse momento histórico tendo como principais objetivos: abordar a relação dos filmes com o espaço urbano; buscar compreender o papel dos festivais, das mostras e dos cursos superiores de cinema na construção de um novo cenário para o cinema brasileiro de curta-metragem, verificando as evidências da consolidação desse formato cinematográfico. Para tanto, o referencial teórico buscou o embasamento nas ideias de alternância entre ação e escrita, das fantasmagorias do capitalismo e nas teses sobre o conceito de história, propostas por Walter Benjamin. A interpretação das teorias benjaminianas foi baseada nos escritos de Willi Bolle e Michael Löwy. Foram também considerados os conceitos de território e multiterritorialidade (HAESBAERT) e de cinema total (BAZIN). As estratégias metodológicas adotadas incluíram a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas abertas com os realizadores André Novais Oliveira e Nathália Tereza.por
dc.description.abstractThis work presents a study on the paths taken by the Brazilian fiction short film, between 2010 and 2019, having as its starting point the first screening of Fantasmas, by André Novais Oliveira (2010). The research starts from this historical moment with the main objectives: to approach the relationship between films and the urban environment; to seek to understand the role of festivals, exhibitions and higher education courses in the construction of the new scenario of the Brazilian short-film cinema, verifying the evidence of the consolidation of this cinematographic format. For this purpose, the theoretical framework is based on the ideas of alternation between action and writing, on the phantasmagoria of capitalism and on the thesis on the concept of history, proposed by Walter Benjamin. The interpretation of Benjamin's theories was based on the writings of Willi Bolle and Michael Löwy. The concepts of territory and multi-territoriality (HAESBAERT) and total cinema (BAZIN) were also considered. The methodological strategies adopted included field research with open interviews with filmmakers André Novais Oliveira and Nathália Tereza.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2021-04-19T16:37:03Z No. of bitstreams: 1 RICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS.pdf: 2113394 bytes, checksum: b67e78cceed453cd42365ba15df6ad82 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-04-27T19:13:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS.pdf: 2113394 bytes, checksum: b67e78cceed453cd42365ba15df6ad82 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-27T19:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS.pdf: 2113394 bytes, checksum: b67e78cceed453cd42365ba15df6ad82 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180466/RICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCinema Brasileiropor
dc.subjectCurta-metragempor
dc.subjectAndré Novais Oliveirapor
dc.subjectNathália Terezapor
dc.subjectFantasmagoriapor
dc.subjectBrazilian Cinemaeng
dc.subjectShort Filmeng
dc.subjectAndré Novais Oliveiraeng
dc.subjectNathália Terezaeng
dc.subjectPhantasmagoriaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleFantasmas contemporâneos : uma introdução ao cinema brasileiro de curta-metragem a partir das obras de André Novais Oliveira e Nathália Terezapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS.pdfRICHARD_DOS_ANJOS_TAVARES_DIS2.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.